Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

eu

embora me pareça dos mais moderados, penso que a sua preocupação tem mais a ver com o tal syriza portanto é algo mais ideológico do que propriamente com os gregos que como já estão gregos de alguma forma hão-de sobreviver.
    portanto repito, deem o beneficio da duvida, eles que se desenrasquem.
    uma coisa é certa nada como uma contra maré para dar cabo de uma onda e o falatório parece que tem só o sentido do contra.
    • eu
    • 28 janeiro 2015

# 102

Colocado por: marco1penso que a sua preocupação tem mais a ver com o tal syriza

A minha preocupação é com os efeitos de algumas das medidas que eles propõem, que podem mergulhar a Grécia num abismo.

Estou-me nas tintas para o facto de ser o Syriza ou a Aurora Dourada ou o PASOK ou o raio que os parta a propor as medidas...
  2.  # 103

Colocado por: euque podem mergulhar a Grécia num abismo.
    No abismo já eles estão, portanto agora das duas uma, ou continuam no abismo ou começam a subir.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, cinderela, Billy_Boy
    • eu
    • 28 janeiro 2015

# 104

Colocado por: FranklinNo abismo já eles estão, portanto agora das duas uma, ou continuam no abismo ou começam a subir.

Não, as coisas podem piorar muito mais.
    • Piny
    • 28 janeiro 2015

# 105

3.  # 106

Tantos a prever o abismo e as trevas para a Grécia. Como se a "ajuda" da troika fosse alguma ajuda no verdadeiro sentido do termo. Já por aqui li que "os mercados" irão castigar os gregos, o papão dos mercados... Ao que nós chegámos! Se repararem o Paul Krugman acha mais realista o programa do Tsipras do que o da Troika, o que não deixa de ser curioso.
  4.  # 107

Colocado por: eu
    Ninguém nos obrigou a entrar na UE ou no Euro. Foi uma decisão voluntária, que trouxe muitos benefícios, mas também responsabilidades e compromissos.
    eu nem votei nesta treta de Europa , eu nem sabia isso o que era !!!! voluntario o caneco !!!! foi uma decisão golpista do Boxechas e do Cavaco ...a vender ilusões a torto e a direito e o tuga que gosta pouco de mamar viu logo um grande beneficio ... agora para pagar paga quem nem não herdou senão dividas !!!!!!
  5.  # 108

Claro que sim. Mas os outros também são soberanos e também podem dizer: "nessas condições, não vos emprestamos nem mais um cêntimo. Amanhem-se!".

Colocado por: marco1não deixa de ser engraçado ver por aqui tanta gente preocupada com a Grécia, como se fossem daqueles que lá enterraram € na divida e agora estão preocupados com o investimento.
    opa deixem ver como é que eles se desenrascam.
    a mim não me mete medo nenhum, bolas, ou será que aquilo é contagioso tipo doença fatal que nos vai liquidar?

Colocado por: euAté pode haver algum contágio...
    isto é contagiante e vai pegar , o gregos estão no fundo e os creadores estão com duas pedras na mão , se atirarem uma á Grecia ficam sem receber como querem , se atirarem as duas á Grecia não recebem nada !!!!! Portugal só perde 1000 milhoes de €€€€€€ ( se formos o segundo país ainda fica por aí )mas por exemplo quanto perde a Alemanha ?????? quanto perde a Europa , ouvindo um pouco a historia é grave o sistema europeu , é falso e tão corrupto como o governo Grego ... por isso até o que o Rui diz do homem do Nobel Number faz sentido ... ou seja , seja como for a Grecia já ganhou !!!!! ou mesmo através dum sacrificio valido os gregos vão dar banho aos alemães .
  6.  # 109

Não, as coisas podem piorar muito mais.
    podem claro que podem , podem piorar para quem tem dinheiro na Grecia sendo que 50 % vive no limite da miséria lol não vai mexer muito ...

e este é o problema em Portugal é que quando rebentar quem vive bem é que vai pagar e começar a viver mal lol é disso que todos temos medo e estamos a atirar areia aos nossos proprios olhos .
  7.  # 110

Colocado por: FranklinNo abismo já eles estão, portanto agora das duas uma, ou continuam no abismo ou começam a subir.
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro,cinderela

ouvir dizer que a Grecia nao pode piorar mais.....é o mesmo que dizer nao faço puto de ideia o que acontece no mundo!
  8.  # 111

Colocado por: rafaelisidoropodem claro que podem , podem piorar para quem tem dinheiro na Grecia sendo que 50 % vive no limite da miséria lol não vai mexer muito ...

e este é o problema em Portugal é que quando rebentar quem vive bem é que vai pagar e começar a viver mal lol é disso que todos temos medo e estamos a atirar areia aos nossos proprios olhos .

no limite a Grécia leva com embargos de tudo e mais alguma coisa.....e depois faz o que? mesmo essas pessoas com dinheiro como refere, de que lhes serve o dinheiro se nao ha nada para comprar? no limite isto pode vir a acontecer..... portanto é bom que a grecia pense muito bem no que quer fazer.....

eu acho que ha por aí muita gente que ainda nao percebeu que hoje em dia domina-se páises sem ter que levantar uma unica arma!

enquanto existir dinheiro no mundo, seja de que forma for, é isso que manda! e contra isso nao se luta....
  9.  # 112

lover lover

até parece que não conhece aquele dito bancário: se deves 1000 ao banco tens um problema, se deves 1000000 quem tem o problema é o banco.

deixe lá os gregos

já temos por aqui muito a roubar oficiosamente, a conta da agua, do gas da electricidade os seguros etc, são uma tortura, duvido muito que estas empresas tenham baixado os seus níveis de vida, portanto continuo a dizer que a austeridade não é para todos.
    ah essas empresas dizem que os custos e as despesas aumentaram, será?? ora se as pessoas estão a ganhar menos os novos salários são menores, o numero de empregados baixou, então porque aumentam sempre e continuam tão caras estas coisas essenciais da vida corrente.
  10.  # 113

Colocado por: FranklinPerdido por 100 perdido por 1000. Acho que neste momento não são os gregos que estão aflitos, são os seus credores. Os gregos já fizeram o caminho do purgatório, os credores estão no inicio, olham o horizonte e veem uma longa e ingreme caminhada.
    Concordam com este comentário:treker666

isso seria verdade se a grecia nao precisasse de se financiar depois ...
    • eu
    • 29 janeiro 2015

# 114

Colocado por: rafaelisidoropodem claro que podem , podem piorar para quem tem dinheiro na Grecia sendo que 50 % vive no limite da miséria lol não vai mexer muito ...

E os poucos que ainda têm algum dinheiro, também não são gregos?

O que é melhor? 30% de pobres ou 80% de pobres?
  11.  # 115

O economista Paul Krugman considera que o problema da Grécia deriva das más opções feitas pelos credores internacionais e classifica os planos do Syriza como “realistas.” Para o antigo prémio Nobel da economia, a Europa deveria dar uma oportunidade [a Tsipras] para acabar com o pesadelo do país”.
    Na habitual coluna de opinião de Paul Krugman no New York Times, o prémio Nobel começa por realçar que Alex Tsipras, líder do Syriza, "que está em vias de se tornar primeiro-ministro da Grécia", "será o primeiro líder europeu a ser eleito sob a promessa de desafiar as políticas de austeridade".

No artigo publicado esta segunda-feira no jornal norte-americano, o conhecido economista alerta que "haverá muita gente, certamente, a avisá-lo [Tsipras] para abandonar essa promessa e comportar-se ‘responsavelmente’".

No entender de Paul Krugman, todo o processo grego, que culminou agora na vitória do Syriza nas eleições parlamentares deste domingo, teve início em 2010 com o primeiro memorando de entendimento, "um documento assinalável, no pior dos sentidos". Krugman recorda que a troika acreditava que a "Grécia poderia aplicar duras medidas de austeridade com pequenos efeitos no crescimento e emprego", isto numa altura em que o país "já estava em recessão".

"A Grécia tem pago o preço por essas ilusões", sustenta o colunista do New York Times. Conhecido pelas fortes críticas dirigidas aos dirigentes europeus pela forma como tentaram combater a crise das dívidas soberanas que sucedeu à crise financeira internacional, Krugman conclui que aquilo a que se assistiu na Grécia desde então foi "um pesadelo económico e humano".

No entender do economista norte-americano, "nada está mais longe da verdade" do que a ideia de que o que falhou na Grécia foi a incapacidade de Atenas "para efectuar os cortes prometidos". Até porque o Executivo helénico "cortou a despesa pública muito mais do que se poderia prever".

O problema derivou do facto de tanto "a Comissão Europeia como o Banco Central Europeu terem decidido acreditar no conto de fadas da confiança – defender que os efeitos directos da destruição de emprego provocados pelos cortes na despesa seriam mais do que compensados por um surto de optimismo no sector privado".

Portanto, agora que "Tsipras venceu com estrondo", Paul Krugman não acredita que o líder do Syriza possa ser demovido pelos líderes europeus até porque "eles não têm credibilidade". Krugman vai mais longe e antecipa que a coligação de esquerda radical possa até nem ter um programa suficientemente diferente face ao até agora seguido.

"O problema com os planos do Syriza poderá ser que não sejam suficientemente radicais". Porque "um alívio da dívida e uma redução da austeridade podem diminuir a angústia económica, mas é duvidoso que seja suficiente para garantir uma forte recuperação", defende Paul Krugman.

Portanto, clamar "por uma grande mudança" como fez Tsipras "é bem mais realista" do que as alternativas defendidas pelas instituições europeias. Por esse motivo, Krugman acredita que "o resto da Europa deveria dar uma oportunidade [a Tsipras] para acabar com o pesadelo do país".
  12.  # 116

Colocado por: Billy_BoyA S&P também já cortou o rating dos EUA. Big deal.

Sim, teve exactamente o mesmo resultado, quando os EUA queriam renegociar a dívida com a Troika, não foi?
    Para reforçar a posição negocial da Grécia é genial ...

(Já agora, uma das condições para aceder ao QE é pelo menos uma empresa de rating dar notação de investimento...

Os bancos gregos também agradecem, visto que não estão longe de perder acesso ao BCE)
  13.  # 117

Colocado por: Billy_Boy

E isso é bom?

Nao é bom nem mau, é o que é: emprestaram e não querem ficar a arder, nem abrir precedentes que se alargam automaticamente a Portugal e Irlanda.
  14.  # 118

Colocado por: cla_pereira

Só deduzo com isto que para si também podia voltar Salazar. Mais um bilhete para o Tarrafal.

Explique lá a diferença entre o Salazar e aquele "animal" Norte Coreano?
  15.  # 119

Colocado por: marco1lover lover

até parece que não conhece aquele dito bancário: se deves 1000 ao banco tens um problema, se deves 1000000 quem tem o problema é o banco.

esse ditado nao existe..... se deve 1000 ao banco tem um problema.....se deve um milhao o problema passa a ser dos contribuintes..... tem duvidas?

na grécia é igual....
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 120

Colocado por: loverscoutno limite a Grécia leva com embargos de tudo e mais alguma coisa.....e depois faz o que? mesmo essas pessoas com dinheiro como refere, de que lhes serve o dinheiro se nao ha nada para comprar? no limite isto pode vir a acontecer..... portanto é bom que a grecia pense muito bem no que quer fazer.....
    embargos de quem ? da Alemanha ... lol tão se a Russia até já pisca o olho !!!!mas a Russia não tem nada para oferecer e nós ?????

Colocado por: loverscouteu acho que ha por aí muita gente que ainda nao percebeu que hoje em dia domina-se páises sem ter que levantar uma unica arma!
    oh se há , eu tenho dito isso todo o ano que se passou e o ano que se está a passar continuo com a mesma historia e todos nós queremos é Mercedes ...

Colocado por: loverscoutenquanto existir dinheiro no mundo, seja de que forma for, é isso que manda! e contra isso nao se luta....
    reparou como esta frase anula parte da sua ideia que referiu no seu primeiro ponto ... o dinheiro não é tudo , valores estrategas é mais importante que dinheiro , poder politico é mais importante que dinheiro , a nossa cabeça é mais importante que dinheiro ... não se come dinheiro .

0.0683 seg. NEW