Iniciar sessão ou registar-se
    • rmpm
    • 31 janeiro 2015 editado

     # 1

    Ola. Alguém recentemente conseguiu pedir crédito à habitação sozinho?

    Pedi 40000€ no Montepio com a minha mãe como fiadora (ela tem basicamente os mesmos rendimentos que eu mas vai fazer 73 anos) mas estou um bocado nervoso sobre a possibilidade de o conseguir. Não tenho dividas e estou efectivo no emprego mas não sei que requisitos para eles sejam essenciais, e que venham a recusar-me o empréstimo. Alguém com algum feedback parecido? Obrigado
  1.  # 2

    Eu estou a tratar de um caso igual. Pedi sozinho e sem fiadores. As minhas condições foram:
    Preço da casa:145000
    Minha proposta:127000
    Entrada:30000
    Imóvel do banco!
    Ja sou cliente deles à uns anos.
    Taxa de esforço: 42%
    Ainda não tenho IRS mas apresentei uns recibos como prova de rendimentos (só em maio vou fazer a primeira declaração de IRS) tinha outras declarações mas ja são um pc antigas.
    Tive sempre o apoio de uma imobiliária incansável para me ajudar pois tb querem fazer a venda.

    A resposta do banco foi:
    Eu ter que fazer mais dois seguros...

    De momento falta a escritura...
  2.  # 3

    Eu fiz o meu sozinho e não tive problemas. Tive fiadores (os meus pais)
  3.  # 4

    Colocado por: pedro_pxEu estou a tratar de um caso igual. Pedi sozinho e sem fiadores. As minhas condições foram:
    Preço da casa:145000
    Minha proposta:127000
    Entrada:30000
    Imóvel do banco!
    Ja sou cliente deles à uns anos.
    Taxa de esforço: 42%
    Ainda não tenho IRS mas apresentei uns recibos como prova de rendimentos (só em maio vou fazer a primeira declaração de IRS) tinha outras declarações mas ja são um pc antigas.
    Tive sempre o apoio de uma imobiliária incansável para me ajudar pois tb querem fazer a venda.

    A resposta do banco foi:
    Eu ter que fazer mais dois seguros...

    De momento falta a escritura...


    Sem querer meter-me na sua vida, não acho 42% de taxa de esforço demasiado elevado e arriscado?
    Nunca deveria passar dos 30% para poder ter um vida financeira saudável...
  4.  # 5

    Colocado por: Rodri12

    Sem querer meter-me na sua vida, não acho 42% de taxa de esforço demasiado elevado e arriscado?
    Nunca deveria passar dos 30% para poder ter um vida financeira saudável...


    Sim, 42 é mesmo muito elevado tendo em conta a volatilidade das taxas nos ultimos anos. A minha principal preocupação é mesmo amortizar até conseguir uma taxa de esforço bastante inferior...
    Concordam com este comentário: Rodri12
    • rmpm
    • 1 fevereiro 2015

     # 6

    Já agora outra questão:

    Os bancos tÊm aquelas despesas iniciais que dizem ser obrigatório pagar mesmo que não haja contratação. Mas o que é que eles entendem por contratação? Se me rejeitarem o crédito eu tenho de pagar tudo na mesma e depois se for a outro banco torno a pagar tudo de novo?
  5.  # 7

    é o preço que eles cobram pela avaliação do imovel mais o imenso e exaustivo trabalho que tem só pra lhe dizer se você é um ''bom investimento'' para o banco ganhar dinheiro ou é um investimento que não lhes vale a pena o risco...
  6.  # 8

    Colocado por: pedro_pxé o preço que eles cobram pela avaliação do imovel mais oimenso e exaustivotrabalho que tem só pra lhe dizer se você é um ''bom investimento'' para o banco ganhar dinheiro ou é um investimento que não lhes vale a pena o risco...


    e acha mal? se nao concordam com os bancos façam como o socrates... peçam dinheiro emprestado aos amigos para comprar casa!
  7.  # 9

    Não disse que achava nem mal nem bem.
    Eu também trabalho e faço questão de que o meu trabalho seja pago...
  8.  # 10

    Sim, é possível. Eu tenho 2 CH e estou sozinho em ambos. Tudo depende dos seus rendimentos, taxa de esforço e poder de negociação. Num deles o gerente de conta começou a falar-me de ser melhor incluir fiadores no CH e respondi-lhe prontamente que ou me faziam o CH sem fiadores ou eu ia escolher outro banco.
  9.  # 11

    tudo depende da taxa de esforço.
    dai depende os rendimentos, idade, etc
    eu tenho 2 sozinho sem fiadores
  10.  # 12

    42% de taxa de esforço é muita fruta.

    Fica muito exposto à subida das taxas de juro.

    Diz que quer ir amortizando, mas é verdade que se for amortizando não faz nenhum poupança significativa e se tiver que trocar de carro o dinheiro vai faltar e com outro crédito fica sem dinheiro nenhum para viver.

    Não se esqueça que esses 42% ainda vão subir, porque existem custos acrescidos de uma casa, que não estão relacionados com a casa como o IMI o condominio.

    .
    Concordam com este comentário: Rodri12
  11.  # 13

    Colocado por: pauloagsantos42% de taxa de esforço é muita fruta.

    Fica muito exposto à subida das taxas de juro.

    Diz que quer ir amortizando, mas é verdade que se for amortizando não faz nenhum poupança significativa e se tiver que trocar de carro o dinheiro vai faltar e com outro crédito fica sem dinheiro nenhum para viver.

    Não se esqueça que esses 42% ainda vão subir, porque existem custos acrescidos de uma casa, que não estão relacionados com a casa como o IMI o condominio.

    .
    Concordam com este comentário:Rodri12


    A luz, a água, gás, alimentação, gasóleo/gasolina/transportes públicos, uma ou outra saída (jantar,cinema,discoteca)...
    Eu acho demasiado arriscado... No entanto o modo de vida da pessoa pode dar para isso, pode ter refeições em casa de familiares, pode não gostar de sair, etc, etc. Tudo depende do modo de vida de cada um
  12.  # 14

    no entanto pela conversa o banco está disposto a emprestar o dinheiro, desde que faça mais dois seguros, pelo que o fiador apresentado deve ser um bom fiador.
  13.  # 15

    Colocado por: Rodri12 Tudo depende do modo de vida de cada um


    e ate se pode dar o caso de ter outros rendimentos nao declarados (embora para o banco tenha pouco interesse)....e conseguir poupar muito para amortizar! caso muito tipico....tambem!
    Concordam com este comentário: Rodri12
    •  
      FD
    • 2 fevereiro 2015

     # 16

    Colocado por: rmpmSe me rejeitarem o crédito eu tenho de pagar tudo na mesma e depois se for a outro banco torno a pagar tudo de novo?

    Exacto.

    Essa despesa tem três funções:
    - ganhar dinheiro
    - pagar um serviço que é prestado
    - "afastar" os clientes que só pediam empréstimos para ver se eram aprovados
  14.  # 17

    Colocado por: valtoresEu fiz o meu sozinho e não tive problemas. Tive fiadores (os meus pais)


    Assim entendo melhor o teu spread bombástico. :)
  15.  # 18

    Colocado por: tostex

    Assim entendo melhor o teu spread bombástico. :)


    como assim? fazer um credito sozinho da melhor spread?
  16.  # 19

    Não, ter fiadores diminui substancialmente o risco. Os fiadores são solidários na dívida, o que diminui substancialmente o risco do banco.
    Concordam com este comentário: valtores
  17.  # 20

    Colocado por: tostexNão, ter fiadores diminui substancialmente o risco. Os fiadores são solidários na dívida, o que diminui substancialmente o risco do banco.
    Concordam com este comentário:valtores


    pois eu sem fiadores e com o meu rendimento nem conseguia provavelmente que fosse aprovado.
    posso estar enganado, mas tenho ideia que na maior parte dos casos ha fiadores.
 
0.0212 seg. NEW