Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: rafaelisidoroNão me diga que a Russia quer dar dinheiro á Ucrânia ????

não... eles só querem mesmo ficar com o territorio!!! ahhhh
  2.  # 802

Colocado por: rafaelisidoroNão me diga que a Russia quer dar dinheiro á Ucrânia ????

Mas alguem quer dar dinheiro a alguem?

continuo sem perceber essa fixação que alguem tem que dar dinheiro a alguem....
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 803

Colocado por: loverscoutMas alguem quer dar dinheiro a alguem?

se quiserem eu aceito!!!
  4.  # 804

Colocado por: sergyio

não... eles só querem mesmo ficar com o territorio!!! ahhhh

sim isso eu sei , mas existe tanta gente assim ...
    tanto país em luta sempre por algum motivo ... não estou a ver é a preocupação europeia neste caso ...
    claramente que o acordo e tratado de paz não vai ser coisa facil e vamos ver se a Russia tambem vai ser convidada a ser Europeia ... ???????
  5.  # 805

Colocado por: loverscout
    Mas alguem quer dar dinheiro a alguem?

continuo sem perceber essa fixação que alguem tem que dar dinheiro a alguem....

não é dar , é trocar dinheiro por obrigações que fazem um país ficar falido e com dividas ...
  6.  # 806

o problema que eu vejo na Ucrania... é que agora a Russia quer um bocadinho ... daqui por uns meses, já vai querer outro bocadinho... daqui por 1 ano ja tem a ucrania toda... e olhe... o Hitler também começou assim, pouco a pouco...
  7.  # 807

O descaramento da guerra contra a federalização da Ucrânia
    É inquietante observar a concordância de tantas pessoas com o eventual fornecimento de armas a Kiev (os mais ousados e generosos acrescentarão a necessidade de fornecimento de tropas) com a mesma descontracção com que pedem uma bica. Pelos vistos, depois de repetir muitas vezes a mesma ideia, ficamos todos convencidos de que, em último recurso, prepara-se a mala com o pijamita e uma muda de roupa interior, e toca a ir combater o Urso. Em meia dúzia de dias fica o assunto arrumado, e retaliação é coisa que não existirá seguramente porque as forças do mal não poderão prevalecer contra os ventos libertadores atlantistas. É isto que pensarão aqueles que apoiam, sem pestanejar, uma intromissão da NATO no leste da Ucrânia. Os longos períodos de paz trazem consigo o tremendo risco de deixar os indivíduos inebriados dentro de uma nuvem de optimismo ilusório, incapazes de prever que pequenos actos políticos, provocações, tensões podem converter-se rapidamente em guerras totais, longas e depauperantes.

Continua ...

http://oinsurgente.org/2015/02/12/o-descaramento-da-guerra-contra-a-federalizacao-da-ucrania/#comments
  8.  # 808

Colocado por: sergyioo problema que eu vejo na Ucrania... é que agora a Russia quer um bocadinho ... daqui por uns meses, já vai querer outro bocadinho... daqui por 1 ano ja tem a ucrania toda... e olhe... o Hitler também começou assim, pouco a pouco...
    o Hitler foi uma fonte de inspiração , foi o maior sonhador do mundo , foi o maior cientista do mundo , o maior ditador do mundo , a maior personalidade dita do mundo ... não se pode comprar ninguem a Hitler , nem mesmo a Merkel ainda lhe falta um danoninho .
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2015

# 809

Se calhar também é um jogo. Os EUA estão a usar a estratégia do Syriza.
  9.  # 810

claro que é um jogo...... ja se esqueceram do aviao comercial que foi abatido por missil? alguem fez alguma coisa? alguem foi sancionado?

ah pois ninguem sabe quem foi..... o que nao falta é misseis em casa das pessoas! Modo ironico: off
  10.  # 811

Colocado por: loverscoutclaro que é um jogo...... ja se esqueceram do aviao comercial que foi abatido por missil? alguem fez alguma coisa? alguem foi sancionado?

ah pois ninguem sabe quem foi..... o que nao falta é misseis em casa das pessoas! Modo ironico: off
    lol por acaso acredito mesmo que haja muito missil escondido ...

a minha duvida é porque a Alemanha com o seu reboque quer resgatar a Ucrania sabendo que isto vai dar **** da grossa para a Europa ???
  11.  # 812

Luis tudo isso são meias verdades
    Como já lhe referi antes, percentagens disto e daquilo, para min não são mais do que formas de moldar resultados e canalizar opiniões.
    Vamos então a um raciocinio lógico
    Consigo perceber a tão famigerada frase de que a divida não é para ser paga mas sim gerida. Peguemos numa qualquer empresa que cresce com suporte em empréstimos sucessivos ano após ano.Tal é possivel se o que a empresa vale crescer de forma proporcional ano após ano, ou seja a divida da empresa até pode ter aumentado 100 ve zesnum prazo de 20 anos, se no mesmo prazo o seu valor e as suas garantias tiverem aumentado 150 ou 200 vezes. O credor sente segurança e não tem receio, aposta na empresa e sabe que o retorno é garantido.

Facto: a Grécia gasta 2,6% do PIB com juros. A França, com sensivelmente metade da dívida, paga 2,2% do PIB. Espanha paga mais de 3%.
    O custo da dívida da Grécia é baixo e não é isso que constitui um fardo para a economia grega. O fardo é ajuste do desequilíbrio entre o que o Estado fornecia e o que cobrava por isso. De repente, descobriram que para ter aquele Estado tinham que pagar mais, e para pagar mais Estado não podiam pagar tanto por outras coisas.

Porém este é o cenario ideal que nem sempre é o real.
    Passemos agora para o caso "Pais - Grécia" (vou atira uns valorzecos que pesquisei por alto mas que julgo não estarem muito longe da realidade - referem-se a 2013)
    PIB da grécia - 182 000 milhões de euros
    Divida da grécia - 319 000 milhões de euros
    Superhavit primario em 2013 - sensivelmente 3000 milhões de euros
    superhavit primario em 2014 - sensivelmente 3500 milhões de euros

Cono o luis disse e muito bem a Grécia goza de um plano excepcional de pagamentos onde numa primeira fase está isenta de juros em alguns pacotes de emprestimos (fundo europeu de estabilidade), e onde tem de pagar juros desde o inicio em outros pacotes de emprestimos (essencialmente ao FMI que são a gente com mais pelo na tromba), para além disso tem que devolver os valores do empréstimos também em diferentes prazos (mais apertados para o FMI mais dilatados para os restantes credores)
    Segundo me constou teria um prazo máximo de 40 anos para pagar o que devia.

Aqui já deu um salto lógico. O prazo de 40 anos é para reembolsar aqueles empréstimos e não para eliminar o valor da dívida.

Vamos então ser loucos de todo e dizer à Grécia o seguinte....olhem vocês podem pagar o que devem em 40 anos e a juro zero.
    Vamos então dividir os 319000 milhoes por 40 anos, e teremos 7975 milhoes de euros (epa vamos ser ainda mais louco e perdoar 75 milhoes de euros á Grécia todos os anos e arredondar isto para os 7900 milhoes de euros)
    Vamos agora so relembrar que já foram aplicadas medidas de austeridade por lá e o ambiente está agreste
    Mas a coisa não corre mal de todo em 2 anos conseguiram um superhavit de 6500 milhoes de euros....bom 2 anos não chega para pagar o abatimento de um ano!!!!! E agora? O que será preciso mais para passar de um ganho de 3500 milhoes de euros para 7900 milhoes de euros?

O seu raciocínio está prejudicado pelo salto lógico lá de cima. A Grécia não tem que eliminar a dívida, tem apenas que reembolsar empréstimos, como todos os países fazem: rolando a dívida (claro que tem a obrigação, imposta por tratados europeus a todos os países, de a ir reduzindo).

Mais austeridade? eventualmente sim mas quais as consequencias disso? o povo aguenta? o povo está disponivel? e para além disso a economia aguenta? é que se o pib baixa lá se vão as contas outra vez!!!
    Então mais divida?
    Afinal a divida gere-se, paga-se o que vence hoje com a divida de amanha...isso sim seria possivel mas apenas no tal cenário idilico da empresa que cresce em paralelo com a divida, que é o caso que não se aplica aqui.

Não é o cenário idílico, é o cenário de hoje. A Grécia tem superavit primário e o PIB está a crescer. O efeito dessa combinação virtuosa é a redução do valor da dívida.

Em conclusão, com ou sem juro, acho que está bem claro que a divida atingiu valores desproporcionais
    E o que eles estão a dizer é "não queremos mais desta ****"

O importante é estabelecer uma dinâmica, uma tendência de redução - isso é suficiente para manter o crédito perfeitamente acessível.

Agora a titulo de finalização, onde o luis me pode convencer de que os gregos tem uma saida não é pelo argumento de que as taxas são optimas e as condições do crédito são supercalifragilisticexpialidocious
    Mas sim evocando que eles vendam os aneis e fiquem com os dedos, porém tambem percebo a renitencia deles em se libertar do património.

E agora a titulo de curiosidade, vamos olhar para o nosso umbiguinho
    Andamos todos contentes porque já nos financiamos a 2,tal % e até vamos antecipar o pagamento ao FMI (ok jogada inteligente reconheço) contudo pergunto já chegámos ao superhavit? ou vamos continuar a avolumar valor da divida até chegar ao ponto dos nosso amigos gregos?
    A ver vamos se em pouco tempo não estamos como eles

A previsão é essa. Mas repare, mesmo sem superavit, a simples troca de dívida com redução de juros contribui para diminuir os custos futuros e por essa via reduzir o superavit necessário.
    Concordam com este comentário: sergyio, eu
  12.  # 813

Colocado por: rafaelisidoroa minha duvida é porque a Alemanha com o seu reboque quer resgatar a Ucrania sabendo que isto vai dar **** da grossa para a Europa ???

para não a deixar ficar para os Russos... tem tudo a ver com estratégia... antes meu que do meu inimigo!!!
  13.  # 814

Colocado por: sergyio

para não a deixar ficar para os Russos... tem tudo a ver com estratégia... antes meu que do meu inimigo!!!
    ahhhhhhhhh ! muito bem ... vamos sacar aquela minazinha antes que os Russos peguem naquilo ok muito bem , e o que vamos ganhar com isso , gás , petroleo , terrenos de cultivo , industria de ferro , minerios e coisa e tal , vamos esfolar bem os Ucranianos até agora foi a Russia agora somos nós ok , muito bem !!!! a Europa Alemã continua a crescer !!! e porquê não convidar a Russia a ser Europeia ... dava jeito a Votka ficar mais barata na Europa né ?
  14.  # 815

a origem da vodka nao é russa..... é Polaca. logo, ja é bem europeia....
    Concordam com este comentário: sergyio
  15.  # 816

Colocado por: loverscoutvodka
    lol pronto
  16.  # 817

Colocado por: luisvvA Grécia tem superavit primário e o PIB está a crescer. O efeito dessa combinação virtuosa é a redução do valor da dívida.

Pode explicar por A+B?
    • Neon
    • 12 fevereiro 2015

# 818

Colocado por: luisvvFacto: a Grécia gasta 2,6% do PIB com juros. A França, com sensivelmente metade da dívida, paga 2,2% do PIB. Espanha paga mais de 3%.
    O custo da dívida da Grécia é baixo e não é isso que constitui um fardo para a economia grega. O fardo é ajuste do desequilíbrio entre o que o Estado fornecia e o que cobrava por isso. De repente, descobriram que para ter aquele Estado tinham que pagar mais, e para pagar mais Estado não podiam pagar tanto por outras coisas.

Já lhe referi para mim as % são canalizadores de opinião
    2,6 % do PIB pode ser mais ou menos que 2,2 % de outro PIB ou que 3% de outro PIB. E o que hoje é 2,6 % no próximo ano tanto poderá ser 2,2% como 3 %

Colocado por: luisvvDe repente, descobriram que para ter aquele Estado tinham que pagar mais, e para pagar mais Estado não podiam pagar tanto por outras coisas.

Quanto ao passado erróneo todos estamos de acordo, mas não é isso que estamos a discutir agora.
    Essa é efectivamente a causa da divida...por mais que não se queira aceitar aquele pais promoveu mudanças comportamentais e houve mudanças.
    E a divida e os respectivos juros, são efectivamente um fardo (não estou a dizer que é ilegítimo esotu apenas a dizer que tem que ser canalizado dinheiro para lá e não é assim tão pouco como isso)

Colocado por: luisvvAqui já deu um salto lógico. O prazo de 40 anos é parareembolsar aqueles empréstimos e não para eliminar o valor da dívida.

Lá começa você com os trocadilhos
    Não dei salto nenhum, teci um cenario imaginario (onde até nem se cobravam juros e se dava um perdãozinho da divida ou seja teriam de pagar menos do que aquilo que devem), mas onde deixei em aberto 2 percursos

Repetindo....
    percurso 1 a Grécia paga tudo o que deve e anula a divida em 40 anos - As consequência são a imposição de 40 anos de uma situação em que a povoação ao fim de 3 ou 4 anos já mostra sinais de crispação....pelo que não me parece que esteja para durar

percurso 2 que é então a situação usual a Grécia vai pedindo empréstimos consecutivos para ir pagando os empréstimos que vão vencendo

Ver em
    "Afinal a divida gere-se, paga-se o que vence hoje com a divida de amanha...isso sim seria possivel mas apenas no tal cenário idilico da empresa que cresce em paralelo com a divida, que é o caso que não se aplica aqui."

Colocado por: luisvvNão é o cenário idílico, é o cenário de hoje.

O que não significa que seja o correcto ou o desejável

Colocado por: luisvvA Grécia tem superavit primário e o PIB está a crescer

Sim sim está a crescer, deixou de ser roto e passou a ser remendado
    Curiosamente o pib hoje vale menos 40.000 milhões de euros do que quando foi resgatada.

Olhe já que gosta tanto de percentagem ..perdeu uns 20% do PIB.

Colocado por: luisvvO efeito dessa combinação virtuosa é a redução do valor da dívida.

Não pode afirmar isso, embora seja um cenário possível não é uma consequência directa...aliás pode ter um aumento do PIB e um superavit primário e ainda assim a divida aumentar

Colocado por: luisvv
    O importante é estabelecer uma dinâmica, uma tendência de redução - isso é suficiente para manter o crédito perfeitamente acessível.

Colocado por: luisvvA previsão é essa. Mas repare, mesmo sem superavit, a simples troca de dívida com redução de juros contribui para diminuir os custos futuros e por essa via reduzir o superavit necessário.

Luis quase dá a ideia que o segredo é criar um sistema interminável de substituição da divida por mais divida a preços cada vez mais baixos :)
    Bom...sabemos que isso é uma utopia.
    Ainda mais quando os mercados só estão á espera que alguém dê uma bufa para pedir uma contrapartida mais alta
    • eu
    • 12 fevereiro 2015

# 819

Colocado por: NeonOlhe já que gosta tanto de percentagem ..perdeu uns 20% do PIB.

E sabe quanto é que subiu artificialmente desde que aderiu ao Euro?

Os Gregos aqueceram a economia e subiram o nível de vida de forma artificial, graças a empréstimos e agora estão simplesmente a regressar aos níveis que tinham quando aderiram ao Euro.

Custa? Claro que sim, mas eles não podem querer ter um nível de vida sustentado com dinheiro dos outros.
    • eu
    • 12 fevereiro 2015

# 820

Este gráfico, tirado de uma discussão idêntica num outro fórum, ilustra aquilo que disse no post anterior.

Evolução do PIB de Portugal e Grécia:

0.2542 seg. NEW