Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Para responder a uma duvida importantíssima, gostaria da opinião de quem tem experiência com crédito construção na CGD ou no Santander, e qual a relação com ambas as instituições e qual a melhor para "trabalhar" durante a construção duma moradia.

(Sabendo à partida que as condições são muito semelhantes em termos de empréstimo spread etc, a única diferença substancial é na indexação à euribor que no Santander é a 12 meses e na CGD a 6)
  2.  # 2

a euribor a 12 meses está sensivelmente no dobro da euribor a 6 meses e como não se preve a curto e médio prazo um subida generalizada nas taxas provavelmente a de 6 meses é mais atractiva do que a 6 meses.
  3.  # 3

eu estou a trabalhar com a cgd e ate agora tem sido impecavel.
    consegui spread de 2,5% para construçao com prazo a 40 anos.
  4.  # 4

Colocado por: valtoreseu estou a trabalhar com a cgd e ate agora tem sido impecavel.
    consegui spread de 2,5% para construçao com prazo a 40 anos.

e qual foi a percentagem que emprestaram face à avaliação/orçamento?
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantos

e qual foi a percentagem que emprestaram face à avaliação/orçamento?

eu julgo que a CGD emprestava até 80% do valor da avaliação (mas não tenho a certeza porque não andei próximo desses limites)
  6.  # 6

para compra sim, andava nos 80%, para construção deve ser mais baixo.

por exemplo no bpi para construção a percentagem anda nos 60%
  7.  # 7

Colocado por: pauloagsantospara compra sim, andava nos 80%, para construção deve ser mais baixo.

talvez tenha razão.
    o ideal era contactar varios bancos e perceber quais as melhores condições.
    Onde me ofereceram melhores taxas foi no montepio e na CGD.
    Mas o BancoBIC tambem anda agressivo (a mim fez-me 2,9%, contra 2,4% do montepio e 2,5% da CGD).
    Ter em conta tambem valores de seguros e afins. Geralmente na CGD é mais barato pelo que pagamos menos ao fim do mes, mesmo com spread ligeiramente superior.
  8.  # 8

Colocado por: pauloagsantospara compra sim, andava nos 80%, para construção deve ser mais baixo.

depende muito se ja tem terreno se vai adquirir terreno com o emprestimo habitação/construção!
  9.  # 9

Tenha atenção com os seguros, podem chegar acima de 1/4 do valor do emprestimo mensal.
  10.  # 10

Montepio? Nao sabia que emprestavam para construcao com spread tao baixo 2.4
  11.  # 11

Colocado por: pauloagsantosa euribor a 12 meses está sensivelmente no dobro da euribor a 6 meses e como não se preve a curto e médio prazo um subida generalizada nas taxas provavelmente a de 6 meses é mais atractiva do que a 6 meses.

Nao consegui perceber, repetiu os 6 meses... Sera a de 6 meses é mais atrativa que a de 12?
  12.  # 12

Colocado por: aveirinhoMontepio? Nao sabia que emprestavam para construcao com spread tao baixo 2.4

sim, era o que me faziam (e nem sou cliente deles). Isto em Novembro de 2014.
    • AK
    • 30 janeiro 2015

# 13

Tenho acompanhado alguns tópicos sobre este assunto e entretanto surgiu-me uma dúvida.
    Podemos consultar outros bancos para comparar custos e condições, no entanto de que forma é que o banco onde não somos clientes nos recebe e que exigências faz logo à partida?
  13.  # 14

Colocado por: AK
    1. Podemos consultar outros bancos para comparar custos e condições, no entanto de que forma é que o banco onde não somos clientes nos recebe e que exigências faz logo à partida?

se for bom negócio para eles (emprestar um valor baixo para o valor da avaliação), até andam atrás de si.
    Se for mau negócio e com poucas garantias, provavelmente não se vão interessar muito pelo caso.

De qualquer forma eu na CGD tive spreads iniciais de quase 4% (banco onde sou cliente). Insisti para baixarem, mostrei comparativos, e mesmo assim diziam que não conseguiam acompanhar. Depois de umas 4 ou 5 tentativas lá decidiram mandar o pedido para os serviços centrais a pedir um spread de 2,5% e aprovaram.
    Tentei fazer o mesmo no BPI e foram uns arrogantes de m****. Paciência.
    Temos que apertar com eles. Uns cedem, outros não cedem.
  14.  # 15

2,5 para a construção é baixíssimo. Chega a ser mais baixo que a maioria dos créditos à habitação.
  15.  # 16

Colocado por: tostex2,5 para a construção é baixíssimo. Chega a ser mais baixo que a maioria dos créditos à habitação.

os spreads baixaram muito...
    No caso da CGD foram arrancados a ferro, mas no montepio e no santander foi logo o valor que deu na simulação sem sequer negociar.
  16.  # 17

Eu sei que sim, mas no CH. O risco à construção é sempre superior, portanto esse spread é muito bom.

Claro que era preciso olhar para a TAER para ter uma visão mais global e olhar para o cross selling.
    • AK
    • 30 janeiro 2015

# 18

Também tenho essa opinião sobre o BPI e até é o banco com que trabalho à mais anos. Dos bancos com que trabalho neste momento o Totta é o que dá melhores condições, mas como vou consultar o Montepio e Bic surgiu-me a pergunta anterior.
    Antigamente o histórico era importante, sendo assim num banco como cliente novo isso já não vai acontecer.
  17.  # 19

Colocado por: tostex
    1. Claro que era preciso olhar para a TAER para ter uma visão mais global e olhar para o cross selling.

A TAER no caso da CGD não agrava muito.
    Os seguros são dos mais baratos. No caso do montepio por exemplo davam uma taxa de 2,4% mas depois com seguros e afins ficava bem mais caro que os 2,5% da CGD.
    No caso do cross sell, apenas me pediram domiciliação de ordenado (que ja tinha), 2 ou 3 autorização de débito de contas mensais (após a obra), cartão de debito e credito (que ja tinha), e o seguro da casa e de vida (que são dos mais baratos como disse antes).

No caso do montepio obrigavam a mais coisas, nomeadamente ser associado pagando aquela mensalidade parva só por ser associado e a seguros bem mais caros.
    • tnjp
    • 30 janeiro 2015

# 20

Nao consegui perceber, repetiu os 6 meses... Sera a de 6 meses é mais atrativa que a de 12?

Não fará grande diferença no total de juros a pagar.
    A diferença entre a euribor a 6 e 12 meses é o prazo em que a taxa de juro é revista. Como a taxa é calculada tendo em conta médias aritmétricas, no final do empréstimo vai bater ao mesmo.
    Digamos que quanto menor for o prazo da euribor mais volatil será a prestação. Por exemplo, com uma euribor a 3 meses a prestação será revista a cada três meses reflectindo possíveis subidas e descidas. Com uma euribor a 12 meses, mantém a mesma prestação durante um ano e quando for revista irá reflectir a média da taxa daquele ano.

0.0210 seg. NEW