Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia espero aqui encontrar as respostas as minhas duvidas com ajuda da experiencia e conhecimentos dos utilisadores deste forum.
    Estou num fase ja adiantada de construçao de moradia (cave e r/c) ambas teem 180m2, sendo k a cave metade sera garagem e a outra metade lavandaria e ecrritorio.
    A minha duvida é o sistema de aqueciemnto/arrefeciemento do andar r/c k tem 3 quatos, cozinha, uma sala e o hall. O sistema é bomba de calor (frio/quente) com o piso radiante hidraulico e com ventiloconvetores.
    A minha grande reticencia é o custo deste tipo de sistema que se eleva mt depressa, no orçamento vem 7 Ventiloconvectores (hall, cuzinha, 2 na sala pq a sala tem 50m2 e 1 em cada respetivo quarto o que faz 7.Agora gostava de saber se reduzindo para 4 VC e tb o cuto total n seria suficiente ja k os vc vao complementar o piso radiante.
    A minha ideia era um vc na cozinha, outro na sala, outro no quarto principal (suite) e o 4º vc no corredor k da para os outros 2 quartos.
    deixo em anexo a planta para ajuar a visualizaçao.
  2.  # 2

se tem piso radiante, porque é que esta a duplicar os sistemas??
    qual a razão para querer ventilo-convectores?
  3.  # 3

Boa noite Jorge Silva, obrigado pelo comentario.
    Pelo que tenho lido na net o piso radiante é mt eficaz qd utilizado para aquecimento mas menos qd para arrefeciemento. por isso pensei nos VC para colmatar. A casa é em Castelo Branco e mts vezes em agosto ou julho as temperaturas sobem alem dos 40 e as vexes nem á noite baixa dos 30. e foi essa a minha razao de vir aqui pedir concelhos , para saber se apenas 4 vc em vez de 7 dos propostos pela empresa seram suficientes para o arrefeciemento da casa.
    Mais uma vez obrigado pelo comentario
  4.  # 4

Colocado por: zeppelinPelo que tenho lido na net o piso radiante é mt eficaz qd utilizado para aquecimento mas menos qd para arrefeciemento

depende dos sistemas e da instalação, pois os pisos radiantes não são todos iguais.

mais vale optar por um sistema que execute ambas as funcionalidades sem duplicar equipamentos e custos.
  5.  # 5

Colocado por: zeppelinBoa noite Jorge Silva, obrigado pelo comentario.
    Pelo que tenho lido na net o piso radiante é mt eficaz qd utilizado para aquecimento mas menos qd para arrefeciemento. por isso pensei nos VC para colmatar. A casa é em Castelo Branco e mts vezes em agosto ou julho as temperaturas sobem alem dos 40 e as vexes nem á noite baixa dos 30. e foi essa a minha razao de vir aqui pedir concelhos , para saber se apenas 4 vc em vez de 7 dos propostos pela empresa seram suficientes para o arrefeciemento da casa.
    Mais uma vez obrigado pelo comentario

Tem esse calor todo, mesmo noturno, mas tem uma coisa muito boa: humidade residual baixa.
  6.  # 6

apostar num bom isolamento da casa é muito mas muito importante tambem!!
  7.  # 7

Colocado por: zeppelinPelo que tenho lido na net o piso radiante é mt eficaz qd utilizado para aquecimento mas menos qd para arrefeciemento. por isso pensei nos VC para colmatar. A casa é em Castelo Branco e mts vezes em agosto ou julho as temperaturas sobem alem dos 40 e as vexes nem á noite baixa dos 30. e foi essa a minha razao de vir aqui pedir concelhos , para saber se apenas 4 vc em vez de 7 dos propostos pela empresa seram suficientes para o arrefeciemento da casa.

Depende dos seus "niveis de conforto"... Com uma casa bem pensada (nada de sol a bater directamente nos vidros, nem asneiras dessas) e bem isolada e um sistema de PRH bem dimensionado e instalado, consegue de facto niveis de conforto muito interessantes em arrefecimento. Facilmente mantem a casa pelos 24 a 26ºC com temperaturas exteriores acima dos 32/34ºC. Pode paracer pouco mas não é, pelo menos para mim.
    Agora em Castelo Branco as coisas mudam um pouco... Aí sei de experiência própria que isso "aperta" no verão! Para as zonas comuns não creio que tenha problemas de conforto só com o radiante. Para mim a questão poderia se colocar a nivel dos quartos, pois é onde a mim pessoalmente o calor mais me incomoda.
    Ou seja, depende um pouco das necessidades de cada um e ao que se está habituado. Se já esta habituado a ter um AC a refrescar o seu quarto, vai ser dificil so o PRH lhe dar o conforto que precisa. Se está habituado a torrar por completo nessas noites, então vai achar o PRH perfeitamente suficiente e agradavel.
  8.  # 8

Como é que se tem sol e luminosidade em casa sem bater directamente nos vidros?
  9.  # 9

Colocado por: tostexComo é que se tem sol e luminosidade em casa sem bater directamente nos vidros?

Palas de ensombramento. Árvores de folha caduca, aquelas coisas dos cafés a dizer sagres!
    Concordam com este comentário: sergyio
  10.  # 10

Colocado por: tostexComo é que se tem sol e luminosidade em casa sem bater directamente nos vidros?

Palas bem dimensionadas. (protegem no verão, deixam o sol bater no inverno)
    Estores exteriores. (tapam qd precisamos, abrem qd o sol dá jeito)
    Concordam com este comentário: sergyio
  11.  # 11

Pois, eu estava a pensar mais nos apartamentos. É mais fácil pensar em palas para uma moradia, não?
  12.  # 12

é igual!
  13.  # 13

Em Barcelona usam uns toldos nos apartamentos.
  14.  # 14

Colocado por: jorgealves
    depende dos sistemas e da instalação, pois os pisos radiantes não são todos iguais.

mais vale optar por um sistema que execute ambas as funcionalidades sem duplicar equipamentos e custos.

O equipamento radiante é da marca Rotex, para frio e quente.
  15.  # 15

Colocado por: pacel

Tem esse calor todo, mesmo noturno, mas tem uma coisa muito boa: humidade residual baixa.

Sim la isso é verdade.
  16.  # 16

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Depende dos seus "niveis de conforto"... Com uma casa bem pensada (nada de sol a bater directamente nos vidros, nem asneiras dessas) e bem isolada e um sistema de PRH bem dimensionado e instalado, consegue de facto niveis de conforto muito interessantes em arrefecimento. Facilmente mantem a casa pelos 24 a 26ºC com temperaturas exteriores acima dos 32/34ºC. Pode paracer pouco mas não é, pelo menos para mim.
    Agora em Castelo Branco as coisas mudam um pouco... Aí sei de experiência própria que isso "aperta" no verão! Para as zonas comuns não creio que tenha problemas de conforto só com o radiante. Para mim a questão poderia se colocar a nivel dos quartos, pois é onde a mim pessoalmente o calor mais me incomoda.
    Ou seja, depende um pouco das necessidades de cada um e ao que se está habituado. Se já esta habituado a ter um AC a refrescar o seu quarto, vai ser dificil so o PRH lhe dar o conforto que precisa. Se está habituado a torrar por completo nessas noites, então vai achar o PRH perfeitamente suficiente e agradavel.

Em relaçao ao isolamento n optei pelo vidro triplo por havia um aumento de 30% e as paredes teem o "capoto" suponho k deve chegar, optem pelo aluminio em deterimento do moderno pvc, escolho aluminio de corte termico de uma gama media alta. o pvc tinha corte termico maior mas teem umas desvantagns enormes se aplicados em castelo branco onde o sol é bastante forte. as desvantagens essas saos a descoloraçao e as vezes a movimentaçao do mm devido ao calor. e como a casa tem janelas de 6 metros e outras de 3 e 4m suponho k o aluminio é mais fiavel. a casa fica virada pra sul mas as "paredes de vidros" e as grandes janelas estao orientadas para k so apanha sol durante a manha.
    Se n aplicar o VC no corredor k da para os 2 quartos vou ter k instalar un 5º vc e assim casa quarto ficava com um, mas a ideia era mm poupar um VC pq andam numa media de 1000 cada
  17.  # 17

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Palas bem dimensionadas. (protegem no verão, deixam o sol bater no inverno)
    Estores exteriores. (tapam qd precisamos, abrem qd o sol dá jeito)
    Concordam com este comentário:sergyio

A casa tem estores exteriores em td as janelas e portas menos nas duas janelas do lado direito (Hall e sala) a do hall tem 2m de comprimento por 0.60 de altura e a da sala 6m de comprimento por 0.60m de altura mas essas janelas so terao sol ate meio da manha. Se ajudar a planta dacasa esta no meu primeiro Post em pdf
  18.  # 18

Quero agradecer todos os comentarios, e ja começo a ter uma ideia. Sexta feira fim de tarde vou ter k dar uma resposta á empresa pq ha td uma pres-instalaçao dos VC antes dos tetos falços.
  19.  # 19

Deixe a pre instalação feita, mas nao coloque ja os VC. Passe um verao na casa para ver como corre
  20.  # 20

Colocado por: Pedro Azevedo78Deixe a pre instalação feita, mas nao coloque ja os VC. Passe um verao na casa para ver como corre

Nao da, os VC firacaram dentro do tecto falso e simplesmente havera uma grelha para a difusao, pq privilegiei a estetica do iterior. e disse nao aos radiadores laterais e AC e VC de instalaçao interior o kual a maquina esta a vista. fica uma imagem para dar a ideia como quero em termos de VC
      1466020_253666071455322_22215464_n.jpg

0.0183 seg. NEW