Colocado por: xaninhowora, o que acontece é que aqui em casa, tenho 2 anexos que não estão legais, um telheiro e a cor da casa alterada
Colocado por: xaninhowsabem-me dizer quais os valores que os arquitetos levam para fazer uma nova planta? Uma estimativa?
Colocado por: xaninhowo que mais me preocupa é os anexos, pois pelo que ouvi dizer é necessário cá vir o arquiteto, fazer uma planta nova da casa, só para entrar com o preço são praticamente 270€ a pagar na câmara e ainda corremos o risco de nem sequer ser aprovado a legalização...
Só dizer que estas obras de anexos foram feitas há 15 anos... Se existem crimes que passado um x tempo prescrevem, isto não pode subscrever também?
se chegar uma coima e pagar essa coima automaticamente fica tudo legalizado ou tenho que proceder à mesma com a legalização?
Colocado por: xaninhowvem algo do género... pede-se ao proprietário desta habitação blá blá blá...
Colocado por: LuisPereiraOnde é isso?
Parece-me uma forma de actuar bastante estranha e dúvidosa!
Não estou a ver camaras municipais a andar de helicopetros a inspeccionar casas e parece-me pouco provável mandarem cartas sem nome do proprietário.
Colocado por: pedromdf
Mas se reconhece que está tudo ilegal ...
Não se preocupe com isso, será muito mais barato que a multa, mas pode até ser que não tenha condições para legalizar. Se tivesse, era isso que a Câmara exigiria ...
Pois é ...
Não acha bem que as Câmaras andem finalmente a corrigir estas situações vergonhosas por todo o país, veja por exemplo a Ria Formosa.
Colocado por: FD
Isto não ajuda a ajudar.
Tem que passar o blá, blá, blá para aqui se quer uma ajuda mais concreta e útil.
Sem isso, podemos falar de batatas, se a carta falar de nabos, não bate a bota com a perdigota.
Colocado por: xaninhow
Está ilegal pois na altura que os meus pais decidiram construir os anexos fizeram-no sem autorização, mas lá está, isto foi há 15 anos atras, foi pedido um emprestimo para obras para serem construidos esses tais anexos e para melhorar a casa. Ainda tenho aqui os papeis da Caixa Geral de Depósitos em que cita "empréstimo de obras" com data de 1999.
Se acho bem? Sinceramente não acho bem, pois nós moradores andamos a melhorar as casas do municipio de modo a deixá-las mais confortaveis e bonitas mas pelos vistos os tais cidadãos da câmara preferem ver as habitações a cair de podre ou aliás, preferem é ver o dinheiro agora a entrar nos cofres, pois deve estar em falta e eles estão a arranjar de tudo para conseguirem uns trocados
Colocado por: xaninhowExmo(a) Sr(a)
A Camara Municipal de Setúbal lançou nas últimas semanas uma iniciativa intitulada "Levantamento de obras sem licença" para a regularização de várias obras edificadas sem a respectiva licença camarária no concelho de Setúbal, nomeadamente na freguesia União de Freguesias de Azeitão.
A câmara tem enviado para o efeito cartas aos proprietarios após comparação do processo camarário com as construções visiveis por satelite bem como por ação de fiscalização no terreno, para que estes legalizem estas situações.
A regularização das situações é obrigatória
As construções sem a respectiva licença ou comunicação à camara mais comuns na freguesia de Azeitao e que estão a ser detetadas são:
- Construções de moradias sem projeto ou sem licença de utilização
- Construções de garagens, anexos e telheiros sem proteção
- Construções de piscinas sem a respetiva comunicação à camara
Na eventualidade de possuir alguma das situações indicadas acima poderá nos contactar atraves dos numeros x e x para que possamos proceder à legalização da mesma junto da Camara Municipal de Setubal
Caso nao possua nenhuma das situações acima citadas queira ignorar esta carta
Colocado por: FD
Ou seja, não diz nada. Não houve levantamento de qualquer auto ou o início de qualquer processo de contra ordenação.
Parece-me ser um pré-aviso para que não paguem coima.
O importante agora é saber o que é que efectivamente tem aí, que seja potencialmente ilegal.
Especialmente, quais as áreas.
Se tiver um anexo de 5m2, não tem que se preocupar muito.
No entanto, se tiver um "anexo" de 50m2, aí já tem que se preocupar.Concordam com este comentário:LuisPereira,dedaoEstas pessoas agradeceram este comentário:xaninhow
Colocado por: xaninhow
A tal carta diz o seguinte:
Exmo(a) Sr(a)
A Camara Municipal de Setúbal lançou nas últimas semanas uma iniciativa intitulada "Levantamento de obras sem licença" para a regularização de várias obras edificadas sem a respectiva licença camarária no concelho de Setúbal, nomeadamente na freguesia União de Freguesias de Azeitão.
A câmara tem enviado para o efeito cartas aos proprietarios após comparação do processo camarário com as construções visiveis por satelite bem como por ação de fiscalização no terreno, para que estes legalizem estas situações.
A regularização das situações é obrigatória
As construções sem a respectiva licença ou comunicação à camara mais comuns na freguesia de Azeitao e que estão a ser detetadas são:
- Construções de moradias sem projeto ou sem licença de utilização
- Construções de garagens, anexos e telheiros sem proteção
- Construções de piscinas sem a respetiva comunicação à camara
Na eventualidade de possuir alguma das situações indicadas acima poderá nos contactar atraves dos numeros x e x para que possamos proceder à legalização da mesma junto da Camara Municipal de Setubal
Caso nao possua nenhuma das situações acima citadas queira ignorar esta carta
Por outro lado podem ser legalizadas se a Câmara quiser, dependo da interpretação das leis que mais lhe convier.
Colocado por: nunogouveiaos princípios são bastante lógicos e razoáveis:
Cada indivíduo não pode construir o que bem lhe apetecer no seu terreno, porque:
1) a qualidade estética do conjunto edificado, ruas, passeios, fachadas, etcé e deve serdecidida pela ente pública;
2) deve existir uma garantia de segurança do que foi construído através de um projeto de estruturas: todos achamos que sabemos fazer um telheiro, mas se este cai em cima de alguém ou de um bem, aqui del-rei que a ambulância chegou atrasada...;
3) deve igualmente garantir-se um mínimo de conforto térmico para que tanto o utilizador como o país gastem menos em energia;
4) deve haver regras para a impermeabilização do solo, sobretudo em ambiente urbano (não se se é o caso);
5) deve existir alguém que se responsabilize pela qualidade da obra executada, de acordo com pelo pontos acima;
6) deve existir um registo de tudo quanto está construído, tanto ao nível de arquitetura como de infraestruturas, para que um futuro proprietário não ande às aranhas à procura do tubo de abastecimento de água ou onde passa o esgoto. Veja-se a ficha da habitação;
7) isto não é a república das bananas, ainda que às vezes pareça.Concordam com este comentário:Pedro Barradas
7) isto não é a república das bananas, ainda que às vezes pareça.