Iniciar sessão ou registar-se
    • P+V
    • 5 fevereiro 2015

# 21

Colocado por: miguelgComo pode ver por alguns comentários, o sistema está feito para ganharem as Câmaras e ganharem os arquitetos.

Ui! Nem lhe conto quantos Ferrarais já pude comprar à pala das legalizações de anexos e afins, um fartote!
    Tive até que construir um pequeno anexo, praí com 80/100m2, para os albergar todos.
    Ah, e não pedi licença à Câmara..... ;-)
  1.  # 22

Colocado por: j cardoso
    Isso pode ser assim para quem aceitar, não para todos. Pessoalmente duvido muito que seja assim - ou então tenho muita sorte, o que não acredito

Claro que quem não quiser aceitar, pode ir para tribunal, ter mais gastos com a justiça, arrastando-se com custos durante anos e com o desgaste de não ter o assunto resolvido, correndo o risco de a interpretação de leis em que alguns pontos se interceptam, ou são subjetivos ou omissos possa ser ou não favorável.

Não estou para isso, muito menos nem cenário com desfecho totalmente imprevisível.
  2.  # 23

Colocado por: marco1Miguel

compreendo a sua "indignação" no entanto quem vai agora construir de novo tem que ficar tudo legal nem que seja o parafuso, acha que não é descriminação??
    ah e para sua informação sou arquitecto e já nem sei o que fazer com tanto dinheiro que estou a ganhar.

O que acho é que as Câmaras devem aprovar construções com base nas leis existentes, mas com a preocupação de proporcionar soluções que permitam uma maior usabilidade aos seus moradores, dentro das regras existentes, não o inverso, limitar ao máximo à espera da receita das multas.

Não tenho nada a ver com o que ganha ou deixa de ganhar, nem se prefere outro tipo de projetos, mas o sistema beneficia o trabalho dos arquitetos.
  3.  # 24

Colocado por: P+V

Ui! Nem lhe conto quantos Ferrarais já pude comprar à pala das legalizações de anexos e afins, um fartote!
    Tive até que construir um pequeno anexo, praí com 80/100m2, para os albergar todos.
    Ah, e não pedi licença à Câmara..... ;-)

Quem tiver tantos Ferraris, não tem problemas de legalização seja do que for, nem problemas com fiscalização ;)
  4.  # 25

na teoria, na teoria Miguel

em termos práticos não são assim tantos os casos e penso que como já foi referido, só em caso de venda ou aluguer é que se vai mexer nisso com rigor, todos os acrescentos e telheiros e coisa e tal são assuntos que vão continuar a ser empurrados para quem vier depois.
    o regime jurídico abriu uma nova vertente no licenciamento que é a legalização mas ainda assim duvido que vá originar um grande movimento de legalização.
  5.  # 26

Colocado por: nunogouveiaos princípios são bastante lógicos e razoáveis:
    Cada indivíduo não pode construir o que bem lhe apetecer no seu terreno, porque:

1) a qualidade estética do conjunto edificado, ruas, passeios, fachadas, etcé e deve serdecidida pela ente pública;
    2) deve existir uma garantia de segurança do que foi construído através de um projeto de estruturas: todos achamos que sabemos fazer um telheiro, mas se este cai em cima de alguém ou de um bem, aqui del-rei que a ambulância chegou atrasada...;
    3) deve igualmente garantir-se um mínimo de conforto térmico para que tanto o utilizador como o país gastem menos em energia;
    4) deve haver regras para a impermeabilização do solo, sobretudo em ambiente urbano (não se se é o caso);
    5) deve existir alguém que se responsabilize pela qualidade da obra executada, de acordo com pelo pontos acima;
    6) deve existir um registo de tudo quanto está construído, tanto ao nível de arquitetura como de infraestruturas, para que um futuro proprietário não ande às aranhas à procura do tubo de abastecimento de água ou onde passa o esgoto. Veja-se a ficha da habitação;
    7) isto não é a república das bananas, ainda que às vezes pareça.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Curiosamente no anexo e telheiro que fiz verifica-se isso tudo, não há alteração de fachada, foi feito projeto de eletricidade/agua, esgotos destas obras de escassa relevancia urbanistica, entregues na Câmara, mas azar... não está no alvará de loteamento.
  6.  # 27

loteamento é diferente

os parâmetros são logo á partida bem definidos, para os alterar terá que alterar o alvará de loteamento.
  7.  # 28

Colocado por: marco1loteamento é diferente

os parâmetros são logo á partida bem definidos, para os alterar terá que alterar o alvará de loteamento.

Correto, mas não faz sentido que casas isoladas em lotes de 500m2 a 1200 m2 não possam ter sequer uma churrasqueira, porque o alavará não permite.

É por isso que todas as casas no loteamento têm construções ilegais!
  8.  # 29

o que entende por uma churrasqueira??

é que há delas que implica um telheiro e as chaminés tem que ter determinada altura, pois o vizinho não está para levar com o seu fumo, para já não falar em razões estéticas.

mas penso que nada o impede de ter um grill portátil.

esses loteamentos que depois fazem ilegal, não ponderam que apenas podem estar a criar um problema para os seus descendentes.
    •  
      FD
    • 5 fevereiro 2015

# 30

Colocado por: miguelgmas não faz sentido que casas isoladas em lotes de 500m2 a 1200 m2 não possam ter sequer uma churrasqueira, porque o alavará não permite.

Não faz sentido, não compra.
  9.  # 31

Colocado por: marco1o que entende por uma churrasqueira??

é que há delas que implica um telheiro e as chaminés tem que ter determinada altura, pois o vizinho não está para levar com o seu fumo, para já não falar em razões estéticas.

mas penso que nada o impede de ter um grill portátil.

esses loteamentos que depois fazem ilegal, não ponderam que apenas podem estar a criar um problema para os seus descendentes.

Por razões estéticas tudo pode ser ilegal e passível de demolição, depende dos gostos estéticos.

Sim, posso ter um grill portatil, desde que não o fixe ao chão e tenha chaminés com determinada altura... :)

Quando o telheiro deixar de ser útil aos descendentes mandam abaixo e acaba o problema, até lá beneficiam do mesmo sempre que quiserem.
  10.  # 32

Colocado por: FD
    Não faz sentido, não compra.

Esse problema não é exclusivo deste loteamento, não faltam casos destes, por essa lógica seria melhor morar numa caverna.
  11.  # 33

Eu queria pintar a minha casa de vermelho e não me deixam :-(

A minha casa é um destas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
      casa1.jpg
  12.  # 34

Esses anexos é comum não ser possivel de implantar num lote de um loteamento.. pois na maior parte deles a capacidade construtiva está esgotada ( seja pela área bruta, seja pela area máxima de implantação, seja pela área máxima de impermeabilização do solo).
    assim normalmente nºa são considerados no regulamento e /ou na planta sintese do loteamento.
  13.  # 35

E queria pintar assim...

Mas não me deixam!
      casa2.jpg
  14.  # 36

Colocado por: LuisPereiraEu queria pintar a minha casa de vermelho e não me deixam :-(

de certeza, ou foi só de "boca"
  15.  # 37

Colocado por: Pedro BarradasEsses anexos é comum não ser possivel de implantar num lote de um loteamento.. pois na maior parte deles a capacidade construtiva está esgotada ( seja pela área bruta, seja pela area máxima de implantação, seja pela área máxima de impermeabilização do solo).
    assim normalmente nºa são considerados no regulamento e /ou na planta sintese do loteamento.

Podem sempre comprar um terreno com área maior e fazer a churrasqueira e telheiro e cozinha no anexo e casota para os cães e galinheiro e...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMBOliveira
  16.  # 38

Colocado por: LuisPereiraEu queria pintar a minha casa de vermelho e não me deixam :-(

A minha casa é um destas...

Não faz sentido, não pinta.
    Se pintar tem que pagar ao arquiteto, pagar as taxas e multa á Câmara e depois demolir a casa.
  17.  # 39

Colocado por: Pedro BarradasEsses anexos é comum não ser possivel de implantar num lote de um loteamento.. pois na maior parte deles a capacidade construtiva está esgotada ( seja pela área bruta, seja pela area máxima de implantação, seja pela área máxima de impermeabilização do solo).

Se a casa for mais pequena e não esgotar a capacidade construtiva, também não pode... porque não está previsto... não faz sentido!
  18.  # 40

Colocado por: LuisPereira

Podem sempre comprar um terreno com área maior e fazer a churrasqueira e telheiro e cozinha no anexo e casota para os cães e galinheiro e...

Não pode, não está previsto..

O que está previsto é pagar multa e taxas para alimentar o sistema.

0.0233 seg. NEW