Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Venho pedir uma ajuda.

A minha casa é antiga e por baixo tem uma cave terrea q uso apenas para arrumaçoes.
    De uns tempos para ca apareceu-me humidades nas paredes das divisoes no andar de cima. Fui a cave e reparei que as paredes fontais principalmente na zona da porta estao molhadas ao toque. As paredes sao em pedra. A terra aparece humida.
    A parte de fora da casa não é terreno é cimento é tipo terraço.
    Chamei uma pessoa especializada em obras e deu-me uma soluçao.
    Disse que teria de abrir uma vala em toda volta das paredes da cave dentro e colocar uma massa propria impermeabilizante nas paredes colocar uma lona junto a parede e cobrir novamente c a terra. Depois disse que iria furar a pedra e colocar uns tubos drenantes de 20 em 20 cm em toda a parede. Disse q desta forma a parede seca e respira no futuro.

O que acham disto?
    Viavel ou não?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: Paul77Disse que teria de abrir uma vala em toda volta das paredes da cave dentro e colocar uma massa propria impermeabilizante nas paredes colocar uma lona junto a parede e cobrir novamente c a terra.

Gostei desta parte

Colocado por: Paul77Depois disse que iria furar a pedra e colocar uns tubos drenantes de 20 em 20 cm em toda a parede.

N percebi o alcance desta
    Concordam com este comentário: pacel
    • Paul77
    • 3 fevereiro 2015 editado

# 3

Pois tambem não percebi bem isso dos tubos.
    Ele disse q era para as paredes secarem mais rapido e respirarem.
    Depois de muito pesquisar na net apenas encontrei essa tecnica que se chama higroconvectores.
    Será isto viavel ou vou gastar dinheiro desnecessariamente?
    O que ele irá fazer colocando argamassa isolante e a lona será suficiente sendo desnecessario esses tais tubos drenantes?
  3.  # 4

Se conseguir colocar um desenho em corte da parede com indicação do terreno exterior e dos pavimentos interiores, vai ter mais respostas; assim só com texto é difícil imaginarmos corretamente a situação.
    Concordam com este comentário: Paul77
    • Paul77
    • 8 fevereiro 2015 editado

# 5

Aqui esta um desenho. Tentei fazer o melhor q consegui.
    Espero q se perceba.
    As medidas sao mais ou menos a olho n medi.
    O patio é todo em cimento.
    A entrada pra cave é feita pelo patio e a porta da cave fica recuada n apanha diretamente com a chuva.
    Ao lado direito é um predio.
      Cav.png
    • Paul77
    • 8 fevereiro 2015 editado

# 6

Colocado por: Anonimo18072022A
    Mas essas paredes exteriores, no exterior têm terra contra as paredes (por baixo da marquise)?

Não é cimento.

Onde estará feita a marquise, correto?

Correto.

Como está o pavimento da cave? Mostra também sinais de humidade?

Sim. O pavimento da cave é em terra e esta humida em todo o pavimento.

Ele pretende drenar o quê?

A mim falou-me em drenar a agua da parede que chegou já a marquise.

Não entendo porque pensam as "pessoas especializadas" insistem em deixar as paredes "respirar" para baixar os níveis de humidades.

Repare numa coisa, a água tem apenas 2 fontes:
    Ou aparece por condensação derivada da falta de isolamento térmico.
    Ou aparece devido a uma infiltração ou por capilaridade.
    Sendo por capilaridade não acredito que fosse ao ponto de se evidenciar

Pois eu não sei, eu não percebo nada disto por isso peço ajuda.
    O certo é que a parede junto a porta e por cima da porta, o "caixilho" da porta digamos assim, que é em pedra fica mesmo com mta agua ate chega a ver-se pingas em dias de mta chuva. Essa parede por cima da porta é a q apresenta mta humidade a tinta descasca constantemente e aparece uns sais na parede parece açucar cristalizado...

0.0107 seg. NEW