Iniciar sessão ou registar-se
    • tirana
    • 5 fevereiro 2015 editado

     # 1

    boa tarde,

    antes demais agradeço a todos o que possam ajudar com as suas opiniões.

    estou a construir uma casa em betão que será toda revestida a granito. entretanto, estou em dúvida se o isolamento das paredes exteriores deverá ser feita em poliuretano projetado ou com wall mate 4cm, sendo que levará uma pintura betuminosa previamente. empreiteiro e arquiteto têm opiniões diferentes sobre este assunto e cabe-me a mim desempatar pois é meu o interesse, mas lamento não ter informação suficiente para tomar a decisão.

    agradeço o auxílio.
  1.  # 2

    O poliuretano projectado, exige um trabalho de execução bastante mais exigente, de modo a não criar bolsas de ar ou desnivelamento aquando do enchimento. Logo mais caro tanto em mão de obra como de material. Normalmente obriga a subcontratação, logo redução na margem de lucro do empreiteiro.

    O wallmate é muito mais barato, e de fácil aplicação, logo pode ser aplicado pela equipa base do empreiteiro.

    Em termos térmicos, e para uma espessura como a que está a considerar, a diferença não é assim tão significativa. Aliás....4cm de isolamento? nao sei qual será a espessura da parede de betão e do granito, mas à partida diria que talvez possa ser um pouco curto, para ter uma boa envolvente em termos de térmica.

    Eu diria que o arquitecto quer por PU e o empreiteiro wallmate. Pelas razões acima descritas percebe bem porquê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tirana
  2.  # 3

    Por acaso é o empreiteiro quem está a sugerir o PU.
    Eu gostava era de ter a certeza que fazia a melhor opção, apesar de saber de antemão que uma será mais cara que outra.
  3.  # 4

    Pessoalmente não olho para o tipo de isolamento, mas sim para o valor total do U (coeficiente térmico) da parede. Por vezes a diferença de preço no tipo de isolamento não compensa os ganhos que ele oferece.

    Por outro lado, como referi a aplicação do wallmate é mais segura pois a aplicação da mesmo é fácil, quase do tipo "faça você mesmo". Enquanto que o PU pode não ser bem aplicado e depois há problemas decorrentes dessa situação. Se tiver confiança no empreiteiro...não vejo porque não, se não for assim.... normalmente partilho de uma máxima: "se há sinais de que pode correr mal....então vai correr mal!"

    Então esses trabalhos ainda não estão adjudicados? o empreiteiro previu no orçamento a aplicação do wallmate?
  4.  # 5

    só está previso o orçamento do Wall mate.
  5.  # 6

    qual o valor q tem para o PU projectado e qual a espessura do mesmo?
  6.  # 7

    Colocado por: tiranasó está previso o orçamento do Wall mate.


    Eu manteria o wallmate.
  7.  # 8

    5 cm de pu equivale a 8 cm de xps (+/-)
  8.  # 9

    não me foi indicada a espessura do PU e ainda não tenho orçamento em mão, mas disseram-me que gastariam mais uns 500€/600€.
  9.  # 10

    500€ em 5000€ não é nada... agora se for 500€ em 2000€ é mt!!!
  10.  # 11

  11.  # 12

  12.  # 13

    Com a aplicação do Wall mate é suficiente a aplicação prévia de uma pintura betuminosa ou haverá algo mais a fazer?
  13.  # 14

    Eu penso que o valor de 0,020 apenas se refere a placas rígidas de PU. Para PU projectado, se não estou em erro, o valor ronda 0,040.
  14.  # 15

    Colocado por: simplesEu penso que o valor de 0,020 apenas se refere a placas rígidas de PU. Para PU projectado, se não estou em erro, o valor ronda 0,040.

    Pu projectado BASF tem condutibilidade térmica de 0.028, pelo menos é o que tenho visto por aí. 0.022 é um valor demasiado baixo, normalmente é o valor do PU que se usa injectado nos tanques de águas Quentes sanitárias.
  15.  # 16

    Colocado por: tiranaestou a construir uma casa em betão que será toda revestida a granito.


    como é que vai ser aplicado o Granito?
  16.  # 17

    Colocado por: sergyio5 cm de pu equivale a 8 cm de xps (+/-)


    Nem na ficha tecnica.
 
0.0136 seg. NEW