Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Lanço este pequeno tópico para partilhar uma coisa gira que estou a implementar no meu corredor e na minha sala :

    Como estou a montar bastantes spots na sala e corredor, quero controlar o acender e apagar por grupos



    Então lembrei-me de colocar um Relé para poder acender alguns grupos de lampadas quando outras estão acesas .


    Por exemplo, na sala deixei 3 caixas para aparelhagem, então vou criar 4 grupos de Spots , comandados através de 2 interruptores duplos (4 botões no total).
    Na terceira caixa vou colocar um interruptor maior , o qual vai ter a função de "todos ligados"

    Ou seja, posso comandar zonas de luzes atraves de 4 interruptores, mas mantenho a comodidade de poder ligar todas de uma vez , através do esquema no fundo desta pagina

    Para o efeito vou usar um Relé finder com 4 contactos, refernecia 55.34.8.230.0040 , com bobine de 230V :



    No corredor tenho uma situação parecida:

    Ao entrar em casa tenho um interruptor que acende estes 4 spots



    Contudo depois no corredor tenho uma comutação de escada , ou seja um comutador a cada ponta do corredor a trabalhar no modo comutador de escada (pode-se acender ou apagar em qualquer ponta).
    Ora acontece que este conjunto apenas acende o conjunto de Spots do corredor

    Ao colocar um Rele , neste caso mais simples - basta com contacto simples ou duplo , posso fazer com que os spots da entrada tambem acendam quando os do resto do corredor tambem acendem.

    O principio é este , o ter muitos conjuntos de lampadas, e poder seleccionar varios conjuntos consoante varios perfis pretendidos, em vez de cada conjunto de lampadas responder apenas por um unico interruptor

    Nao estou a inventar a roda, mas partilho uma ideia que poderá agradar a alguem .

    Eis o esquema do que vou fazer na Sala :
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
      v1.jpg
  2.  # 2

    Nao estou a ver a funcionalidade do sistema! Os quatro interruptores e o que aciona o relé estão ao lado uns dos outros? Se é assim nao vejo a vantagem.
    Imagine que tem um dos interruptores individuais acionado, aciona o geral para ligar tudo, depois quando quiser parar tudo nao o pode fazer só com o geral, terá que abrir também o individual que tinha acionado. Pode acender por grupos, mas para parar depende dos estado de interruptores individuais.
    Com KNX faz tudo isso e muito mais, com todas a funcionalidades, custa é mais uns bons €€€€.
  3.  # 3

    SIm, um sistema com botoes de pressao seria mais inteligente ... mas este sistema é simples de qualquer bricoleiro entusiasta realizar por si mesmo
  4.  # 4

    Colocado por: civismoEis o esquema do que vou fazer na Sala :

    É o neutro que vai aos interruptores não é a fase! :P
  5.  # 5

    ???????
  6.  # 6

    Colocado por: civismo???????

    Colocou os interruptores no fio da Fase, e deve ser no Neutro, veja o esquema...
  7.  # 7

    Colocado por: ktm333
    Colocou os interruptores no fio da Fase, e deve ser no Neutro, veja o esquema...
    Olhe que está enganado!! O interruptor deve cortar a fase.
    Concordam com este comentário: eu, KeyboardMan
  8.  # 8

    Colocado por: leomartiOlhe que está enganado!! O interruptor deve cortar a fase.

    Agora que fui ver, tem toda a razão!!! Peço desculpa. Mas no entanto foi assim(como disse) que me ensinaram.....
  9.  # 9

    Deve tambem ligar a fase ao contacto comum do relé.
    Concordam com este comentário: civismo
      v12.jpg
  10.  # 10

    Foi lapso, tem razao
  11.  # 11

    Porque utilizar um rele?
    Nao servia um interruptor normal que ligasse os 4 spots?
  12.  # 12

    Colocado por: JoseBlinoPorque utilizar um rele?
    Nao servia um interruptor normal que ligasse os 4 spots?


    Não, porque ao acender um grupo, fosse ele qual fosse, acenderiam todas.
  13.  # 13

    Colocado por: leomartiNao estou a ver a funcionalidade do sistema! Os quatro interruptores e o que aciona o relé estão ao lado uns dos outros? Se é assim nao vejo a vantagem.
    Imagine que tem um dos interruptores individuais acionado, aciona o geral para ligar tudo, depois quando quiser parar tudo nao o pode fazer só com o geral, terá que abrir também o individual que tinha acionado. Pode acender por grupos, mas para parar depende dos estado de interruptores individuais.
    Com KNX faz tudo isso e muito mais, com todas a funcionalidades, custa é mais uns bons €€€€.


    Teria que colocar mais reles, para isso funcionar bem.
  14.  # 14

    Colocado por: CyberthugTeria que colocar mais reles, para isso funcionar bem.

    Colocar mais reles, substituir os interruptores por botões de pressão, utilizar um botão para acender o grupo, outro para o apagar, etc... Não é viável fazer isso com reles, há outras soluções mais simples e mais funcionais.
  15.  # 15

    Talvez com diodos e um pouco de electronica :)
  16.  # 16

    Bastavam diodos, um fotoacupulador e um integrado com portas AND / OR
  17.  # 17

    Vou espalhar este texto em vários tópicos , pois Faço aqui um apelo :

    Não mandem fora as lampadas LED de 220v que deixaram de acender, pois ao contrario das economizadoras que são dificies de reparar , as led são muito mais faceis

    Quando uma lampada LED avaria , muito provavelmente é o modulo transformador que avaria, possivelmente a placas com os LED´s fica intacta .







    Pode ser aproveitada para outras engenhocas , por ex para juntar umas quantas e criar iluminação decorativa ou de moveis .

    Ou seja, utilizaria-se um transformador generico para alimentar o conjunto das placas com LED´s

    Ha tambem quem tire peças de umas lampadas para outras: http://vonkonow.com/wordpress/2013/05/fixing-broken-led-light-bulbs/
    Contudo isto ja requer conhecimentos mais avançados e pode envolver perigos para quem não souber o que esta a fazer

  18.  # 18

    encomendei disto no ebay, espero que sejam porreiros

 
0.0187 seg. NEW