Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: RR9

700 a 900 m2 na zona da "grande Lisboa" certo? ... penso que na zona Oeste, que é onde eu estou que seja mais barato...

eu contaria com uns 800 euros por m2.
    mas pode conseguir menos, se cortar em muita coisa.
    • RR9
    • 6 fevereiro 2015

# 22

Colocado por: valtores

eu contaria com uns 800 euros por m2.
    mas pode conseguir menos, se cortar em muita coisa.

Pensei que fosse menos...

E em relação à arquitetura das casas... Sai mais em conta uma arquitetura "moderna" (sem telha etc...) ou uma casa com arquitetura mais "clássica" ?
    Eu confesso que gosto de casas com linhas mais retas, sem telhas, mais "quadradas"... Mas sairá mais caro uma casa assim?
  2.  # 23

Colocado por: RR9Sai mais em conta uma arquitetura "moderna" (sem telha etc...) ou uma casa com arquitetura mais "clássica" ?

Posso afirmar que anda ela por ela, não deve ser essa a condicionante para fazer uma opção. O que condiciona não será o tipo de cobertura, mas antes a dimensão e tipo de protecção de envidraçados por exemplo.
    Concordam com este comentário: valtores
  3.  # 24

Colocado por: RR9

Pensei que fosse menos...

E em relação à arquitetura das casas... Sai mais em conta uma arquitetura "moderna" (sem telha etc...) ou uma casa com arquitetura mais "clássica" ?
    Eu confesso que gosto de casas com linhas mais retas, sem telhas, mais "quadradas"... Mas sairá mais caro uma casa assim?

Uma caixa que parece um cubo pode ser mais cara do que uma casa que parece um palácio barroco!
    Não pode colocar as questões dessa forma.

O custo de uma casa não depende apenas se tem linhas rectas ou curvas, telhas ou cobertura invertida.

Imagine só:
    pode colocar uma banheira por 100 euros ou uma por 1000 euros.
    Pode colocar azulejo numa casa de banho a 15 euros o m2 ou 200 euros o m2.
    Pode colocar caixilharia e vidro por 3000 euros ou por 100 000 euros... depende do tipo da quantidade de janelas.
    Pode colocar uma misturadora na cozinha por 20 euros ou uma por 500 euros.
    Pode escolher piso flutuante por 10 euros o m2 ou piso a 50 euros ou mais o m2.
    Pode ter um arquitecto a cobrar 3000 euros ou um a cobrar 10 000 euros.

Há tanta coisa que pode ou não fazer que pode ter uma resposta para a sua pergunta de sim e outra de não...

Uma coisa é certa... fazer uam casa por menos de 600 euros o m2 é quase impossivel.
    Concordam com este comentário: sergioleite57
  4.  # 25

Eu até acredito que consiga descer até aos 600€ ou 650€ / m², se fizer como indicou, controlar empreitada a empreitada.
    Negociar todos os valores, pedir n orçamentos de cada tema.
    Consegue economizar bastante.
    Não seria preciso dizer que, se tiver o projecto bem detalhado, consegue ter melhor termos comparativos.

Mas também digo que vei ter muita chatice. Ter de coordenar o pessoal, os pagamentos, ligação à EDP, ramal de água, ramal de esgoto, aquele que não acabou o trabalho, o outro que não pode começar etc.

Para o processo na câmara, terá de ter uma empresa de construção com alvará. Daqui não escapa.
    Seria o ideal que fosse essa a empresa que tivesse a maior parte dos trabalhos. Ou pelo menos o trabalho maior.
    Ainda assim, terá de confiar bastante, pois irá precisar dela no final para a licença de utilização.
  5.  # 26

Colocado por: paulovalenteAinda assim, terá de confiar bastante, pois irá precisar dela no final para a licença de utilização.

Porquê?
  6.  # 27

Ele tem de assinar o fecho no livro de obra.
    No fundo, ao dar o alvará (e os seguros), o construtor assume a obra (no que lhe toca).
    Quando há outras empreitadas contratadas pelo cliente acabam também por ficar à responsabilidade do alvará.
    Se no final, o construtor achar que está assumir uma responsabilidade que não previa, ou a obra foi alterada ou tantas outras coisas, ele pode recusar assinar.

Para a Câmara é preciso um alvará, se depois existir algum problema, é aquele que dá a cara. Independentemente de quem esteve ou não esteve em obra. Cabia a ele verificar isso.
  7.  # 28

# paulo
    Genericamente a sua observação está correta, contudo se as coisas forem feitas como deve ser a complicação não é nenhuma.
    Quem faz o fecho do livro de obra é o Diretor de fiscalização, profissional contratado pelo Dono de obra. O livro de obra nunca está em posse do empreiteiro, logo não há o problema de este o reter. Por outro lado não preciso nem de livro de obra nem de DF para ter licença de habitabilidade.
    Posso trocar de empreiteiro e por consequência de alvará seguros e diretor técnicos as vezes que quiser ao longo da obra, basta para tal fazer novo averbamento junto da câmara.
    O grande problema nestas situações é que os Donos de obra estão muito mal assessorados, e na maioria dos casos acabam por meter os pés pelas mãos, no final ficam sempre com o menino nos braços.
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 29

Tinha a ideia da necessidade no termo de encerramento do construtor. Ele tem o termo de abertura. Mas isso é logo no início da obra.
    Sim, o livro de obra é obrigatório estar na obra, apesar de muitas vezes andar na bagageira do carro do construtor.
    O averbamento é sempre possível, de todos os intervenientes em obra, desde o projecto ao construtor.
    Mas tem sempre custos, e não me refiro às taxas na Câmara. Eu, construtor com alvará (exemplificando) não daria o mau alvará para a responsabilidade da obra por "da cá aquela palha".
    Não sei se estarei a ver a coisa mal, mas acho que o livro de obra deverá estar todo preenchido e entregue na Câmara juntamente com as telas finais e todos os outros documentos obrigatórios para a emissão da licença de utilização.

E é verdade que os donos de obra estão mal assessorados. Começam logo mal pelo projecto. Projecto de 1000€ é mais barato do que o de 5000€.
    A afirmação é correcta e também é errada. Claro que é por opção do dono de obra. Gasta facilmente em obra mais 5000€ para ter um pavimento melhor na casa, mas não cede no projecto. São opções de vida.
    Com o projecto indefinido (e alguns construtores já sabem onde andam as lacunas, e não é só na arquitectura), em obra têm a faca e o queijo na mão. E vem alterações em obra, e custos associados, normalmente bem pagos.
    Orçamentos que cabem numa folha A4 no início normalmente têm custos no final da obra que cabem em 2 folhas A4.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 30

Continuo a achar que é preciso cuidado com as responsabilidades assumidas em projecto para a Câmara.
    Cada vez mais a legislação deposita mais responsabilidade nos técnicos.

Mas são estes, os que deram a cara, que vão se responsabilizar por tudo o que assinaram.
    E não é preciso muito, basta um problema maior no início da utilização da obra e um utilizador que não se conforme (com todo o direito).

Em construções para o próprio, essa questão não é tão acutilante. Mas não deixa de haver responsabilidades.
  10.  # 31

Alvarás de empréstimo é uma situação cada vez menos recorrente, a fiscalização é cada vez mais apertada e a prevaricação já não compensa.
    Quanto ao custo das alterações em obra sei perfeitamente daquilo que fala, estou muitas vezes do lado dos empreiteiros e acredite que é um regalo :)
  11.  # 32

"E em relação à arquitetura das casas... Sai mais em conta uma arquitetura "moderna" (sem telha etc...) ou uma casa com arquitetura mais "clássica" ?
    Eu confesso que gosto de casas com linhas mais retas, sem telhas, mais "quadradas"... Mas sairá mais caro uma casa assim?" -

não é propriamente o estilo da casa, mas mais a sua racionalidade e economia de construção. se tiver mais desenvolvimento de fachada, sairá mais caro; se tiver uma construção em que maximize a dimensão estrutural, sairá mais barato; se racionalizar o interior de forma a ter espaços proporcionados e ajustados às necessidades, conseguirá poupar mais...enfim se tiver alguém que lhe pense a casa e um dos factores importantes seja a racionalização económica da mesma, o seu dinheiro em projectistas será bem empregue e um bom investimento...
    Concordam com este comentário: paulovalente
  12.  # 33

Só para me localizar os valores que o pessoal está a referir acrescem de IVA ou não?
  13.  # 34

Colocado por: ptugaSó para me localizar os valores que o pessoal está a referir acrescem de IVA ou não?
    Deveriam :-)
  14.  # 35

ok ok ...assim faz-me mais sentido. É que 650€/m2(sem iva) é diferente de cerca de 800€/m2 (com IVA)... pelo menos para a carteira!!!!!!
    • RR9
    • 6 fevereiro 2015

# 36

Colocado por: cinderelaRR9, com uma casa tão grande prepare-se para o valor do IMI.

Eu ando nas lides de desenvolver um projecto e estou a pensar num rés do chão com um sótão generoso e bem isolado para depois, fazer dois quartos e uma WC para não ter dissabores com o IMI, em certos Concelhos, é quase equivalente à renda de uma casa.
    Não deveria haver lugar a IMI da nossa habitação própria e permanente, por vezes, acho que o ideal seria morar numa habitação Social, vejo alguns dos que lá moram, com carros melhores que o meu, vão de férias, pagam uma renda de meia dúzia de euros acabando por ter uma vida bem mais tranquila que a minha.
    Concordam com este comentário:Dominus

Sim isso é verdade... Conheço quem paguei IMI tão alto que equivale mesmo à renda de uma casa! Pensamos que temos uma coisa que é nossa mas no fim de contas andamos a pagar como se fosse uma coisa alugada...enfim...

Parece-me ser uma boa ideia, existem sótãos com bastante altura de parede que dá para fazer quartos, não sei é se será incomodativo quando chove por causa do barulho.

Também já ponderei uma casa térrea, é uma opção, e gosto (já me disseram que baixa muito o preço em relação a 2 pisos) mas tenho receio que num terreno com tão pouca largura com uma casa térrea fique demasiado "claustrofóbico" visto que ainda se tem de dar de cada lado uns 5metros para poder ter janelas.
  15.  # 37

Colocado por: RR9Também já ponderei uma casa térrea, é uma opção, e gosto (já me disseram que baixa muito o preço em relação a 2 pisos)

Nunca fiz as contas, mas isso não é assim tão linear, numa casa térrea poupa com a escadas e o espaço que elas ocupam, numa casa de dois pisos, metade dos pilares não precisam de fundações.
    • RR9
    • 6 fevereiro 2015

# 38

as minhas prioridades em casa será investir num bom soalho flutuante em vez de mosaico, mosaico onde so vou por nas casas de banho e cozinha, janelas com vidro duplo, e pouco mais, dispenso o aquecimento central que ainda custa bastante dinheiro. caso realmente construa dois pisos a ideia seria um corrimao de vidro, e nao madeira e ferro, sabem o que é mais economico??
    • RR9
    • 6 fevereiro 2015

# 39

Colocado por: Picareta
    Nunca fiz as contas, mas isso não é assim tão linear, numa casa térrea poupa com a escadas e o espaço que elas ocupam, numa casa de dois pisos, metade dos pilares não precisam de fundações.

correcto mas é mais um bloco, logo será mais caro!!
    Concordam com este comentário: cinderela
  16.  # 40

como é que sabe??

0.0312 seg. NEW