Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Sigo este Fórum há alguns anos, especialmente quando tenho alguma dúvida relacionada com a casa ou bricolage.
    Tentei ficar esclarecido relativamente ao tipo de equipamento para aquecimento da minha casa, mas não encontrei informação concreta nem exemplos reais sobretudo no que ao consumo de energia diz respeito. Como tal, crio este tópico, para dar a conhecer a minha experiência catastrófica com os ditos emissores térmicos ou radiadores térmicos economizadores.

    Em 2011 remodelei uma casa, a antiga casa dos meus pais, para passar a ser a minha habitação própria permanente. A casa foi toda reconstruída, praticamente do 0. Segundo o Arquitecto a casa estava tão isolada que bastaria um pouco de ar condicionado, que a casa manteria o calor durante toda a noite, de modo que apenas fiz pré-instalação de ar condicionado.
    Quando fui morar para a casa, em finais de 2011, constatei, com a família, que a casa era bastante fria (o arquitecto dizia que a casa estava fresca e tal...). O aquecimento com ar condicionado, sobretudo nos quartos, é tudo menos confortável (entenda-se para aquecimento). Como tive outros contratempos também relacionados com a obra, ao fim de 3 meses acabei por voltar ao meu simpático, ameno e confortável T3.

    Em meados deste ano, com a bebé mais pequena já com quase 3 anos, resolvemos aproveitar as ferias para mudar novamente, e com a experiência que tinha, no que a aquecimento dizia respeito, comecei a procurar soluções de aquecimento.
    Fazer obra era algo que eu queria evitar a todo o custo, pelo que comecei a ver as soluções de radiadores eléctricos de baixo consumo. Vi várias marcas e vários orçamentos, e acabei por comprar uns radiadores fabricados em França, e comercializados ali para os lados do norte... para já não revelo a marca.... que eram os mais caros porque os radiadores eram os melhores do mercado, tinham 2 resistências e uma placa de vidro no meio, pelo que o consumo seria até melhor que os do Ar Condicionado... (e eu caí). O vendedor estimou que o consumo andaria em torno dos 200 € Quando o frio chegou em Dezembro, comecei a ver o contador com atenção., e pasme-se que o consumo em minha casa de dezembro foi de 6600 Kwh, ou seja qualquer coisa como 1200 € de electricidade!!!!!! A casa tem 270 m2 e pago habitualmente, sem o aquecimento ligado, 75 € mensais, pelo que o consumo dos radiadores foi catastrófico.
    Abordei o simpático Sr (para já mantenho a identidade salvaguardada), que me vendeu os radiadores, e primeiro começou por admitir que os radiadores teriam um problema. 15 dias à espera pela resposta da fábrica, e agora a justificação é a falta de potência, ou seja o Sr sugere que eu compre mais radiadores....
    Sinto-me enganado, já pedi a devolução dos aparelhos, ao qual a resposta foi negativa. Este Sr enganou a pessoa errada, e irá não só devolver o dinheiro dos aparelhos, como o custo exorbitante de energia além de uma indemnização por todo o transtorno causado.
    O próximo sistema que montar, aquecimento central com bomba de calor Daikin, virá com uma declaração de consumo para assegurar a defesa do consumidor!

    Espero que este meu exemplo ajude a não haver mais enganos neste tipo de aparelhos.
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2015

     # 2

    Agradeço o testemunho.

    Se decidir revelar o nome da empresa ou do senhor, peço-lhe que apresente provas (facturas de compra e da electricidade).
    Se alguém entretanto quiser saber quem ou o quê, pergunte por mensagem privada.
    Obrigado.

    Entretanto, já aqui tinhamos falado desses emissores térmicos, já vai para algum tempo, é verdade, mas sempre dissemos que não eram "eco" coisa nenhuma: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=emissores&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar

    Colocado por: Pedro FernandesSe decidir pelos emissores, escolha uns bonitos...é que assim, quando vir a factura da luz e os desligar para sempre, sempre ficam a enfeitar...:-)

    Colocado por: jorgealvesé como diz, aquecimento por efeito de joule, logo não é nada mais do que um carissssimo aquecedor por resistências eléctricas das mais básicas,

    Colocado por: nasei_27Posso contribuir com a minha experiência, tive durante alguns anos instalado um emissor térmico. Liguei o primeiro dois meses ... e não voltei a ligar nunca mais. Pois a conta de EDP foi quase tanto como o custo do emissor térmico e estou apenas a falar de um emissor no quarto principal. Por ser um quarto de 23m2, tinha um de 3800W ... por isso é só imaginar o consumo.

    Colocado por: P+V- Os acumuladores de calor e os emissores térmicos são ineficientes, pois necessitam de consumir 1 unidade de energia para produzir cerca de 1 unidade de calor; são uma excelente forma de aumentar o consumo eléctrico, e não é à toa que são "promovidos" pela EDP como milagres de aquecimento/consumo.

    Colocado por: system32ainda não percebro (percebeu mas não quer) que os consumos são 3 a 4 vezes superiores e que o custo inicial não anda longe uns dos outros. A unica vantagem que tem será o silencio total (excepto os estalidos ocasionais) e ficar mais bonito.
    Mas entre gastar 100€ por mes ou 300€ (ou mais) rapidamente se vai arrepender!!

    Colocado por: euCara Elisabete, esses eco emissores, de eco não têm nada. São uma invenção de marketing, para vender resistências elétricas a preços elevados, criando a ideia (falsa) que são uma solução económica e ecológica.

    Use um aquecedor a óleo, que é bem mais barato e com a mesma eficiência.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  2.  # 3

    Ninguém no seu perfeito juízo vai assinar nenhuma declaração de consumo, uma vez que isso depende exclusivamente da utilização.

    Se com radiadores consumiu 6600 kWh num mês (o que eu duvido muito porque dá uma potência média de 9kW em permanência 24h/dia), com uma bomba de calor nas mesmas condições de uso vai consumir cerca de 1/3, o que dá 2200 kWh no mesmo mês. Boa sorte.
  3.  # 4

    Obrigado pelas respostas.

    Tenho 13000 W em radiadores (inclui um seca toalhas de 1000 W). Tenho AQS com solar e apoio com resistência de 3000 W (apenas liga das 22 às 4h00).
    O que aconteceu nesse período, de dias muito frios, foi de que os radiadores estavam ligados em permanência, e a temperatura interior da casa era de 18,5º, nunca chegou aos 19,5 pedidos aos radiadores.
    Actualmente ligo os ACs todo o dia, e quando vou dormir, os dos quartos são desligados e ligo os radiadores dos quartos (4000 W). O consumo baixou para 1/4, descerca de 200 Kwh/dia para 50/60 Kwh dia, ou seja vou passar de 1000 €/mês para cerca de 200 €/mês.
  4.  # 5

    Colocado por: jpcantaActualmente ligo os ACs todo o dia, e quando vou dormir, os dos quartos são desligados

    já agora, quer dizer qual é a marca e modelo dos AC?
    qual a temperatura e velocidade do ventilador que usa?
  5.  # 6

    Colocado por: jpcantaradiadores eléctricos de baixo consumo


    Isso não existe...

    Na minha opinião o jpcanta não tem direito a ser re-embolsado de nada.

    Se o vendededor lhe disse que os radiadores eram económicos, mas relativamente a quê? Ele podia estar a referir-se que era eram mais económicos do que aplicar o dobro dos radiadores.

    É o mesmo que processar o padeiro porque não gostou do pão, e o padeiro disse-lhe que o pão era bom.

    Quando comprou os radiadores fez com o vendedor alguma simulação dos consumos desses radiadores todos? Trablharam os números ou não passaram de conversa tipo "baixo consumo" etc.? Se é o segundo caso esqueça. Instale outro sistema de aquecimento (desta vez faça as continhas certas) e venda esse no OLX on no ebay...
  6.  # 7

    Colocado por: jpcantaO próximo sistema que montar, aquecimento central com bomba de calor Daikin

    apesar de poder ser mais economico, não vai fazer milagres,

    quanto muito se consumiu 6600 Kwh, quer dizer que a casa perdeu pelo menos esses 6600Kwh,

    com qualquer maquina termodinamica poderia gastar menos 1\4 a 1\5 desse consumo,

    mas:

    o simples facto de ter mais potencia disponivél até pode levar a consumos superiores, depende somente da energia que a casa perder.
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealves

    com qualquer maquina termodinamica poderia gastar menos 1\4 a 1\5 desse consumo,


    Não entendi. Importa-se de explicar este valor, por favor?
  8.  # 9

    Colocado por: fiat_unoColocado por: jorgealves

    Não entendi. Importa-se de explicar este valor, por favor?


    Deve faltar ali uma virgula!
  9.  # 10

    Colocado por: jpcantaTenho 13000 W em radiadores

    E foi enganado porquê?
    Quem tem 13000W em radiadores, não pode esperar um baixo consumo.


    ainda por cima...

    Colocado por: jpcantaos radiadores estavam ligados em permanência
  10.  # 11

    humor on:

    Todos eles têm um botão especifico para baixar o consumo!!
  11.  # 12

    Colocado por: Anonimo18072022ASe pensarmos em numa temperatura interior de 20ºC e 5ºC no exterior no global obteríamos um U (Coeficiente de Transmissão Térmica) global médio de 2,264W/m2.C

    Cálculo interessante!

    Pode colocar os passos que fez para chegar a esse valor de 2,264W/m2.C ?
  12.  # 13

    Caro jpcanta

    Se o vendedor disse-lhe que os emissores consumiam menos do que o ar condicionado, então realmente enganou-o. O problema é que se não tiver nada escrito, é a sua palavra contra a dele, o que dificilmente dá em alguma coisa.

    Se atualmente com o ar condicionado ligado e os aquecedores há noite no quarto gasta 200 euros, porque quer instalar uma bomba de calor? Pergunto isto já que pelo menos financeiramente não faz sentido já que ira consumir pouco menos.

    Quanto ao ar condicionado no quarto penso que as perguntas do Jorge Alves fazem sentido? O que não gosta no ar condicionado há noite?
    Pergunto isto porque se o ar condicionado for de qualidade, estiver ligado o dia todo, se o colocar há noite na velocidade mínima por certo não fará ruido nem correntes de ar e deverá manter a temperatura, se o isolamento for razoável é claro.
  13.  # 14

    Colocado por: fiat_unoNão entendi. Importa-se de explicar este valor,

    se o cop for de 4 ou de 5,

    são valores das maquinas de referencia actuais, como seja as BC Altherma (5,07) ou os Ururu (5) ou os da linha premium (4,8).
  14.  # 15

    alguem mete ai uma foto deste tipo de aquecimento???

    Estou a pensar numa cena branca :P tipo chapas
    tenho aqui uns 2... so em caso de hiper friooooooooooooooo
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2015

     # 16

    Colocado por: dfserraO problema é que se não tiver nada escrito

    Há um truque de magia para esses vendedores: "se diz isso, coloque por escrito que eu compro".
    Calam-se logo.
  15.  # 17

    Colocado por: dfserraCaro jpcanta

    Quanto ao ar condicionado no quarto penso que as perguntas do Jorge Alves fazem sentido? O que não gosta no ar condicionado há noite?
    Pergunto isto porque se o ar condicionado for de qualidade, estiver ligado o dia todo, se o colocar há noite na velocidade mínima por certo não fará ruído nem correntes de ar e deverá manter a temperatura, se o isolamento for razoável é claro.


    A minha mulher tem asma e durante a noite nao se sente confortável com a aragem quente do AC. Por este motivo temos mantido os radiadores ligados à noite, apenas nos quartos.
    Apesar de estarmos com bastante frio no exterior os ACs estão a ventilar no mínimo e a temperatura está confortável nos 19,5 graus interiores.


    Colocado por: FD
    Há um truque de magia para esses vendedores: "se diz isso, coloque por escrito que eu compro".
    Calam-se logo.


    Pois o que vier a seguir vai ter de ser assim!
  16.  # 18

    Qual e a temperatura que pede a maquina?
  17.  # 19

    Para esclarecimento:

    O vendedor, mais do que uma vez, referiu que o consumo jamais iria ser superior aos 200 € para aquecimento. Como a minha média de fatura de EDP andava nos 75 €, admiti consumos até aos 400€, mas 1000 € é um pouco fora de qualquer previsão. Cheguei a ver no contador mais de 12 Kwh por hora!!! Eu diria que os radiadores têm uma responsabilidade em torno dos 90 % do consumo que eu registei.

    Efectivamente não existe nenhum documento escrito em que me garantia o consumo. mas não posso vender um carro a dizer que ele consome 10 litros/100 Km e depois apareça um consumo de 50 litros/100 Km, que é a situação prática que eu tenho em mãos.

    Aliás o vendedor continua a dizer que o consumo é excessivo, e que não tem mais nenhum caso assim!! Se fosse sério, recolhia os equipamentos, devolvia o valor e resolvia problema na sua empresa ou com o fabricante.

    Colocado por: Picareta
    E foi enganado porquê?
    Quem tem 13000W em radiadores, não pode esperar um baixo consumo.


    ainda por cima...



    Caro Picareta,
    A minha área de trabalho nada tem a ver com electricidade. Preciso dela, consumo e pago. Neste caso tinha a minha casa fria, procurei informar-me e fiz a minha escolha baseada naquilo que me venderam. Se venderam gato por lebre, esse é um problema que o vendedor tem de ser responsabilizado e responder pelos seus actos!
    Existem testemunhas do consumo estimado pelo vendedor, e existem factos que provam o consumo dos aparelhos, e mais existe forma de provar o consumo que eles têm.

    Sou apologista de não andar em tribunais. Só lá fui 1 vez para ficar sem carta e não gostei da experiência. Tento sempre que possível resolver os conflitos de forma saudável. Este indivíduo não está receptivo, pelo que veremos se eu tenho razão ou não!
  18.  # 20

    Colocado por: jorgealves
    já agora, quer dizer qual é a marca e modelo dos AC?
    qual a temperatura e velocidade do ventilador que usa?

    Os ACs são de marca Mitsubishi, o modelo não sei qual é, mas são inverter.
 
0.0256 seg. NEW