Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: rafaelisidoro

oh Branco o problema foi que era para ser um barco comercial e a meio passou a ser um paquete de luxo com suites e tudo ... depois o barco não foi concebido para tal e deu erros tecnicos como a velocidade ... entre isso a crise aumentou por cá e o governo central aplicou umas medidas que penalizaram os €€€€ deveriam chegar cá , maos a medir não atinte velocidade não queremos ...a a diferença era minima lol e pelo valor o barco foi vendido quase pela metade do preço né ...

por cá estamos tesos .

O navio veio para Lisboa, atingiu sem problema a velocidade que tinha sido acordada. O problema é que o governo regional tinha conseguido apoios da UE para um navio de ligação inter-ilhas e depois mandou fazer um paquete de luxo. A UE não foi em cantigas e informou que não era isso o que tinha sido acordado e retirou esse apoio. O resultado final foi o que vimos. Houve erros de concepção... mas esses erros começaram na Russia e não em Viana do Castelo.
  2.  # 882

Colocado por: branco.valter

O navio veio para Lisboa, atingiu sem problema a velocidade que tinha sido acordada. O problema é que o governo regional tinha conseguido apoios da UE para um navio de ligação inter-ilhas e depois mandou fazer um paquete de luxo. A UE não foi em cantigas e informou que não era isso o que tinha sido acordado e retirou esse apoio. O resultado final foi o que vimos. Houve erros de concepção... mas esses erros começaram na Russia e não em Viana do Castelo.
    é pela mania que não sabemos fazer nada ahahahahaha encomenda-se tudo fora , sabes que esta historia deveria ter Judiciaria pelo meio .
  3.  # 883

Quem decidiu que o navio ia ser desenhado na Russia e não nos ENVC está na prisão... não sei por quanto tempo, mas está lá a aguardar julgamento.
  4.  # 884

Colocado por: branco.valterQuem decidiu que o navio ia ser desenhado na Russia e não nos ENVC está na prisão... não sei por quanto tempo, mas está lá a aguardar julgamento.
    acho que o melhor investimento em Portugal com financiamento a 100% é cadeias de luxo ...lol
  5.  # 885

Sim é verdade , nós em quanto não acreditarmos em nós proprios nunca vamos fazer nada , em quanto isso ... Há putos to ISEL e IST a martelarem (copia e sucessiva venda de projecto) todas as máquinas de diagnostico auto de ultima geração e processadores recentes em quanto fumam brocas, isto porque eles acreditam que são capazes. Há empresas de construção portuguesas a trabalharem a 2000km da civilização e conseguem manter linhas de logistica em zonas de guerra pelo mundo. Há empresas madeireiras que mudaram a sede de portugal (por ninguém acreditar nelas), lideres de mercado internacional que mantêm toda a rede interna internacional a trabalhar das florestas brasileiras ás cambojanas. Em relação aos estaleiros , já houve bem mais estaleiros em portugal , eram de topo e foram vendidos para a sucata. O que eu continuo a dizer é porque é que não se gasta dinheiro em portugal, renovando a capacidade tecnica . Sim possivelmente o primeiro sonar não seria tão bom quanto um produzido externamente . Mas a segunda geração seria melhor e vendavel. Sinceramente não quero ver portugal numa guerra nunca e acho que os submarinos sãoo simplesmente uma ferramenta para mantermos os nossos militares treinados e aptos. Em quanto nos queixarmos que não conseguimos , e acatarmos as ordens dos "superiores" para estagnarmos, passamos uma vida em dormencia. Bastava o governo abrir a legislação para o desenvolvimento e crescimento economico que veriamos todos Portugal crescer a taxas nunca vistas. Em quanto precisarmos de investir 500000 euros em licencas para produzir penicos de 2 euros isto nunca vai lá , se contarmos com os 23% de iva e os mais não sei quanto de IRC , qualquer projecto ou pequena empresa está morta á partida. Vou dar um exemplo com 20 anos. Um pequeno empresário queria fabricar 3 máquinas de pipocas para um cinema , a obra até poderia dar algum lucro e mais tarde existir possibilidade de mais vendas. Gastou 50000 euros (na altura 10000 contos) a certificar 3 máquinas . Como é logico no caso se alguma alteração ao projecto base como por ex. alteração de dimensões para outro cliente é necessária nova certificação.O empresário pagou e nunca mais produziu maquinas de pipocas. Vou dar outro exemplo, se eu mandar vir da china em nome particular uma lanterna , aquilo fica por 2 euros por exemplo. Se uma empresa mandar vir uma amostra de lanterna , precisa de pagar pelo menos 50 euros para desalfandegar. Isto é um absurdo para projectos especiais e de quantidade limitada, a lei na altura era assim e aposto (apesar de estar fora da area da certificação á alguns anos) que ainda se mantém. Todo o desenvolvimento de produto requer quantidades limitadas para teste de mercado , e se por cada serie limitada é necessário certificar tudo de novo , qualquer novo projecto é morto á partida. Nós como país , temos de acreditar e ter as ferramentas para progedir. O estado tem de ajudar e não meter entraves ao desenvolvimento. Em quanto falarmos sobre isto , o tempo vai passando e nada muda . A burocracia e a corrupção escondida matou o crescimento portugues, mais que a corrupção clara existente nos anos 80 e inicio dos anos 90.
  6.  # 886

(...) Em quanto (...)

Enquanto (no texto supra)
    Concordam com este comentário: faisca
  7.  # 887

Burocracia é coisa que nunca está em crise. É uma espécie de masoquismo, pagamos a muitos FP para nos chatearem o mais possível.
  8.  # 888

Colocado por: maria rodrigues
    Enquanto (no texto supra)
    Concordam com este comentário:faisca

Obrigado, ando muito embrutecido e coxo na parte linguistica nos ultimos anos. Coisas dos tempos ...
    • ram
    • 17 fevereiro 2015

# 889

Colocado por: branco.valter
    O navio veio para Lisboa, atingiu sem problema a velocidade que tinha sido acordada.

Não creio que isto seja verdade. Se a memória não me falha, a velocidade mínima de projecto para o navio era de 19 nós a uma determinada potência. Era a velocidade necessária para realizar 3 ligações diárias no arquipélago. Ao realizar os testes, o navio só atingia 16,5 nós.

Colocado por: branco.valterHouve erros de concepção... mas esses erros começaram na Russia e não em Viana do Castelo.

Podem ter começado na Rússia, mas continuaram e foram agravados em Viana do Castelo. Basta constatar que os ENVC aceitaram todas as alterações que lhe foram sugeridas e até prometeram o cumprimento de todas as características técnicas após terem sido reconhecido a existência de problemas técnicos. Se eles prometiam tudo, responsabilizaram-se por concretizar tudo, e depois não foram capaz de cumprir a palavra então não adianta atirar responsabilidades para os tipos que realizaram o anteprojecto que aceitaram e prometeram materializar.
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      Tyrande
    • 17 fevereiro 2015 editado

# 890

Colocado por: faisca

Dá , acredite que dá . Temos tecnologia de ponta em muitas areas, por exemplo se calhar não sabe mas todo o desenvolvimento de redes opticas da siemens é feito em Portugal, ou que por exemplo simples escolas técnicas ganham consecutivamente premios internacionais de desenvolvimento tecnologico. O pobão em geral não se apercebe disso nem dá valor a quem o merece cá . Por isso é que depois vemos o valor intelectual ser vendido ao estrangeiro pelo melhor (ou não) preço. Devia visitar os laboratórios do LNEC ou ISQ, visitar as alas técnicas das universidades portuguesas e entender o que lá se estuda e desenvolve. As "plantas" o serem partilhadas , é o maior dos erros militares. Na defesa nacional este tipo de informação deve sempre ser secreta ao país. É o mesmo que ter um ferrari e quem o fez ter um comando para o desligar ou autodestruir sempre que lhe apeteça. Mais vale ter um UMM a meu ver, pelo menos não há mais ninguém que o desligue. Acredite mais em nós que somos capazes , somos capazes de fazer tudo o que quizermos. Os portugueses de hoje em dia não são mesmo os de á 500 anos, que acreditaram que eram capazes de desenvolver tecnologia nautica revolucionária, que em seguida nos deu a alegria de ligar o mundo por via maritima. Enfim ... continuo sem compreender...
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro,maria rodrigues

Que Portugal tem gente com capacidade para desenvolver, seja o que for, não tenho a mais pequena dúvida!
    Mas qualquer trabalho de investigação e desenvolvimento que fosse a ser feito iria necessitar de fundos..
    De MUITOS fundos.. de um investimento brutal que o país não tem nem interesse, nem capacidade de suportar.
    • eu
    • 17 fevereiro 2015

# 891

Colocado por: TyrandeQue Portugal tem gente com capacidade para desenvolver, seja o que for, não tenha a mais pequena dúvida!
    Mas qualquer trabalho de investigação e desenvolvimento que fosse a ser feito iria necessitar de fundos..
    De MUITOS fundos.. de um investimento brutal que o país não tem nem interesse, nem capacidade de suportar.

E depois há ainda um outro problema: patentes. Muitas técnicas estão patenteadas e não é fácil desenvolver produtos e/ou sistemas que não violem essas patentes, que estão na posse dos grandes gigantes mundiais.
  9.  # 892

Tem outro grande problema. Por uma panóplia de fatores, Portugal quase sempre que desenvolve um equipamento, raramente depois tem uma política de atualização do equipamento e manutenção dos mesmos em termos logísticos.
    Existe N de material parado porque puro e simplesmente deixou-se de fabricar peças sobressalentes ou o equipamento não foi atualizado e tornou-se quase obsoleto..
    Tiro nos pés :/
  10.  # 893

IDE. Investimento alemão cresceu 37,8%, em contraciclo com restante UE

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/ide-investimento-alemao-cresceu-378-contraciclo-restante-ue

Não consigo perceber porque não apoiamos mais os gregos. Afinal os alemães apenas exploram a mão de obra escrava em Portugal através da AutoEuropa, Siemens, Bosch, etc.
    Concordam com este comentário: eu, LuisPereira
      11001740_10205948394649740_8511558807485032376_n.jpg
    • eu
    • 17 fevereiro 2015

# 894

Cada vez estou mais convencido que os Gregos estão a ter um comportamento deplorável...
    • ram
    • 17 fevereiro 2015

# 895

Colocado por: CarvaiAfinal os alemães apenas exploram a mão de obra escrava em Portugal

Isso que chamas de exploração de mão de obra escrava em Portugal são coisas como a Autoeuropa, uma empresa que é responsável por gerar cerca de 1% do PIB e que paga vencimentos médios a rondar os 1300€/mês.

O vencimento mediano em Portugal ronda os 700€/mês.
    • eu
    • 17 fevereiro 2015

# 896

ram, ele estava a ser sarcástico... ;)
    • ram
    • 17 fevereiro 2015

# 897

Colocado por: euram, ele estava a ser sarcástico... ;)

Ora bolas não foi apanhado pela minha antena.
  11.  # 898

Colocado por: ram

Isso que chamas de exploração de mão de obra escrava em Portugal são coisas como a Autoeuropa, uma empresa que é responsável por gerar cerca de 1% do PIB e que paga vencimentos médios a rondar os 1300€/mês.

O vencimento mediano em Portugal ronda os 700€/mês.
    o que é um rendimento medio de 1300 € ?????

este 1% do PIB é dinheiro Alemã que entra ou tem o do Tuga tambem???
  12.  # 899

Não é só a Auto-europa... por exemplo em Albergaria-a-velha temos a Grohe, quem vive na zona quer trabalhar lá.

Salários acima da média, empregos seguros, uma facturação de muitos milhões, praticamente toda a produção para exportação...

Quem nos dera haver muitas mais Grohe por aí.

Querem mais exemplos? Faurécia... tem tido dificuldades com a crise automóvel mas emprega milhares de Portugueses, mais uma vez salários acima da média nacional e muitos milhoes de faturação.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 900

Colocado por: LuisPereiraempregos seguros, uma facturação de muitos milhões, praticamente toda a produção para exportação...
    ora bem e isso apesar de ser mentira porque a auto-europa despediu gente , muita gente mesmo e não despediu mais porque o nosso dinheiro foi lá parar mais que uma vez , foram rotulados os trabalhadores e trabalharam com horarios diferenciados de todos os tugas e aonde entra o dinheiro das exportações Alemães a partir de Portugal ...????

0.2843 seg. NEW