Iniciar sessão ou registar-se
    • Scope
    • 28 janeiro 2015 editado

     # 1

    Boa noite,

    Venho solicitar a vossa ajuda para a seguinte situação. A imagem em anexo é de um prédio em Lisboa onde se pretende colocar um ponto de água (torneira) para rega e limpeza das partes comuns. Ou seja, pretende-se fazer uma ligação ao ramal (que passa algures junto ao passeio), e canalizar a água até ao final da rampa, onde será colocada a torneira. As questões que vos queria colocar são:

    - O contador, independente, poderá ficar no exterior do edifício ou terá obrigatoriamente de ficar dentro do prédio?
    - A colocação deste ponto de água obedece a projecto de especialidade? Se sim, (apenas para ter uma ordem de valor) quanto pode custar o projecto?
    - Qual o procedimento a nível camarário?

    Obrigado pela ajuda que me possam dar!
      23012015370.jpg
    • 1255
    • 28 janeiro 2015

     # 2

    Em Lisboa não sei, como deve ter serviços municipalizados de abastecimento de águas a coisa pode ser um pouco mais complicado.
    Mas se fosse na minha parvónia (interior) era uma coisa simples.
    Caso a casa ainda não tenha fornecimento de água:
    - Pedido na câmara de novo contrato, com identificação do proprietário e pagador do serviço; Custo da ligação e taxas: aproximadamente 200€ (se a conduta geral passar a uns 20 metros do local, se não paga mais um tanto por metro linear);
    - Documentos de titularidade do prédio;
    - Licença de utilização da casa;
    - Não precisa de projecto.

    Por aqui é assim, lá pela capital deve ser mais ou menos igual. Mas conte com mais algumas dificuldades.

    O contador fica em local (parede ou muro) quer peretença à casa mas com o leitor virado para a via pública;
    Fazer a ligação particular da rede: as torneiras que precisar, isto dpende dos pontos de água que instalar, mas não é caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
  1.  # 3

    Obrigado pela sua resposta, 1255.

    Não sei se haverá diferença, mas o prédio em causa é mesmo um prédio (edifício de 3 andares) e não uma moradia/vivenda.

    Obrigado!
  2.  # 4

    onde estão localizados os contadores de cada fracção?

    é que pode ser possível aproveitar o ramal que os liga á rede publica e instalar mais um contador nesse circuito e depois fazer a tubagem para o tal ponta de água no logradouro, pelo menos evitava os custos da ligação á rede publica que será seguramente caro.
    Concordam com este comentário: Keepper
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
    • 1255
    • 28 janeiro 2015

     # 5

    Colocado por: ScopeObrigado pela sua resposta, 1255.

    Não sei se haverá diferença, mas o prédio em causa é mesmo um prédio (edifício de 3 andares) e não uma moradia/vivenda.

    Obrigado!

    E já tem contador seu nesse prédio?
    Se sim fica mais barato ampliar a rede de água, nem que seja pelo exterior ou até mesmo com roço aberto e depois tapado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
  3.  # 6

    Marco 1: Os contadores das fracções estão localizados no interior dos apartamentos.

    1255: O prédio não possui contador. Não existe um circuito de água independente para o que referi em cima (lavagens, rega canteiros, etc.).

    A minha dúvida é se é possível aproveitar a ``coluna´´ de água que abastece as fracções e assim evitar nova ligação ao ramal (e os custos inerentes). Mesmo assim, seria necessário projecto?
    • 1255
    • 28 janeiro 2015

     # 7

    Contadores de fracções localizados no interioor dos apartamentos? Estranho. Como se faz a leitura quando não está ninguém em casa na hora da visita?

    Agora não pecebo, este prédio da foto não é o que tem os apartamentos? É outro prédio?

    Disse que os contadores estão dentro dos apartamentos; a coluna do prédio está antes dos contadores. A ligar aqui mais uma torneira terá de ter outro contador. Só os serviços lhe podem dar essa informação. O melhor é lá ir falar com alguém, leve fotografias e uma planta de localização do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
  4.  # 8

    A situação ideal é fazer uma derivação no ramal de abastecimento ao prédio ou na coluna, junto á entrada do edifício e instalar ai o contador, após o mesmo a tubagem deverá seguir pelas partes comuns até á zona onde pretende colocar a torneira (se tiver casa de porteira como é zona comum é possível que se possa ir ai buscar a água)

    É necessário meter projeto (ou ficha) na EPAL, que fica pelo menos em 161,13€ + o custo do projeto de aguas ou ficha feito por engº habilitado

    Se no interior do edifício a tubagem ainda for em chumbo, a EPAL, pode obrigar á substituição da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
  5.  # 9

    1255: Há notificações para leitura e nessa altura tem de lá estar alguém para permitir o acesso ao contador. São colocados avisos, na porta do edifício, do dia e hora a que vão ser feitas as leituras.
    O prédio da foto é o dos apartamentos, mas a vista é a de acesso ao logradouro (imediatamente ao lado na fachada).

    Keepper:
    Qual a diferença entre ficha e projecto?
    O valor que me deu é para o processo na EPAL; relativamente ao eng., quanto poderá custar o projecto?
    Quando refere substituição da tubagem no interior do edifício, a que parte da tubagem se refere?
    Se tiver que substituir tubagem e tendo na mesma que que meter projecto, não compensará fazer nova ligação ao ramal e canalizar a água directamente até ao fundo da rampa (via mais curta)? Sabe-me dizer quanto custa uma ligação a ramal para este efeito?


    Obrigado!
  6.  # 10

    O custo do projecto pode rondar uns 200€ ( depende da abordagem que se irá fazer para isso), se quiser eu posso dar-lhe o contacto de um eng.º habituado a tratar desse tipo de assuntos em Lisboa/ EPAL.
    Mande PM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
  7.  # 11

    Colocado por: ScopeKeepper:
    Qual a diferença entre ficha e projecto?
    O valor que me deu é para o processo na EPAL; relativamente ao eng., quanto poderá custar o projecto?
    Quando refere substituição da tubagem no interior do edifício, a que parte da tubagem se refere?
    Se tiver que substituir tubagem e tendo na mesma que que meter projecto, não compensará fazer nova ligação ao ramal e canalizar a água directamente até ao fundo da rampa (via mais curta)? Sabe-me dizer quanto custa uma ligação a ramal para este efeito?


    A ficha é apenas uma comunicação à epal do que se pretende fazer e ao contrario do projeto, esta é apenas assinada pelo dono de obra, no entanto a epal pode sempre exigir projeto se achar necessário.

    A tubagem a substituir, caso a epal assim o entenda, será a tubagem desde a entrada no edifício até à aos contadores, no entanto é uma situação que se deve informar previamente na epal.

    Quanto a fazer um novo ramal só pra essa torneira, ele ira custar cerca de 738€ ( no entanto aconselho a ligar para a epal e expor a situação através do 213 221 111

    Se lhe exigirem projeto ou se bastar apenas a ficha e precisar de ajuda no seu preenchimento, poderei elaborar os mesmos, caso assim o entenda envie-me msg privada

    Link Epal:
    http://www.epal.pt/EPAL/menu/clientes/novos-abastecimentos/projeto-de-redes-prediais/elementos-de-um-processo-de-abastecimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scope
  8.  # 12

    Permita-me meter a colher no seu tópico Scope, mas tinha uma questão relacionada com este tópico, e assim aproveito o mesmo.

    Numa moradia que pretendo comprar, reparei que estranhamente não existe uma torneira do lado de fora da mesma, que seria interessante para regar o jardim, etc...
    Vi que era possível instalar uma torneira do lado de fora (parece que o pessoal prefere instalar do lado de fora da parede da cozinha), de uma forma aparentemente fácil.

    A dúvida é: para uma moradia individual é preciso pedir autorização em algum lado ou meter processo em algum lado?

    Eu pretendia, se ficasse com a casa, contratar um canalizador para fazer algo tipo isto:
    https://www.youtube.com/watch?v=2XxJJKof2OQ
  9.  # 13

    Colocado por: TyrandeA dúvida é: para uma moradia individual é preciso pedir autorização em algum lado ou meter processo em algum lado?


    Teoricamente e burocraticamente sim, na pratica "pegue fogo à peça!!!" ;)
    Concordam com este comentário: Keepper
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  10.  # 14

    Boa tarde,

    Preciso do serviço de um canalizador para efectuar este trabalho. O processo para abertura de contador comum, dispensa projecto ou ficha. O técnico da EPAL esteve hoje no local para dar indicações de como fazer. Trata-se de um trabalho simples de executar.

    Zona: Lisboa - Areeiro

    Agradeço contacto por mensagem privada (visita ao local).

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0173 seg. NEW