Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    sou trabalhador assalariado numa empresa e a minha esposa está desempregada.
    Tenho algumas ideias de negócio e pretendo abrir uma empresa na qual a minha esposa poderia prestar serviços a tempo inteiro e eu em part-time.
    Posso estar a trabalhar numa empresa e abrir uma empresa em meu nome ou ter uma cota? Posso exercer duas atividades em simultâneo? Sou obrigado a informar a empresa com quem trabalho?
    Obrigado.
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2015

     # 2

    Colocado por: ikonosPosso estar a trabalhar numa empresa e abrir uma empresa em meu nome ou ter uma cota?

    Depende do seu contrato de trabalho.
    Procure no mesmo por uma cláusula de exclusividade - se não houver, regra geral, pode.

    Colocado por: ikonosSou obrigado a informar a empresa com quem trabalho?

    Depende... é do mesmo sector?
    Em termos legais, ressalvando o que está acima, não acho que seja necessário.
    Em termos éticos, já tenho algumas dúvidas, dependendo em muito do que faz, do que a sua empresa faz e do que a nova empresa vai fazer...
  2.  # 3

    Depende do contrato de trabalho que tem e do seu "patrão"...

    Muito provávelmente não há problema mas imagine que é no mesmo ramo, área de negócio?

    O seu patrão também pode achar que tendo uma empresa sua a sua dedicação ao seu trabalho diminua...

    O melhor é mesmo falar com o seu patrão.
  3.  # 4

    Tenha em atenção que se tiver uma quota na empresa que vai criar e também ficar desempregado perde o direito ao subsidio de desemprego. E talvez consiga algum apoio do Estado a criar uma empresa em nome da sua mulher pelo fato de estar desempregada.
    Concordam com este comentário: tostex
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2015 editado

     # 5

    Colocado por: LuisPereiraO melhor é mesmo falar com o seu patrão.

    Se não for do mesmo sector e se em nada interferir no trabalho normal, não vejo grande necessidade.
    Mas, é uma situação muito variável - depende do patrão, depende do tipo de trabalho, depende dos horários, depende...
    Imagine que o patrão pensa logo: "hmmmm... empresa com a mulher, está aqui está a ir-se embora, é melhor antecipar essa mudança". Muito cuidado.
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2015

     # 6

    Colocado por: CarvaiTenha em atenção que se tiver uma quota na empresa que vai criar e também ficar desempregado perde o direito ao subsidio de desemprego.

    O ideal é iniciar actividade como trabalhador individual e ir prestando serviços consoante necessário.
  4.  # 7

    Colocado por: CarvaiTenha em atenção que se tiver uma quota na empresa que vai criar e também ficar desempregado perde o direito ao subsidio de desemprego.


    Não necessariamente..

    Colocado por: FDDepende... é do mesmo sector?


    A pergunta chave é mesmo esta...Se a empresa tiver a mesma actividade que a do seu patrão pode ser despedido com justa causa (violação do dever de guardar lealdade).

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, ikonos
  5.  # 8

    Não, não é do mesmo sector.
    Obrigado a todos pela troca de opinião.
  6.  # 9

    O ideal é iniciar actividade como trabalhador individual e ir prestando serviços consoante necessário.


    Muito importante este ponto! Em Portugal há a mania de criar empresas por tudo e por nada, quando na maior parte das vezes não há necessidade.
    Pode funcionar como trabalhador independente até um volume de negócios de 150 mil euros. As burocracias são poucas ou nenhumas! E atenção, não serve apenas para prestação de serviços, pode perfeitamente abrir um estabelecimento comercial como trabalhador independente.

    Estando a trabalhar por conta de outrém, não paga segurança social da actividade idependente. (Penso que precisa de uma declaração qualquer do patrão para entregar na segurança social...)
 
0.0085 seg. NEW