Iniciar sessão ou registar-se
    • RR9
    • 6 fevereiro 2015

# 41

Colocado por: marco1como é que sabe??

suspeito que seja!
  1.  # 42

Colocado por: RR9correcto mas é mais um bloco

Um bloco com 200m2 tem a mesma área de dois blocos com 100m2.
  2.  # 43

Um telhado com 100m2 custa metade de um telhado com 200m2
    Concordam com este comentário: jorgand, Rafael Fortes
  3.  # 44

Colocado por: RR9Também já ponderei uma casa térrea, é uma opção, e gosto (já me disseram que baixa muito o preço em relação a 2 pisos)

eu tenho ouvido sempre o contrário... só as fundações, cobertura, etc etc para uma area de implantação maior, encarece imenso uma casa terrea. Na casa de 2 pisos com metade da implantação, estes valores altos ficam sempre pela "metade".
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  4.  # 45

Lógico. Eu recentemente estive a fazer um cálculo de custo de estrutura pré.fabricada para um piso e dois pisos a poupança rondava os 30% se não me falha a memória. O que se gasta numa caixa de escadas com dois pisos anda ela por ela com o aumento de circulação horizontal com um piso...
  5.  # 46

Sem contar com o que se poupa Na cobertura..
  6.  # 47

interessante tópico, no meu ponto de vista, se não tem experiencia não vai conseguir coordenar os trabalhos nem falar a língua dos empreiteiros das varias categorias. Na minha opinião e digo isto pq já fiz isso varias xx, arranje um engenheiro que lhe faça esse trabalho, pelo valor que lhe pedirão vai ver que poupa bastante em orçamentos e que tem muito mais garantias que a obra corre como planeado e que o probabilidade de derrapagem é bem menor, apesar de ...há eng e eng!! preferia 180 m2 num piso do que em dois. E digo-lhe que a nível de estrutura é mais simples e mais barata, menos armaduras em pilares e vigas, menores dimensões de sapadas, uma única laje...é possível fazer a obra com 600, 650e/m2
    Concordam com este comentário: cinderela
  7.  # 48

Colocado por: RR9Boa Noite,

Sou inexperiente neste assunto, por isso decidi abrir este tópico.

Estou a pensar em construir uma vivenda nos próximos 2 ou 3 anos no distrito de Lisboa.
    A ideia é construir uma casa de dois pisos com: uma cozinha com dispensa, uma garagem, um wc, uma sala (piso 0) , 3 quartos, 2 casas de banho, 1 closet (piso 1)
    O meu objetivo é gastar no máximo (incluindo tudo o que implica uma construção: arquiteto,licenças,pedreiro,picheleiro,eletricista etc... mas sem contar com mobília) 115.000€.
    Já tenho terreno, não pago limpeza de terreno nem escavação.
    A minha ideia de área da casa é mais ou menos 250m2.
    Pretendo ser eu a contratar todos os intervenientes na construção. Não quero que seja uma empresa do estilo serviço chave na mão, que acaba por ser mais dispendioso.

Gostaria de saber se este valor é realista. É possível fazer uma casa por este valor?
    O que fica mais em conta, uma casa de arquitetura "moderna" (casa com linhas mais rectas, sem telha, etc) ou uma casa de arquitetural "clássica" (com telhas, o mais usual)?

Peço desculpa se estas perguntas vos parecerem um pouco parvas mas tal como eu disse, sou inexperiente neste assunto e quero saber a opinião de quem é entendido nestes assuntos.

Já aqui tinha colocado este link e estas contas num outro tópico.

Como exemplo deixo aqui estas novas, que fazendo as contas, andará dentro dos valores por aqui falados.

Moradia já pronta 275.000€ com 337m2 de construção http://queluz.olx.pt/t4-1-c-garagem-moradia-nova-financiamento-100-iid-470783030

Ora com umas contas de merceeiro 275.000 - 5% + IVA de comissão da imobiliária dá 258.000, descontando o valor do terreno, projectos, licenças e taxas por alto 58,000 fica 200.000 já com iva, retirando o IVA dá 162.000. Ora 162.000 / 337m2 = 480€ o m2

Se for em projecto fica ainda menos 25.000 http://www.remax.pt/Terreno-Venda-Queluz-Sintra_122291084-119

Quando tiver o projecto e um caderno de encargos definido, vai ter com esta empresa (até pode visitar estas casas para ver inloco o trabalho deles) e outras empresas claro e pede um orçamento, aparentemente constroem a bom preço.
  8.  # 49

anúncios de vendedores não tem por vezes as contas bem feitas.

por exemplo a área bruta é igual á área do lote ora mesmo considerando que as partes ajardinadas são comuns (embora com usufruto privado) toda a área das zonas de varandas e terraços vão para onde, se eles dizem que a área bruta são 380 e a área do lote também são 380 ????
  9.  # 50

outra coisa

moradias em banda por 250 000 euros, tem mesmo que ser algo excepcional e mais uma vez jp 2011 não se fie nessas contas e áreas
    • jp2011
    • 7 fevereiro 2015 editado

# 51

marco1

Declaração de interesses: não sou vendedor, nem tenho nada a ver com o construtor ou com os promotores.

Chamou-me a atenção desta casa em concreto, pela simples razão de eu também ando com ideias de contruir ou talvez reabilitar um moradia também na região de Lisboa, embora não participe muito, sigo o fórum com alguma regularidade já à uns anos. E os valores que vejo serem sempre apontados são ente 700 e 1000m2 + IVA para construção.

Neste caso em particular, fui espreitar as casas por fora foi ver para satisfazer a curiosidade e como numa delas estavam lá uns trabalhadores a fazerem os acabamentos até deu para saber qual a construtora da casa.

Moradias em banda, ok mas estamos a falar de 337m2 de área de construção, construção nova com as exigências legais actuais, leva a mesma quantidade de acabamentos que uma moradia isolada, ok temos menos duas empenas com menos uns vãos de janelas, mas pro outro lado temos iluminação led em toda a casa, o que em casas deste valores nem sempre se vê entre outros pormenores.

Pelo que percebi ali não há a habitual estrutura de construção: Promotor/dono de obra + construtor + empreiteiro + subempreitadas que normalmente faz perder-se muito dinheiro pelo meio. O dono da obra ou promotor é também o construtor e não houve empreitadas o pessoal que lá trabalha são funcionários da empresa promotora.
  10.  # 52

jp

também não estava a referir-me a si.

o que eu acho é que os números são esquisitos e como tal as suas contas podem não ser bem assim.

também convém referir ainda que um promotor e fazendo em série, que é o caso pode sempre apresentar preços mais em conta, portanto também não se pode depois extrapolar para um caso particular.
  11.  # 53

Colocado por: jp2011não houve empreitadas o pessoal que lá trabalha são funcionários da empresa promotora.

Como é que sabe disto?
    O electricista também é funcionário da empresa?
    Concordam com este comentário: dedao
  12.  # 54

Colocado por: Picareta
    Como é que sabe disto?
    O electricista também é funcionário da empresa?

Não sei... não faço ideia no caso do electricista ou do canalizador, pela curta conversa que tive com quem lá estava a trabalhar neste caso a pintar, era funcionário da empresa e pelo que questionei a empresa tinha uns quantos trabalhos em mãos quer em construção nova quer na reabilitação com pessoal próprio pelo menos fiquei com essa ideia. Após saber o nome da empresa pesquisei um pouco sobre ela ( para ver se estava a despachar as casas por falta de liquidez ou outra qualquer razão e quem sabe no futuro usar os seus serviços para reabilitação) e nos relatórios que se consegue ver no einforma a empresa apresenta resultados muito positivos nestes últimos anos, que num sector tão afectado pela crise como a construção são dados interessantes.
    • RR9
    • 7 fevereiro 2015

# 55

bom dia a todos... começo o dia com mais uma dúvida, disseram me ontem á noite, que a casa de arquitetura moderna, (que "o telhado não leva telha"), ganha mais humidade que uma casa que leve telha (arquitectura clássica), será verdade??
  13.  # 56

Se as pessoas que lhe disseram isso são as que costumam fazer com telha, não duvide que é melhor fazer com telha.

de resto em termos rigorosos é uma falsa opinião, pois tanto com telha ou sem telha o que importa é aplicar bem o sistema e com os materiais certos. portanto apenas uma questão de boa execução no fundo.
    Concordam com este comentário: sscp
    • RR9
    • 7 fevereiro 2015

# 57

Colocado por: marco1Se as pessoas que lhe disseram isso são as que costumam fazer com telha, não duvide que é melhor fazer com telha.

de resto em termos rigorosos é uma falsa opinião, pois tanto com telha ou sem telha o que importa é aplicar bem o sistema e com os materiais certos. portanto apenas uma questão de boa execução no fundo.

Colocado por: marco1Se as pessoas que lhe disseram isso são as que costumam fazer com telha, não duvide que é melhor fazer com telha.

já agora, qual das formas sai mais barato?? ou ronda os mesmos preços?
  14.  # 58

com telha poderá sair mais barato isto se o telhado tiver poucos recortes.

no entanto uma cobertura inclinada com telha limita muito mais a solução em termos volumétricos.
    uma cobertura plana possibilita maior liberdade conceptual.
  15.  # 59

Colocado por: jp2011marco1

Pelo que percebi ali não há a habitual estrutura de construção: Promotor/dono de obra + construtor + empreiteiro + subempreitadas que normalmente faz perder-se muito dinheiro pelo meio. O dono da obra ou promotor é também o construtor e não houve empreitadas o pessoal que lá trabalha são funcionários da empresa promotora.

maroscas e mais maroscas, a que estou habituado a ver...
  16.  # 60

Por acaso tambem tenho essa ideia, que podendo estar errada, tambem penso que quanto mais pessoas envolvidas mais encarece o custo de obra, pois todas têm de ter lucro, o que é legitimo claro, mas assim sendo se ha mais pessoas a lucrar esse lucros serao suportados pelo consumidor final( dono de obra).
    Melhor seria, em portugal ser possivel utilizar o método de auto-construçao legalmente, mas isso ja sao outros 500...
    Concordam com este comentário: sergioleite57

0.0316 seg. NEW