Iniciar sessão ou registar-se
    • MFND
    • 30 janeiro 2015 editado

# 1

Olá! Sou nova por estes lados e precisava da vossa ajuda para resolver um problema, que tenho no wc.

Há mais ao menos um ano, comecei a ter problemas de "humidade" (julgava eu), no wc. O meu wc tem cerca de 5m quadrados e uma(s) janela(s) dupla. Quando o tempo está ameno tomamos duxe com a janela aberta, mas nesta altura do ano é quase impossível. Depois de o teto começar ficar com manchas de humidade, ouvimos falar que se colocássemos um teto falso, com um extrator, isso se iria resolver e que a humidade não se iria depositar no teto falso. Em setembro colocamos o tão desejado teto falso, e o respetivo extrator. Como temos um desumificador cá em casa, por vezes, até tomávamos duche com ele ligado e deixavamo-lo ligado um pouco depois de tomarmos duxe. Mas a verdade é que o teto falso já está todo manchado com pintas de humidade. Humidade essa que é devido à condensação dos banhos, deduzimos nós!

Foi-nos sugerido que se calhar, como o wc era muito frio,(alias a casa toda!) era preciso "aquecer o wc" durante os banhos, para dissipar o vapor da água. Para tentar resolver o problema, compramos um ventilador vertical para wc e fixamo-lo na parede a cerca de 2m de altura. Quando vamos tomar duche, ligamo-lo antes um pouco.

Ora a verdade é que as coisas pioraram e bastante! As paredes começaram a ficar todas molhadas, e até escorrem água, e nem o ventilador as consegue secar. Neste momento tenho o desumidificador para arranjar, o que não me dá muitas opções para tentar resolver o problema.

Depois de tomarmos duche abro sempre as janelas, para tentar secar o máximo as paredes, e ao fim de umas horas, lá acabam por secar!

Gostava que me ajudassem com sugestões para tentar resolver o problema, pois é uma situação bastante incómoda.
  1.  # 2

Se ainda aquece mais o ar piora a sua situação, a recirculação do ar não adianta nada.
    só consegue resolver isso com isolamento para a envolvente que dá para o exterior e com uma adequada renovação do ar ( troca de ar).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MFND
  2.  # 3

Uma hipotese barata, será a colocação de um extrator temporizado e com higrometro de ar na janela, se for possivel!!! pode não ser se estiver dentro do volume de segurança da banheira/ duche.
  3.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasUma hipotese barata, será a colocação de um extrator temporizado e com higrometro de ar na janela

Interessante! Desconhecia este tipo de possibilidade.

Pode dar um exemplo/referência de um higrometro? E em que tipo de casas se pode comprar?

Quando ao ventilador é um normal, certo? (que será então comandado pelo higrometro?)
  4.  # 5

Colocado por: MFNDouvimos falar que se colocássemos um teto falso, com um extrator, isso se iria resolver e que a humidade não se iria depositar no teto falso

Colocado por: MFNDFoi-nos sugerido que se calhar, como o wc era muito frio,(alias a casa toda!) era preciso "aquecer o wc" durante os banhos, para dissipar o vapor da água.

O seu problema é que anda muito mal aconselhada. Aconselho-a a mudar de conselheiros
    Concordam com este comentário: bodrelhos
  5.  # 6

Página de produto:
    http://www.solerpalau.pt/product.jsp?PRODUCTID=159&CATEGORYID=42
    e o catalogo do produto:
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/pt_917_921_edm_fid5686.pdf

Pode e deve haver outros modelos soluções, mas só conheço esta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  6.  # 7

Muito interessante.

Esse catálogo não tem preços. Haverá também disponível um catálogo com preços e referências para poder encomendar à distância?
    • MFND
    • 1 fevereiro 2015

# 8

Boa noite,

caro Pedro Barradas, obrigado pelos conselhos. Como poderei fazer a renovação de ar? Tenho experimentado deixar as janelas e a porta, abertas um pouco, ao mesmo tempo que tenho o termoventilador ligado, e parece ajudar, mas quando se sai do duche, sente-se uma ligeira corrente de ar...
    O extrator que tenho instalado é este...

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Climatizacao/Ventilacao/14171766.aspx

que nos foi recomendado pelo empregado da respetiva secção da loja.

O sistema que me sugere da SolerR & Palau, dá para colocar no teto? Sabe o preço?

Como é que eu consigo calcular o caudal, para saber qual é o extartor adequado?!
  7.  # 9

A minha solução para ter zero bolores no WC é:
    Verão: abrir a janela no final do banho, a pouca condensação é rapidamente eliminada.
    Inverno: WC aquecido pelo termoventilador para conforto (temperatura a rondar 22ºC), desumidificador ligado e janela e porta fechada (para não ir ar húmido para outras divisões). Depois do banho tomado, aquecimento desligado, mas o desumidificador fica ligado e irá desligar quando atingir a % de humidade configurada, chega a estar umas horas ligado e depois funciona em modo liga/desliga sempre que detecta que a humidade subiu acima do valor configurado.

Ou seja, o que causa os bolores não é ter condensação durante o banho, é o facto de que horas e horas depois do banho, o ar continua muito húmido e a bicharada gosta é disso, inclusive se tiver as toalhas molhadas dentro do WC a secar, a água destas está constantemente a evaporar.
    O desumidificador a funcionar por um período suficiente para controlar a humidade é que é o factor chave.

Tomamos banho à noite, de manhã está tudo seco, incluindo as toalhas.

Se é uma solução perfeita, não sei, tem custos, o desumidificador ainda chega a representar um gasto diário de cerca de 0,20€, mas os resultados são muito bons. Conforto e zero bolores.
    Concordam com este comentário: FD
  8.  # 10

Fiquei sem perceber se o extractor esta ligado ao exterior ou simplesmente fica na caixa de ar do tecto falso!

Caso não esteja ligado ao exterior, está aí o problema!
  9.  # 11

Colocado por: klinker
    Caso não esteja ligado ao exterior, está aí o problema!
    É como varrer para debaixo do tapete!
    • MFND
    • 2 fevereiro 2015

# 12

Sim, o extrator está ligado ao exterior!

Caro Filipe Oliveira, obrigado pelos conselhos. Temos um desumidificador

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Climatizacao/Tratamento-do-ar/16745092.aspx

Já experimentamos tomar duche com o desumidificador ligado, ainda não tínhamos o termoventilador, e mesmo assim as manchas surgiram na mesma :(

Qual é o valor de humidade ideal para se ter num wc? Posso ter o desumidificador ligado em simultâneo com o termoventilador? Não prejudica a qualidade do ar?

0.0145 seg. NEW