Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou um seguidor deste fórum desde longa data e aprendi muito com as opiniões aqui demonstradas por todos.
    No entanto tenho um dilema que preciso de ajuda de quem entenda do assunto.
    Comprei uma moradia no ano passado r/c e 1º andar com cerca de 190m2. Tenho aquecimento central com um recuperador de calor marca Solius Moderno 750, depósito de 300L e 10 convectores com cerca de 12 elementos/cada.

    A nivel de convectores e a temperatura ambiente criada por estes não tenho qualquer reclamação. O que tenho sérias duvidas é com o desempenho directo do recuperador instalado na sala... Tenho um pequeno medidor de temperatura na área do recuperador e com ele ligado não consigo ultrapassar os 18º...

    Sentados no sofá a 3 mts de frente ao recuperador nao conseguimos sentir calor nenhum...

    Tenho lido que todas as hottes devem ter grelhas para distribuição e aproveitamento do calor aí criado o que não acontece no meu... Também verifiquei que o meu tubo de exaustão está todo forrado com lã de rocha...

    É normal? Como poderia melhorar substancialmente o desempenho?

    Ricardo

    Anexo algumas fotos do exterior e interior da instalação...
      IMG_0061.JPG
  2.  # 2

    Interior da hotte
      IMG_0051.JPG
  3.  # 3

    +
  4.  # 4

    +
      IMG_0062.JPG
  5.  # 5

    +
      IMG_0054.JPG
    • leiria
    • 31 janeiro 2015 editado

     # 6

    Boa noite Rcaixa,
    É normal que a 3 metros não receba calor do recuperador. Não se esqueça que é um recuperador a água, e não tem ventilação-
    Da forma como está instalado, com o tubo da chaminé bem coberto para não se constipar, e provavelmente o recuperador também deve de estar forrado com lã de rocha. Se retirar toda a lã de rocha dentro da hotte, e colocar 2 grelhas a parte de baixo 30 x 15 e outras 2 a parte de cima sem duvida que irá ter muito mais calor na sala, mas o ideal seria meter uma entrada de ar exterior e um ventilador-
    Dê uma vista de olhos nesta instalação:
    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
  6.  # 7

    Colocado por: leiriaBoa noite Rcaixa,
    É normal que a 3 metros não receba calor do recuperador. Não se esqueça que é um recuperador a água, e não tem ventilação-
    Da forma como está instalado, com o tubo da chaminé bem coberto para não se constipar, e provavelmente o recuperador também deve de estar forrado com lã de rocha. Se retirar toda a lã de rocha dentro da hotte, e colocar 2 grelhas a parte de baixo 30 x 15 e outras 2 a parte de cima sem duvida que irá ter muito mais calor na sala, mas o ideal seria meter uma entrada de ar exterior e um ventilador-
    Dê uma vista de olhos nesta instalação:
    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/


    NÃO esqueçer que se tirar a lã pode por em risco as valvulas de segurança ou tubos que estão perto,pois com o calor podem ir a vida,se tirar a lã que seja so uma partida em cima!
  7.  # 8

    Obrigado pelos comentários.
    Efectivamente estou a ver que será mais complicado do que pensava.
    A grelha para colocar na hotte (superior) já a comprei, medida 30x15.
    Retirar aquela lã toda é que parece que não é para mim :)
  8.  # 9

    Colocado por: rcaixaObrigado pelos comentários.
    Efectivamente estou a ver que será mais complicado do que pensava.
    A grelha para colocar na hotte (superior) já a comprei, medida 30x15.
    Retirar aquela lã toda é que parece que não é para mim :)

    Aquilo não è nada dificil de retirar e se esta preocupado com a saude não se preocupe que è como ir ao deserto do Sara e respirar numa tempestade de areia durante 3 minutos,tem pessoas que a respiram 8 horas por dia!se fosse a si tirava para ai um metro do que esta em cima!
  9.  # 10

    Tenho "acudido" a vários amigos em situações do gênero.

    Uma das coisas que sempre faço é retirar a lã de rocha. Toda.

    Para proteger os plásticos uso um tecido para altas temperaturas. Não sei o nome daquilo. Acho que é do mesmo material que se usa nas juntas da porta do recuperador.

    Mas abrindo os grelhas para convecção do ar a temperatura dentro da hotte diminui muito. Com proveito para o aquecimento da divisão claro está.

    E não ter estas grelhas de convecção, na minha opinião, é um erro grosseiro. Não há argumento que justifique a sua ausência.


    Quanto à temperatura que referiu de 18º é um valor muito estranho. Isso são temperaturas de água fria. Diria que esse termómetro está avariado... ou então a sonda mal colocada...
 
0.0139 seg. NEW