Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite,
    ao fim de vários meses á espera de papeis e burocracias que pareciam não ter fim já veio o projecto aprovado da camera (para já não vou postar aqui a planta por motivos pessoais e de já estar aprovada não vou fazer alterações apesar de outros pontos de vista serem sempre positivos).
    já entreguei o projecto a alguns empreiteiros para me darem orçamentos só da estrutura, o resto quero ser eu a contratar separados para poder ter mais escolhas e talvez poupar algum dinheiro.
    a minha duvida é a seguinte, o que devo apresentar para pedir os vários orçamentos de electricidade, canalizador, caixilharia e carpintaria.
    se alguem estiver interessado em fazer o serviço tambem me pode contactar por MP a dizer o que necessita para dar orçamento.
    algumas caracteristicas da casa:
    200m2
    T3 + escritorio e cave ampla no comprimento todo da casa.
    interior da casa vai ser todas as paredes em pladur e tectos falsos no piso 0.
    situada na zona centro a 20 km de leiria.

todas as ajudas e sugestões são bem vindas.

os melhores cumprimentos,
    jpedro16
  2.  # 2

Colocado por: jpedro16já entreguei o projecto a alguns empreiteiros para me darem orçamentos só da estrutura

E quando esse empreiteiro concluir os trabalhos da estrutura e for embora, como é que vai resolver o problema do alvará do Inci, do seguro de acidentes de trabalho, e quem será o director de Obra?
    Concordam com este comentário: valtores
  3.  # 3

e quem da a garantia da casa no final, quando aparecerem os primeiros problemas?
  4.  # 4

com todos os empreiteiros que falei o que ficou acordado foi agora estrutura e á medida que for avançando na obra irmos acordando o resto dos trabalhos, como o assentamento dos ladrilhos, pedras, muros e acabamentos exteriores. logo o alvará, seguros, directores e tudo o resto continua a ser do mesmo empreiteiro, apenas nesta fase só está a dar o orçamento para estrutura.
    quanto a garantias não faço contas a isso porque por experiencias de familiares de á muito pouco tempo, sempre que tiveram problemas os empreiteiros que fizeram tudo arranjaram mil e uma desculpa para não pagarem nada e lá tiveram eles que pagar o prejuizo. por isso sabendo dos riscos que posso vir a correr, mesmo assim vou optar por este metodo de construção de ser eu a escoher e contratar as "especialidades".
    só tenho duvidas do que é preciso apresentar para pedir esses orçamentos.
  5.  # 5

Pois, mas no final é preciso alguém que se responsabilize. Talvez arranje um que assine e lhe fique mais barato ...
  6.  # 6

Nesse caso deverá ter um caderno de encargos muito bem definido, quanto a medições, sistemas, marcas, garantias, etc., de forma a que uns não respondam com alhos e outros com bogalhos.

Tudo isso haveria de estar previamente definido com a sua equipa projectista, tendo em conta a especificidade da obra.
  7.  # 7

A equipa que lhe projectou a casa deve ter feito os cadernos de encargos de todas as especialidades.
    Ao pedir orçamentos deve ser esses cadernos de encargos que deve apresentar.
  8.  # 8

em conversa com o gabinete de projecto já tenho tudo mais ou menos definido do que vai ser, mas isso não quer dizer que me possam dar uma ideia diferente/melhor do que pensamos e ficar-mos mais bem servidos pelo mesmo preço ou pouca diferença.
    na minha area de trabalho que nada tem a ver com construção por vezes aparecem a pedir orçamentos de um trabalho especifico, nós damos a nossa opinião de como achamos melhor e por vezes o cliente muda de ideias.
    por exemplo nos canalizadores, há vários tipos de tubagens, uns trabalham mais com o PEX outros com PVC ( desculpem se não é estes os nomes correctos mas só falei por alto com 2 ou 3 canalizadores). um sistema tem vantagens e desvantagens em relação ao outro. o instalador penso que deve apresentar a proposta com que está mais habituado a trabalhar e dizer as vantagens daquele sistema. não vou fazer o instalador montar um produto que ele não tenha por hábito montar e depois sair uma M**da.
    isto a meu ver é melhor do que fechar logo as portas com um pedido de orçamento fechado e restringido só aquilo que estou a pedir que até pode estar mal.
  9.  # 9

Colocado por: jpedro16...
    isto a meu ver é melhor do que fechar logo as portas com um pedido de orçamento fechado e restringido só aquilo que estou a pedir que até pode estar mal.

Se o que vai pedir está mal despeça a equipa projectista e arranje quem lhe faça bem!
    Concordam com este comentário: pacel
  10.  # 10

Só um pequeno pormaior.
    O projeto de abastecimento de água está idealizado para ser em PEX.
    Ao pedir orçamento o picheleiro propõe PVC pela simples razão que está mais habituado a este tipo de material (dito por outras palavras tem uma margem de lucro maior) e até lhe consegue fazer um preço mais simpático.
    Você aceita sem que o projeto seja recalculado para este novo material, sabe o que vai em obra acontecer não sabe?
    Sabe o que vai o fiscal fazer quando chegar à obra e o picheleiro disser:
    Foi isto que eu acordei com o dono de obra!
    A forma como pretende executar a obra não digo que seja desaconselhada, contudo requer algum cuidado e uma boa assessoria por parte de quem contratar para a fiscalização.
  11.  # 11

LuisPereira secalhar expressei-me mal, não quiz dizer que está mal, o que quero dizer é que há sempre coisas novas e não sabemos/conseguimos estar sempre actualizados, foi mais por aqui que gosto de ter segundas opinioes.
    zedasilva no projecto tenho que conferir o que está projectado, depois vai ter que ser provavelmente recalculado se se mudar o tipo de material. não tinha pensado nisso, daí tambem expor aqui as minhas duvidas para quem tenha mais prática dar umas dicas como estas. xp
  12.  # 12

Colocado por: jpedro16LuisPereira secalhar expressei-me mal, não quiz dizer que está mal, o que quero dizer é que há sempre coisas novas e não sabemos/conseguimos estar sempre actualizados, foi mais por aqui que gosto de ter segundas opinioes.
    zedasilva no projecto tenho que conferir o que está projectado, depois vai ter que ser provavelmente recalculado se se mudar o tipo de material. não tinha pensado nisso, daí tambem expor aqui as minhas duvidas para quem tenha mais prática dar umas dicas como estas. xp

Todas as dúvidas devem ser tidas e rebatidos e redefinidas na fase de projecto, e em conjunto com a sua equipa de projectos.

0.0145 seg. NEW