Iniciar sessão ou registar-se
    • Sphera
    • 4 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Valendo-me várias vezes dos conselhos que encontro neste fórum, venho pela primeira vez pedir ajuda para um problema que se passa na minha casa, e sobre o qual, embora tenha pesquisado bastante, não encontrei resposta exacta. Peço desculpa se não pesquisei bem, e agradeço desde já a atenção disponibilizada.

    Tenho caixilharia de alumínio (supostamente com corte térmico e vidro duplo), mas quer nas janelas quer nas paredes em redor das mesmas está sempre tudo completamente ressoado e húmido ao ponto de criar poças de águas na soleira. As janelas foram colocadas à volta de 5 meses, mas desde novembro que isto acontece.
    A parede da casa foi isolada por dentro com xps de 4 cm, que foi rematado com rede e gesso na junção com a caixilharia pelo interior. Este isolamento com xps resolveu o problema das condensações na parede interior perfeitamente, mas não em redor da janela.
    Posso também acrescentar que tento arejar a casa o máximo de vezes possivel abrindo as janelas.

    Alguém com conhecimento ou experiência pode aconselhar-me neste caso?

    O problema será do ponto de ruptura térmico entre a caixilharia e a parede? O vedante usado (silicone) estará mal aplicado? Eu sei que deveria haver um afastamento mínimo entre o acabamento da parede em gesso e a caixilharia, mas o facto de ter corte térmico e vidro duplo não deveria precaver isso?

    Muito obrigada,

    Helena
  1.  # 2

    xps + rede + gesso?
    pois não tem barreira para vapor...logo o vapor de água, acumula-se e transforma-se em água na zona com menor resistência térmica.

    Solução, chamar quem lhe propos essa solução e responsabiliza-lo.

    Arejar, ventilar, arrefecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphera
  2.  # 3

    é medir a humidade no interior da habitação para tentar tirar conclusões... e a janela até pode ter corte térmico mas se calhar não foi feito o corte nas cantarias/parede.

    as humidades das argamassas/cimentos também costumam durar alguns meses a perderem a agua toda.

    Arejar, ventilar, arrefecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphera
  3.  # 4

    especulando:
    ao fazer essas obras, apesar de ter melhorado em muito o isolamento térmico nos vãos, reduziu drasticamente a ventilação natural da casa. Uma casa tem de ser ventilada. Claro que isso acontece à custa de fazer entrar ar frio (ou ter de o pré-aquecer).

    Tente perceber se pode instalar na caixilharia grelhas autoreguláveis (tem da cruzfer, da euroventil e de outras marcas ).

    Resumindo: ventile a casa, é necessário pela saúde de quem lá mora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphera
  4.  # 5

    Pode ter uma ponte térmica mal resolvida à volta dos vãos. É comum isso acontecer senão estiver a coisa devidamente pensada em obra.
    Teria de ter o isolamento a rematar directamente contra a caixilharia para não ter ponte térmica.

    Pode não ser o caso, mas também pode ter questões com as janelas novas. Com algumas empresas de caixilhos (não todas), senão for dito nada em contrário, e apesar de o caixilho ser modelo xpto, dão o orçamento com o vidro duplo mais barato.
    Só quando questiona o tema dos vidros é que referem que existem vidro duplos melhores.

    Assim depois de feito, só consegue melhorar com muita ventilação.
    Ou isolando melhor à volta do vão, que só conseguirá com uma segunda parede interior, tipo pladur que depois tenha lã mineral com BPV para também limitar a quantidade de vapor que viaja pela parede.
    E estudando muito bem como remata o novo isolamento com o caixilho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, Sphera
  5.  # 6

    Colocado por: paulovalenteTeria de ter o isolamento a rematar directamente contra a caixilharia para não ter ponte térmica.


    Colocado por: paulovalente
    1. E estudando muito bem como remata o novo isolamento com o caixilho.


    Faz sentido... não tem nenhum esquema e/ou fotografia que demonstrem a correcta aplicação do isolamento junto à caixilharia?




    Colocado por: paulovalenteSó quando questiona o tema dos vidros é que referem que existem vidro duplos melhores.

    vidro duplos melhores?
    Pensei que para o isolamento térmico, apenas fosse relevante o tamanho da caixa de ar e o tipo de gás que é colocado lá dentro.
    Quanto ao vidro em si pensei que quando se escolhiam vidros mais grossos era apenas por questões acústicas. Mas também o é por questões térmicas?

    Se alguém puder esclarecer esta questão com algum detalhe agradecia
  6.  # 7

    Sim, realmente a caixa de ar e o tipo de gás sao importante a nivel do isolamento mas o tipo de vidro influencia e muito na questao termica...falamos de vidros baixo emissivos onde a transmissão termica e bem menor quando comparados com o vidro normal (Float). Normalmente nos vidros duplos um deles é normal/laminado/etc e o outro é baixo emissivo (isto ja sem entrar noutras caracteristicas como o factor solar).

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, Sphera
  7.  # 8

    Colocado por: JoseBlinoFaz sentido... não tem nenhum esquema e/ou fotografia que demonstrem a correcta aplicação do isolamento junto à caixilharia?


    Esta foto foi retirada daqui do forum (de algures)
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, Sphera
      Soleira 02.JPG
  8.  # 9

    Antes de mais agradeço a todos pela ajuda prestada.
    Queria somente tirar algumas duvidas com que fiquei, como leiga no assunto
    Segundo o pc ferreira na junção da caixilharia com a parede deveria existir uma “barreira para vapor”. O que poderia ser isto? Uma cantaria em U afastada da caixilharia?
    O dedao refere que se calhar não foi feito o corte nas cantarias/Paredes. Isto é a mesma coisa que uma barreira para vapor?

    Já o paulo valente refere que pode ser uma ponte térmica mal resolvida à volta dos vãos, onde teria de ter o isolamento a rematar directamente contra a caixilharia para não ter ponte térmica.
    Nesta situação (que se vê depois na foto) já não precisaria de ter a tal barreira de vapor?
    Se calhar o melhor mesmo é fazer então a segunda parede interior bem isolada só no vão da janela, e colocar a tal barreira de vapor como remate do novo isolamento com o caixilho. Já agora, alguém sabe de alguma foto, ou desenho técnico ou se possa ver essa questão bem resolvida?

    Muito obrigada novamente a todos.
    Concordam com este comentário: pacel
  9.  # 10

    Aquilo que eu disse, foi que a "algarviada" que fez de isolamento pelo interior nao funciona, pois nao tem barreira de difusao da pressao do vapor.
    • Piny
    • 6 fevereiro 2015

     # 11

    Colocado por: paulovalentePode ter uma ponte térmica mal resolvida à volta dos vãos. É comum isso acontecer senão estiver a coisa devidamente pensada em obra.

    Essas pontes térmicas são irrelevantes,foi o que li aqui no fórum,dito por uns certos tecnicos.
  10.  # 12

    Aconselho a ler este topico:

    https://forumdacasa.com/discussion/36115/1/ponte-termica-em-cantarias/

    Existe outro tambem muito bom de uma obra em que tomam muito cuidado com as cantarias mas agora não o consigo procurar mas deve-o achar facilmente.

    Quando falam de corte termico nas cantarias, tem a ver com o facto de comprarem caixilharias com corte termico mas depois têm as cantarias e os peitoris que vêm do exterior até ao interior e acabam por transmitir a temperatura do exterior para o interior e levam muitas vezes a condensações.
    Concordam com este comentário: electrao, Piny
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphera
  11.  # 13

    Acho que estão todos mais ou menos a falar da mesma coisa.

    Não ter ponte térmica, tanto à volta do vão como na pedra. Isso faria com que as paredes à volta da janela e respectiva pedra não arrefeçam tanto. Mais que comum é ter fungos na pedra e nas paredes à volta.
    E ter especial cuidado na BPV para impedir que o vapor viaje para as zonas mais frias e condense nesses locais.

    Em obra, fazer o detalhe que está na foto dá trabalho. E requer preocupações específicas de quem aplica o isolamento, de quem faz a alvenaria, de quem coloca as pedra e de quem monta as janelas. É muita gente para coordenar para ficar bem feito.
    E o normal é haver orçamentos apertados e projectos mal feitos, depois acaba por não existir margem para fazer estas coisas. É a despachar e já está.
    No final fica até fica tudo tapado!! É "quase" como se tivesse tudo bem feito.

    Depois do mal feito, só criando uma segunda parede interior, estilo pladur, mas desta vez com os remates contra o caixilho bem feitos; ou então com um sistema ETICS pelos exterior (isolamento pelo exterior).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphera
  12.  # 14

    Colocado por: pc ferreiraxps + rede + gesso?
    pois não tem barreira para vapor...logo o vapor de água, acumula-se e transforma-se em água na zona com menor resistência térmica.

    Solução, chamar quem lhe propos essa solução e responsabiliza-lo.

    Arejar, ventilar, arrefecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sphera

    Estou de novo confuso sobre a BPV.
    Se nas cantarias precisa de BPV então precisa também em toda a parede, ou não?
    Ou a zona das janelas é uma situação diferente?
  13.  # 15

    Pelo que percebi precisa é na parede.
  14.  # 16

    Colocado por: pacelPelo que percebi precisa é na parede.

    pois... mas será na parede toda ou apenas na zona da janela?
  15.  # 17

    Colocado por: prince
    1. pois... mas será na parede toda ou apenas na zona da janela?

    Toda
  16.  # 18

    Mas alguem coloca bpv nas paredes todas??
  17.  # 19

    Colocado por: tiago_cbrMas alguem coloca bpv nas paredes todas??

    Colocam sim
    Concordam com este comentário: Piny
  18.  # 20

    Essa BPV foi colocada sobre que isolamento? lã mineral ou XPS/EPS?

    Sendo lã mineral de facto tenho visto colocar em todas as obras.

    Sendo XPS/EPS nunca vi colocar. A minha dúvida é: deviam?
 
0.0226 seg. NEW