Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    nao estou a conseguir ligar isto e deixo o esquema aqui:


    Nao sou electricista... mas pensei que ligar 2 ou 3 fios nao fosse assim tao complicado LOL
    Alguem me explicar que cores ligo

    SL
    N
    L

    ????
    Este extractor tem temporizador e sensor de humidade. Regulei para ele disparar aos 95% de humidade, e trabalhar 1m (apenas para teste)
      C360_2015-02-01-13-42-00-746.jpg
  2.  # 2

    Neutro azul

    Linha preto/castanho

    Switch line preto/castanho

    O switch line e o que aciona o extrator. Pode ligar a lâmpada da casa de banho, o extrator so funciona com a luz acesa.
  3.  # 3

    Obrigado desde já.

    Vamos supor duas situações (eu tenho possibilidade de ligar o extractor a uma lampada, ou ligar sozinho apenas):

    1 situação: definido a humidade de 95%, e estando o extractor ligado directamente à corrente (sem lampadas pelo meio), o sensor irá ligar e desligar sozinho assim?
    N- com o Azul
    L- com o Preto
    SL- com o Preto (tinha que passar outro cabo certo?)

    2 situação: ligando o extractor, em conjunto com a lampada, como montar os fios de forma a que ele trabalhe independente da lampada, ou seja, quer a lampada esteja ligada ou desligada, o sensor irá ligar ou desligar de acordo com a humidade? (assim evitava-se que cada pessoa que ir à casa de banho o extractor entre em funcionamento)
  4.  # 4

    Há coisas engraçadas! Estes dias também tenho andado às voltas com um extractor lol
    E também deu luta! Mas já consegui por a funcionar (só tem temporizador, mas penso que não seja muito diferente).

    No meu caso ele tem de arrancar quando ligo as luzes. Mas depois de as desligar, fica a trabalhar por um determinado tempo.
    Isto só pode acontecer se a fase (fio que vais ligar ao L) tiver corrente de forma contínua.
    Como no meu caso, há um interruptor pelo meio para accionar as luzes, tive de fazer mais uma ligação a meio do percurso...

    Mas no teu caso, se tens um interruptor que podes utilizar apenas para o extractor, isso deve tornar as coisas mais fáceis (à partida) - basta que o fio da fase (L) faça a ligação directamente à caixa para teres corrente sempre a passar (isso é que vai permitir que o extractor fique a trabalhar depois de desligares o interruptor e inicie sozinho quando detectar X percentagem de humidade).
    Os restantes são ligados nos respectivos bornes... Neutro no meio e o que sobrar no Sl. Deverá funcionar...
  5.  # 5

    Pois Kronnuz,
    eu nao percebo nada de electricidade, mas vou fazendo o que se pode cá por casa, coisas simples. Este extractor é que pronto, me ultrapassa.

    Actualmente o que consegui foi:
    ao ligar a lampada do tecto (ao qual o extractor liga tambem), o extractor começa logo a fucionar... Desligo a lampada, e ele passado 1m desliga o extractor. À primeira vista, isto estaria bom para ser usado por mim.
    O problema é que é uma casa de banho para turistas usarem, e eu ja sei que a luz vai ficar ligada muitas horas, logo, o extractor tambem, pois como o liguei agora ele nunca desliga com a lampada acessa.

    Dai já estar a colocar a hipotese de neutralizar a lampada do tecto, e deixar a lampada da parede, e orientar-me com o ponto de luz do tecto e ligar o extractor de forma a funcionar apenas com a humidade :P

    Já tiro uma foto para voces terem uma noçao da "cena" aha
  6.  # 6

    1º fotita
      C360_2015-02-01-19-38-22-103.jpg
  7.  # 7

    2º fotita
      C360_2015-02-01-19-38-57-768.jpg
  8.  # 8

    3º fotita
      C360_2015-02-01-19-39-46-671.jpg
  9.  # 9

    um reparo: cabo de colunas não serve para circuitos a 230V ac e muito menos estabelecidos em casa de banho,

    troque isso quanto antes.
    Concordam com este comentário: daniel.costa, ktm333
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  10.  # 10

    Pois, eu também não sou electricista lol e para momtar o meu tive a ajuda de um amigo, senão não me safava.

    Neste momento ele está ligado e a funcionar como devia certo? O problema é: quem o vai utilizar.

    Bom, se a lâmpada vai estar muitas horas ligada então o melhor é mesmo melhor descartares essa ligação e usares um interruptor só para o extractor.

    A questão é:
    Os interruptores estão próximos um do outro ou separados?

    É que se estiverem juntos, as pessoas vão experimentar um e outro e vão acabar por accionar o extractor... Nem sempre acontecerá, mas vai acontecer muita vez... Ou seja, vais ter o mesmo problema - utilização excessiva/desnecessária...

    Se estiverem bastante separados, então aí sim, vais ter benefício com este tipo de extractor.

    Caso contrário penso que não terá sido a melhor escolha... Teria sido preferível teres escolhido um que liga e desliga com interruptor...

    Em último caso, o que podes fazer é regular o temporizador para o mínimo e esperar que as pessoas, ao aperceberem-se que o accionaram, desliguem o interruptor... Ou não o deixem ligado quando sairem do WC...

    É que enquanto o interruptor estiver "ligado" o extractor não desliga... A função de temporização só é activada quando o circuito elétrico for aberto (acto de "desligar a luz"). Por isso é que ele não desliga enquanto a luz estiver acesa... Isso nunca irá acontecer.

    Isto é o que me faz sentido, peço que os experts do fórum me corrijam se estiver errado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cyberthug
  11.  # 11

    ok kronnuz,
    os dois interruptores estao proximos, mas isso conseguiria-se bloquear o interruptor do extractor.

    Vou fazer o teste de humidade com um pucaro a ferver de agua
  12.  # 12

    E esse extractor está a extrair para onde?

    Colocado por: master_chief
    Vou fazer o teste de humidade com um pucaro a ferver de agua
    Tome um banho que é igual e não tem desperdicio. :)
  13.  # 13

    Nao tomo banho :P nem uso esta casa de banho.
    Este extractor puxa para o telhado, está a sair de uma "chamine"

    puz um pouco de vapor e o sacana la disparou... foi bom...
    acho que terei que optar por retirar a ligaçao à lampada, e deixar apenas o extractor sozinho naquele interruptor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  14.  # 14

    Alguém conhece um extractor, que mesmo ligado à corrente, se tenha a possibilidade de desligar após x tempo?

    Trata-se de pessoa idosa que por vezes deixa a luz no WC ligada... e ele fica ligado... ao menos queria desligar o extractor já que a a luz... são Leds.
    Uma hipótese era colocar algo que ligasse com o movimento, mas não acho bem devido a várias situações que podem ocorrer.

    obrigado e parabéns aos Admins por este fórum!
    joão
 
0.0169 seg. NEW