Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 29 janeiro 2015 editado

# 181

ha aqui uma confusão grande que o FD até deixou uma lista de graficos que queima os fusiveis todos ... os países receberam dinheiro , correcto mas o problema é que não foram gastos em fonte de produção Nacional !!!! houve muito dinheiro entregue principalmente á Alemanha , à industria alemã ou seja no nosso caso em Concreto recebia-mos o Dito € investia-mos nas empresas alemãs e não só e há medida que foram entrando países novos na UE estas mesmas empresas de grande poder economico iam sugando os €€€€ e deixando uma divida para nós nacionais pagarmos ...

Venderam o que produziam, e não se trata propriamente de sugar!
    A regra era mesmo essa, liberalizar o mercado, desenvolver as economias de todos os países da união, cada um produzindo e vendendo aquilo em que fosse mais competitivo.
    Assim, todos ganhariam com a união.
    É verdade que comprámos aos alemães, tractores, carros, adubos, ... e para lá transferimos parte da $$$ que recebemos. Mas ninguém nos obrigou que eu saiba! Podíamos ter comprado noutro lado, aos Franceses, Espanhóis, Italianos, etc. e, se preferimos os artigos alemães, foi porque os achámos melhores.
    Provavelmente não deveríamos ter comprado tantas coisas, algumas supérfluas que só contribuíram para nos endividarmos. Será que alguém nos obrigou a comprar submarinos, e outras gaitas!
    Afinal somos maiores e vacinados!
    Não, não temos desculpa para a má gestão da nossa economia, nas últimas décadas, tal como os gregos não terão!
    Agora podemos culpar todos, mas estamos a deitar-nos na caminha que fizémos!
    Concordam com este comentário: eu, Piny
    • eu
    • 29 janeiro 2015

# 182

Esta inversão do ónus da responsabilidade, atirando as culpas para a Alemanha, chega a ser patética...

Até parece que alguém obrigou os Gregos a aderirem à UE...

Até parece que alguém obrigou os Gregos a falsificar as contas de forma a poderem aderir ao Euro...

Até parece que alguém obrigou os Gregos a fazer empréstimos avultados e aumentar a dívida até ao ponto da insustentabilidade...

Até parece que não foram os Gregos a chamar a Troika e a aceitar as condições do resgate...

Até parece que, de uma forma verdadeiramente única na UE, não lhes foi perdoada uma fatia BRUTAL da dívida...

Até parece que... a culpa é da Alemanha.
    Concordam com este comentário: Piny
  1.  # 183

Colocado por: LuB

Venderam o que produziam, e não se trata propriamente de sugar!
    A regra era mesmo essa, liberalizar o mercado, desenvolver as economias de todos os países da união, cada um produzindo e vendendo aquilo em que fosse mais competitivo.
    Assim, todos ganhariam com a união.
    É verdade que comprámos aos alemães, tractores, carros, adubos, ... e para lá transferimos parte da $$$ que recebemos. Mas ninguém nos obrigou que eu saiba! Podíamos ter comprado noutro lado, aos Franceses, Espanhóis, Italianos, etc. e, se preferimos os artigos alemães, foi porque os achámos melhores.
    Provavelmente não deveríamos ter comprado tantas coisas, algumas supérfluas que só contribuíram para nos endividarmos. Será que alguém nos obrigou a comprar submarinos, e outras gaitas!
    Não, não temos desculpa para a má gestão da nossa economia, nas últimas décadas, tal como os gregos não terão!
    Concordam com este comentário:eu,Piny

Concordo com tudo menos com a parte assinalada a bold.
    É lógico que ganham ainda mais quem antes já era mais forte! Ao abrir fronteiras não há só o que é bom, também se colhe o ricochete. Era um mal necessário.
  2.  # 184

Colocado por: eu
    Foi o governo legitimamente eleito pela maioria dos Gregos.

Nós também estamos a sofrer por causa do que os nossos governos fizeram.
    e de certeza achas que a solução é fazer o povo sofrer , oxalá nunca tenhamos um meio maluco ao ponto de nos colocar uma saca de areia amarrada ao pés e lançar-nos ao mar apenas porque foi eleito democraticamente ... para isso não era preciso uma união europeia .se está mal temos é que mudar .ou será que não ?
  3.  # 185

Colocado por: LuB É que esses países, reconhecidos na união como economias mais débeis, receberam avultadas verbas durante mais de uma década para que se desenvolvessem
      Jerry-sorrindo.png
    • Carvai

# 186

Vamos lá por um bocado de agua na fervura. O que se está a passar na Grécia não é nada de dramático. Os gregos escolheram tentar outra forma de governar e acho muito bem. Agora vamos ver se funciona ou não. Até finais de Fevereiro não vai acontecer nada de especial. O governo vai aplicar algumas das medidas que prometeu e vai tentar que a União Europeia não feche a torneira do dinheiro pois nessa altura vão precisar de 4.000 milhões para pagar salários, pensões e outras despesas. A UE também não vai fechar nada de repente. Vão dilatando decisões de maneira a os gregos começarem a sentir algumas dificuldades de receber salários e pensões e os Bancos começarem a criar restrições para levantamentos.
    E não vai ser a Alemanha que vai criar mais dificuldades. Vão ser a Espanha (por causa do Podemos) e a Finlândia em dificuldades económicas que mais entraves irão criar ás negociações com a Grécia. Mas depois os meses vão passando e vai começar a haver cedências de ambas as partes como é normal na politica.
  4.  # 187

Dinheiro recebido para "desenvolvimento":
      Barcos.jpg
  5.  # 188

Colocado por: LuBVenderam o que produziam, e não se trata propriamente de sugar!
    a ideia era uma regra , o que aconteceu foi oportunismo puro ...
    no caso da lavoura que te falei para não fugir ao tema apenas eu quero saber de onde partiu a ideia de renovar a lavoura , bem de Portugal é que não foi ... porque não fazia nada . se não fazia não poderia dizer" ah eu quero( porque fui eleito) x mil milhoes para te comprar tractores mercedes e vacas ...
    os €€€€€€€€€ aparecem na altura em que certos países tem tudo para vender ...
    ora bem com os prazos super largos para se pagar começa a sangria e , agente quer o dinheiro e em vez de fazer uma fabrica de tractores que é só meia duzia de peças agente compra tudo e compra a quem a quem antes de entrar no euro por via de não pagar dividas por exemplo a Portugal e a Grecia tem tudo para vender ... é giro isto não é e se eu hoje não quero isto alguem aparece na tv e diz ah mas isso está acordado no papel ahahahahah é giro isto

Colocado por: LuBAssim, todos ganhariam com a união.
    esta éra a ideia que nunca passou do papel , o que passou foi o que lhe disse , os paises pequenos abriram os cofres bancaram os países ricos através das suas empresas e levaram o dinheiro e deixaram as dividas e depois ainda ameaçaram e voltaram a receber dinheiro e a divida a acumular e a crescer brutalmente ...

Colocado por: LuBÉ verdade que comprámos aos alemães, tractores, carros, adubos, ... e para lá transferimos parte da $$$ que recebemos. Mas ninguém nos obrigou que eu saiba!
    que eu saiba todo o emprestimo contraido tinha datas e prazos para se cumprir , logo é quase uma obrigação quando eu lhe digo toma 16200€ e compra um carro 100% electrico hoje ... o mercado só oferece um e voce só compra um . percebe aonde eu quero chegar ?

Colocado por: LuBpreferimos os artigos alemães, foi porque os achámos melhores.
    como é que sabe que não fomos obrigados ???? será que Espanha faz submarinos ????
  6.  # 189

Colocado por: CarvaiO governo vai aplicar algumas das medidas que prometeu e vai tentar que a União Europeia não feche a torneira do dinheiro pois nessa altura vão precisar de 4.000 milhões para pagar salários, pensões e outras despesas..

A comunicação social está a fazer uma boa lavagem cerebral...só que nem todos "engolem".
      untitled.JPG
    • LuB

# 190

É lógico que ganham ainda mais quem antes já era mais forte! Ao abrir fronteiras não há só o que é bom, também se colhe o ricochete. Era um mal necessário.

Esquece-se que isso foi tido em conta, e reconhecido à partida, quando a adesão foi combinada!
    Porque é que foi enviada tanta massa para os países do sul? Não foi exactamente para que se equipassem e tornassem competitivos?
    Afinal os alemães, sabem do que se trata! Também tiveram de se erguer do nada, após a 2.ª guerra mundial, e contaram com bem menos ajudas.
    Certamente esperavam que aproveitássemos para os alcançar...
    Não é nada claro que tivessem intenção de provocar a derrocada que está a acontecer com a economia Grega, e as dificuldades que a economia Portuguesa enfrenta.
    Nós gastámos mais do que devíamos. Ponto Final!
    E, o pior de tudo é que nem sequer nos preocupámos em nos tornar competitivos.
    Agora culpem o pai natal!
  7.  # 191

Será que os alemãs também forneceram estádios de futebol, rotundas, autoestradas a granel, polidesportivos em todas as aldeias, subsídios para cada cão e gato, F-16 americanos, Pandur austriacos,etc,etc
    Concordam com este comentário: eu, LuB
  8.  # 192

Colocado por: euEsta inversão do ónus da responsabilidade, atirando as culpas para a Alemanha, chega a ser patética...

Até parece que alguém obrigou os Gregos a aderirem à UE...

Até parece que alguém obrigou os Gregos a falsificar as contas de forma a poderem aderir ao Euro...

Até parece que alguém obrigou os Gregos a fazer empréstimos avultados e aumentar a dívida até ao ponto da insustentabilidade...

Até parece que não foram os Gregos a chamar a Troika e a aceitar as condições do resgate...

Até parece que, de uma forma verdadeiramente única na UE, não lhes foi perdoada uma fatia BRUTAL da dívida...

Até parece que... a culpa é da Alemanha.
    Concordam com este comentário:Piny
    oh eu tu tás todo excitado homem o problema é que a Grecia é um problema . final , e como um membro da UE tem que ser tratado como tal ... ninguem diz que a Alemanha tem culpa nos problemas de corrupção dos Países europeus , ela tem culpa naquilo que transformou a Europa , que é bem diferente ...
    são varios os analistas a verem isso .
    • LuB

# 193

Cla_Pereira disse:
    A comunicação social está a fazer uma boa lavagem cerebral...só que nem todos "engolem".
    Será verdade que portugal foi obrigado a pedir empréstimo à troica porque não tinha dinheiro para pagar salários e pensões?

Cuidado com este menino!
    Da maneira como as coisas estão ainda o promovem a primeiro ministro, tantas as ideias malucas em que embarca!
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 194

Eu diria é que a comunicação social está a dar uma grande ajuda à Grécia ao tornar uma crise económica (e orçamental interna) num caso mediático quase alarmante e desumano. Só falta dizer que os gregos estão desnutridos à mercê da caridade europeia. Este clima criado de receio no que irá acontecer está a dar força e relevância a mais a um facto que não é grave, um partido de esquerda foi eleito num país endividado, ponto. Esta última frase para mim serve como uma bola de cristal para prever o futuro lol
  10.  # 195

Quem é que está disposto a pagar o perdão à Grécia?
    António Costa
    Ontem 00:06

Alexis Tsipras já tem Governo e o novo ministro das Finanças - uma espécie de Álvaro Santos Pereira grego que promete continuar a escrever no seu blogue pessoal - até já disse que algumas das ameaças sobre a dívida eram apenas um ‘bluff' para ganhar eleições. Mas as primeiras decisões, como o aumento do salário mínimo, antecipam o pior.

A Grécia passou por um ajustamento brutal, basicamente à custa de cortes, o que permitiu garantir um excedente orçamental primário e, por causa de uma recessão e de uma quebra violenta do consumo, as importações caíram a pique e o país equilibrou a sua balança externa. As reformas, essas, ficaram para trás, mas o equilíbrio macroeconómico foi assegurado, o que permitiu, pela primeira vez desde 2010, o regresso do crescimento económico, de 0,6%, marginal, é certo, por três ordens de razões: uma suavização do ajustamento orçamental, a recuperação do turismo e um acesso aos mercados dos bancos gregos em melhores condições. De uma assentada, Tsipras e Yanis Varoufaquis, o novo ministro das Finanças, deitam fora o trabalho de cinco anos. A reacção dos investidores está aí à vista.

A ‘troika' estava há meses, mais ou menos desde Maio do ano passado, a tentar forçar Samaras a cortar mais 2,5 mil milhões de euros na despesa, o que, na prática, foi um dos motivos que levou a eleições e o Syrisa ao poder. Devem estar arrependidos, para não dizer outra coisa. Tinham dado mais tempo à Grécia para as reformas económicas, um brutal erro de avaliação política da ‘troika', para tornar o reequilíbrio macroeconómico sustentável, e a conversa seria hoje outra.

Para além da retórica política da mudança na política europeia, que, passadas 72 horas, já deve ter amainado, a vida dos gregos não vai melhorar, vai piorar. Porque não há empresa que resista a um aumento dos custos unitários do trabalho, sem qualquer evolução positiva na produtividade, da ordem de grandeza que Tsipras vai impor com um aumento do salário mínimo de 586 euros para 751 euros. Sim, na Grécia, o salário mínimo já é superior ao que se pratica em Portugal, quando todos os indicadores, e o terramoto económico, obrigariam ao contrário. E vai subir.

Tsipras e Varoufaquis têm um plano de 12 mil milhões de euros, vão aumentar o salário mínimo e querem, claro, um perdão e uma renegociação da dívida, mais uma, é bom recordar. É com esta agenda que o governo grego vai sentar-se à mesa das negociações com a ‘troika' e com os ministros das Finanças do euro. Mesmo com muito boa-vontade, e necessidade, é difícil pedir a compreensão da senhora Merkel.

Há, claro, um problema político, que a Europa não pode pôr debaixo do tapete. É um problema dentro de casa, de uma casa que está ainda por consertar, e para o qual vai ter de haver uma negociação e cedências. Mas, depois disto, o politicamente correcto obriga-nos a alinhar no discurso oficial de que os gregos têm direito à sua soberania e ainda a impô-la aos europeus, incluindo aos portugueses? E, por acaso, seria interessante saber quem é que, em Portugal, apoia um perdão do empréstimo de 1,1 mil milhões à Grécia.
  11.  # 196

Colocado por: LuBCla_Pereira disse:

Cuidado com este menino!
    Da maneira como as coisas estão ainda o promovem a primeiro ministro, tantas as ideias malucas em que embarca!

A lavagem cerebral funcionou na perfeição que até disse pela mesma ordem "salários e pensões" :) Mas eu é que embarco em ideias...eu não embarco em mentiras, eu questiono-as ;)
  12.  # 197

Colocado por: LuBCla_Pereira disse:

Cuidado com este menino!
    Concordam com este comentário:eu

Ah, já agora. Por teres embarcado em tanta mentira é que temos o governo que temos ;)
  13.  # 198

Colocado por: LuBPorque é que foi enviada tanta massa para os países do sul? Não foi exactamente para que se equipassem e tornassem competitivos?
    Afinal os alemães, sabem do que se trata! Também se tiveram de erguer do nada após a 2.ª guerra mundial (com menos ajudas.)
    foi enviada tanta massa para os países do sul precisamente para irem lá os paises super desenvolvido sacar o dinheiro e fazer polouro e aproveitar mão de obra ... os Alemães são tão super caloteiros e roubaram muito ouro judeu e após a 2ª guerra mundial não pagaram nada e levantaram-se com o trabalho dos outros ... isto é a historia de um povo frio .

Colocado por: LuBCertamente esperavam que aproveitássemos para os alcançar...
    Não é nada claro que tivessem intenção de provocar a derrocada que está a acontecer com a economia Grega, e as dificuldades que a economia portuguesa enfrenta.
    Nós gastámos mais do que devíamos. Ponto Final!
    E, o pior de tudo é que nem sequer nos preocupámos em nos tornar competitivos.
    Agora culpem o pai natal!
    é a tua opinião , quando a Auto Europa que vai investir mais uns milhões de €€€€€€€€€€€€€ da sua casa mae em Portugal para criar mais modelos de automoveis e explorar a via maritima a custo 00000000000 , quando vier mais uma trãns eles lembram-se de dizer que aquilo não tá bom e que agora vao despedir mais 2000 e quando o governo for lá dar uns milhões ( à Alemanha) quero ver o LUB no portão a dizer "Ah este dinheiro é nosso"
  14.  # 199

Colocado por: CarvaiSerá que os alemãs também forneceram estádios de futebol, rotundas, autoestradas a granel, polidesportivos em todas as aldeias, subsídios para cada cão e gato, F-16 americanos, Pandur austriacos,etc,etc
    Concordam com este comentário:eu,LuB
    já agora quem foi que construiu os estadios de futebol lol ??????
  15.  # 200

O governo vai aplicar algumas das medidas que prometeu e vai tentar que a União Europeia não feche a torneira do dinheiro pois nessa altura vão precisar de 4.000 milhões para pagar salários, pensões e outras despesas. A UE também não vai fechar nada de repente. Vão dilatando decisões de maneira a os gregos começarem a sentir algumas dificuldades de receber salários e pensões e os Bancos começarem a criar restrições para levantamentos.
    E não vai ser a Alemanha que vai criar mais dificuldades. Vão ser a Espanha (por causa do Podemos) e a Finlândia em dificuldades económicas que mais entraves irão criar ás negociações com a Grécia. Mas depois os meses vão passando e vai começar a haver cedências de ambas as partes como é normal na politica.

Há só o pormenor de as primeiras medidas tomadas contrariarem frontalmente os compromissos assumidos. E o outro pormenor de alterações nas condições a países resgatados se aplicarem automaticamente aos outros (o que multiplica o potencial custo de cada cedência..). E ainda o outro pormenor de os gregos já beneficiarem de taxas de juro baixíssimas, e de carência no pagamento de juros. E ainda o facto de os restantes países terem opinião pública que dificilmente tolerará comportamentos que sejam percebidos como chantagem.

Na verdade, é muito pouco claro o que pode vir a acontecer..

0.0969 seg. NEW