Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mhpinto
    Isso dá perto de 2500€/ano!! Vai lá vai, se dúvidas eu tivesse de que não queria isso, dissiparam-se completamente.

Isso, com piso radiante não teria melhores consumos? Já para não falar do conforto.
    • ik
    • 6 abril 2017
    Colocado por: sergio_pintas
    Isso, com piso radiante não teria melhores consumos? Já para não falar do conforto.

Pouco influência tem se é VC ou piso radiante

Para o mesmo conforto durante todo o dia e todo o ano quem manda é a necessidade energética da moradia
  2. Colocado por: SkinkxVocês comparam consumos quando tudo depende do perfil.

Não estou a comparar nada. Simplesmente, para mim, gastar um valor desses anualmente em climatização, sendo que nem sequer estamos a contabilizar a distribuição do investimento inicial pelos anos de uso nem a manutenção, é absurdo para aí para 90%, se não mais, dos salários nacionais.

Vendo, como estamos fartos de ver, que andam por aqui muitos DO que se nota que estão a esticar as economias ao máximo para fazer casas com grandes áreas (muitas acima dos 200 m2) e se deixam embalar na onda do "ter que ter" o que está tecnologicamente mais em voga, vejo grande potencial, com consumos desta ordem ou nem que fosse metade do valor, para que os equipamentos cedo passem a ficar desligados o tempo quase todo e lá se vai toda a racionalidade do esforço feito em termos de investimento inicial.

Indo pela sua metáfora, toda a gente parece disposta a fazer o esforço financeiro inicial para compar um ferrari, esquecendo-se que depois o salário só dá para as prestações e não dá para trocar um pneu gasto que seja. Lá se fica o ferrari na garagem.
    Eu também podia muito bem ter uma "casa-ferrari", suspeito que mais facilmente que muitos outros que por aqui andam, mas prefiro ficar-me pelo renault e não ter de pensar nunca duas vezes antes de o usar.

Voltando às casas, lamento se a "Maria" é friorenta, que é. Nos dias mais frios, se tiver de vestir uma malhinha para estar confortável dentro de casa, pois vai ter de vestir. Ou seja, em termos de conforto, vou estar na mesmíssima situação dos que têm os melhores equipamentos mas não têm como os sustentar, com a "ligeira" diferença do dinheiro que não vou gastar na fase inicial.
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  3. Provavelmente o comentário também não é dirigido ao autor do tópico... Que está de parabéns pela casa e o gosto que demonstrou ter na sua construção...
    Ps: (Alguém tem de investir nestas tecnologias para que haja evolução se não como se pagaria a investigação??)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fasca, InforMed
  4. Colocado por: mhpinto
    Não estou a comparar nada. Simplesmente, para mim, gastar um valor desses anualmente em climatização, sendo que nem sequer estamos a contabilizar a distribuição do investimento inicial pelos anos de uso nem a manutenção, é absurdo para aí para 90%, se não mais, dos salários nacionais.

Vendo, como estamos fartos de ver, que andam por aqui muitos DO que se nota que estão a esticar as economias ao máximo para fazer casas com grandes áreas (muitas acima dos 200 m2) e se deixam embalar na onda do "ter que ter" o que está tecnologicamente mais em voga, vejo grande potencial, com consumos desta ordem ou nem que fosse metade do valor, para que os equipamentos cedo passem a ficar desligados o tempo quase todo e lá se vai toda a racionalidade do esforço feito em termos de investimento inicial.

Indo pela sua metáfora, toda a gente parece disposta a fazer o esforço financeiro inicial para compar um ferrari, esquecendo-se que depois o salário só dá para as prestações e não dá para trocar um pneu gasto que seja. Lá se fica o ferrari na garagem.
    Eu também podia muito bem ter uma "casa-ferrari", suspeito que mais facilmente que muitos outros que por aqui andam, mas prefiro ficar-me pelo renault e não ter de pensar nunca duas vezes antes de o usar.

Voltando às casas, lamento se a "Maria" é friorenta, que é. Nos dias mais frios, se tiver de vestir uma malhinha para estar confortável dentro de casa, pois vai ter de vestir. Ou seja, em termos de conforto, vou estar na mesmíssima situação dos que têm os melhores equipamentos mas não têm como os sustentar, com a "ligeira" diferença do dinheiro que não vou gastar na fase inicial.

Não há razão nenhuma para se ter frio dentro de casa e o problema nem sequer é o custo do sistema de climatização ou do seu funcionamento. Mas eu penso de modo diferente de si, o meu conforto habitacional supera em muito o prazer que possa ir buscar a meia-dúzia de mariscada efémeras.

É perfeitamente possível ter o que o fasca tem conseguindo uma boa redução dos consumos, ele próprio admite que podia baixar 1/2 ºC a temperatura. Ora, isso somado a melhores isolamentos e fontes de energia mais favoráveis que a electricidade e tem uma receita para começar a pensar em soluções que permitam juntar o melhor dos dois mundos, conforto e baixo custo.
  5. Colocado por: SkinkxNão há razão nenhuma para se ter frio dentro de casa

Esta é que é a questão: porque é que lá por ter de se vestir uma malha nos dias mais frios isso já significa "ter frio dentro de casa"?
    Mais, pessoalmente, acho muito pouco agradável, para além de ser pouco saudável, entrar numa casa com uma temperatura acima de 20ºC quando na rua está abaixo dos 10ºC.

Colocado por: Skinkxbaixo custo

Se quiser mesmo que eu ou quem mais ler isto acredite nisso depois dos valores acima citados, vai ter de apresentar valores concretos. Pessoalmente, não acredito que consiga baixar o valor ao ponto de poder ser considerado "baixo custo".
    Concordam com este comentário: Miguel Pinto, Extravagancia
  6. Colocado por: mhpintoMais, pessoalmente, acho muito pouco agradável, para além de ser pouco saudável, entrar numa casa com uma temperatura acima de 20ºC quando na rua está abaixo dos 10ºC.

Cada um sabe de si, mas os nórdicos, Alemães e por aí à volta não querem outra coisa: temperaturas negativas na rua e 20 graus dentro de casa.
    Concordam com este comentário: tiago_eco, two-rok
  7. Eu gosto de andar de calções e t-shirt dentro de casa, o ANO TODO!
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  8. Colocado por: mhpinto
    Esta é que é a questão: porque é que lá por ter de se vestir uma malha nos dias mais frios isso já significa "ter frio dentro de casa"?
    Mais, pessoalmente, acho muito pouco agradável, para além de ser pouco saudável, entrar numa casa com uma temperatura acima de 20ºC quando na rua está abaixo dos 10ºC.

Se quiser mesmo que eu ou quem mais ler isto acredite nisso depois dos valores acima citados, vai ter de apresentar valores concretos. Pessoalmente, não acredito que consiga baixar o valor ao ponto de poder ser considerado "baixo custo".

Se você regular o sistema para 18 ºC quando em casa e 15 ºC quando ausente, só aí tem uma poupança grande para o perfil do fasca, porque por vezes um aumento de 20 para 22 ºC pode aumentar os custos em mais de 20% e falamos apenas em 2 ºC de diferença.

Por outro lado, quanto maior for o isolamento, menores serão as perdas de calor da habitação, logo será também menor a energia solicitada ao sistema de climatização, seja ele qual for.

Outra nota: para mim, ter uma lareira a arder no inverno nem sequer é um sistema de climatização, é uma exigência minha, porque não consigo conceber viver sem uma lareira nas noites mais frias, mesmo quando temos dias bons como estes. Ou seja, num cenário assim, de ter lenha a arder por companhia, nem sequer olho para a lenha como uma fonte de energia ou num custo, mas na prática, se for bem pensado em projecto, consegue-se aproveitar muito do calor produzido pela queima da lenha e estou certo que uma instalação bem dimensionada e equilibrada, com painéis solares para AQS e apoio de lenha para AQS e AQ vai permitir obter conforto num número cada vez maior de edifícios, visto que as necessidades energéticas são cada vez mais baixas e a própria combustão da lenha consegue, assim, suprir uma grande parte dessas necessidades. A partir daí, é tudo uma questão de meter sistemas de apoio para os mais friorentos ou meter uma malha um dia ou outro, naquela altura que vai entre acender o recuperador de calor e ele começar a aquecer a casa.

Hoje em dia há material para tudo, é preciso é haver alguma exigência e critério. Sem gastar nenhuma fortuna, pode já ficar com um sistema muito porreirinho, muito simples e de fácil montagem, talvez até preparado para um dia ligar uma máquina qualquer mais evoluída.

Se eu tiver que vestir uma malha nos dias frios, isso não é conforto. Você pode dizer que isso não é importante, mas o conforto ou existe ou não existe. Não é necessário estar a suar dentro de casa no inverno, mas a sensação de chegar a casa e ter um ambiente agradável e em pouco tempo obter uma temperatura "confortável" é algo que não tem que ser desmesuradamente caro.

É certo que é cada vez menor o tempo que passamos em causa, mas é lá que passamos aquele que é mais importante: o tempo familiar e o tempo de repouso. Ter uma casa onde não tenho excessivo calor nem excessivo frio, onde não sou incomodado por ruído dos vizinhos, tudo isto são factores que, para mim, são inquantificáveis em termos de valor. E muitas vezes fazem-se investimentos em coisas bem mais supérfluas e efémeras que estas, que apenas têm valor estético e muitas vezes de curto prazo ou até duvidoso, pelo que fica ao critério de cada um.

Aqui só procuro dar o melhor conselho que posso, cada um é maior e vacinado para tirar as conclusões que entender e, como sempre, agir em função da sua carteira. Há pessoas menos exigentes no processo construtivo que depois tiram grandes férias todos os anos. Eu respeito, mas discordo, dou outro valor às coisas "da casa".
    Concordam com este comentário: larkhe, 21papaleguas, mhpinto, fasca, MRK
  9. Colocado por: SkinkxOu seja, num cenário assim, de ter lenha a arder por companhia, nem sequer olho para a lenha como uma fonte de energia ou num custo, mas na prática, se for bem pensado em projecto, consegue-se aproveitar muito do calor produzido pela queima da lenha e estou certo que uma instalação bem dimensionada e equilibrada, com painéis solares para AQS

Afinal não discordamos assim tanto, pois é esta a solução que pretendo, pelas mesmas razões que as suas ;) Apenas discordaremos no grau de necessidade de ir para além disto.

Mas deixemos lá de estragar ainda mais o tópico ao fasca.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  10. Colocado por: mhpinto
    Afinal não discordamos assim tanto, pois é esta a solução que pretendo, pelas mesmas razões que as suas ;) Apenas discordaremos no grau de necessidade de ir para além disto.

Mas deixemos lá de estragar ainda mais o tópico ao fasca.

Então opte por um sistema com base nessa configuração, mas que um dia lhe permita fazer algo mais... imagine que aparece aí uma fonte de energia inovadora e barata, como foi o caso das bombas de calor... você tem a hipótese de poder reajustar o seu sistema...

Lembre-se sempre, o primeiro passo é isolar bem a casa. O segundo e o terceiro também ;-)
  11. A minha irmã no norte da Europa tinha temperaturas de Verão dentro de casa quando no exterior estava a nevar. E foi assim em todas as casas que ela viveu por lá.
  12. Colocado por: Skinkxmas que um dia lhe permita fazer algo mais...

Bem, ok, tenho de fazer mais esta pergunta: e isso implicaria o quê e a que preço para uma casa de 180 m2 de área útil?
  13. Este tópico seria uma grande ajuda para quem necessita de ajuda nestas questões sobre isolamentos e climatização.
    Infelizmente teve pouca participação.

https://forumdacasa.com/discussion/48012/gastos-e-consumos-aquecimento-e-aqs-testemunhos/#Item_16
  14. Colocado por: mhpinto
    Bem, ok, tenho de fazer mais esta pergunta: e isso implicaria o quê e a que preço para uma casa de 180 m2 de área útil?

O Skinkx fala principalmente em isolar a casa...
    Eu concordo, depois todas as opções são válidas. Mesmo o PRH com bomba de calor pode ser ajudado com uma boa família de painéis solares para autoprodução.
    Climatiza-se a casa quando há electricidade de borla e mantém-se quando a pagamos...
    Quem diz PRH diz outras formas de climatização...
  15. Colocado por: mhpinto

Implicaria um depósito menos convencional.
  16. Colocado por: SkinkxImplicaria um depósito menos convencional.

Poderia ser mais concreto ou eventualmente indicar-me algum tópico onde já o tenha especificado?
  17. * sergio_pintas
    * ik

A bomba de calor e todo o suporte penso que seria o mesma para VC ou PRH. Não tenho forma de saber se iria pagar menos com PRH, penso que andará ela por ela.

----------------------------

* mhpinto e * shinkx

Concordo com a afirmação quando dizes que não podemos só contar com o gasto inicial, mas também com a despesa mensal e manutenção... No entanto, já estava a contar com os gastos de eletricidade... No inverno ter dentro de casa 16 graus é suportável, mas valorizamos mais o conforto (obviamente que conseguia dormir na mesma, mas acho que o dinheiro aqui n é mal gasto)! Se leres para trás, tive de cortar em outras coisas que valorizamos menos, nomeadamente na decoração interior, não ligamos a marcas internacionais ou materiais de grande qualidade.. nem colocamos domótica, sistema de som integrado, piscina, etc..

---------------------------

No geral, não me arrependo de ter feito a casa, mas:

- ardósia no exterior foi uma grande falha.. tenho de colocar resina de acrílico para aquilo não parecer sempre sujo ou gasto.

- os 400m2 são um pouco exagerados, apesar de não ter espaços desperdiçados. Como ainda só somos 2 nota-se mais. Penso que com 350m2 ficasse mais racional.

- piso da garagem em cinzento escuro foi outra falha apesar dos avisos. Gosto da cor, mas está quase sempre sujo.

- espaço exterior é enorme. Tive de comprar um trator de relva. mas aqui pouco há a fazer...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  18. Colocado por: fascaTive de comprar um trator de relva. mas aqui pouco há a fazer...

Com duas ovelhas, ainda arranjava uma panelada no fim do ano!
    Concordam com este comentário: Marcopom, two-rok
  19. Colocado por: mhpinto
    Poderia ser mais concreto ou eventualmente indicar-me algum tópico onde já o tenha especificado?

Um depósito de inércia com produção de AQS semi-instantânea... ou seja, um depósito que funcione "ao contrário" e não o deixe condicionado ao número de serpetinas dos depósitos tradicionais. Além de ser mais polivalente, é mais higiénico e sem risco de legionella...

Há vários depósitos nessa base, o Rotex/Daikin é o mais conhecido, mas até há depósito de inércia normais, sem serpentina, que permitem fazer isso com um permutador de placas (Sonnenkraft, Remko). Mas há mais e até materiais mais baratos, correntes no mercado, apesar de não terem a mesma qualidade.

Um depósito desses permite ligar hoje painéis solares, amanhã um recuperador de calor, além uma bomba de calor, etc etc etc... não será sempre assim tão simples porque podem ser necessários ajustes, mas a base é esta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto

0.6611 seg. NEW