Iniciar sessão ou registar-se
    • alexp
    • 7 novembro 2016 editado

# 1

Colocado por: jorgealvesanalisando as condições da maquina eu diria que o EER deve ter andado pelos 2,72 a 3,32, portanto consumiu entre 965Kwh e 790Kwh.

os contadores são totalizadores ou seja é o que a maquina produziu desde que foi instalada,

por aqui se comprova que a alta conta energética não foi da bomba de calor.

Ainda bem. Falta agora resolver o mistério. Às tantas o consumo vem da iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fasca
  1.  # 2

Acho um pouco inconcebível numa instalação desse calibre o instalador não ter deixado um contador de energia no quadro, coisa para custar 50 euros, talvez...
    Concordam com este comentário: fasca
  2.  # 3

Colocado por: callinascoisa para custar 50 euros,
    os trifasicos custam um bocado mais,
    este custou 210€
    Concordam com este comentário: fasca, C.CASTRO
      2016-03-07 15.38.10.jpg
  3.  # 4

Colocado por: jorgealvesos trifasicos custam um bocado mais,
    este custou 210€
      2016-03-07 15.38.10.jpg

Por 70 euros já se arranja isso.
    Concordam com este comentário: fasca
  4.  # 5

Colocado por: alexp

Ainda bem. Falta agora resolver o mistério. Às tantas o consumo vem da iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fasca

Da iluminação não me parece. Somos só 2 em casa. A empregada vai 2 ou 3x semana limpar durante o dia.

O que estava sempre ligado 2x dia, cerca de 2 horas no total eram as 7 fases da rega! Mas não sei que peso terá (% na fatura)!

Em todo o caso, só desliguei no início do mês, teve sempre calor desde finais de Junho (quando fui para lá) até fins de Outubro. E raramente choveu.
  5.  # 6

Colocado por: jorgealvessim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fasca

Vale a pena fazer reset ou normalmente deixam-se os valores acumularem?

E obrigado desde já pelos posts :)
  6.  # 7

Colocado por: fasca

Vale a pena fazer reset ou normalmente deixam-se os valores acumularem?

E obrigado desde já pelos posts :)

O interesse é acumular para ter um registo geral. Aponte mensalmente para fazer o controlo.

E já agora, instale um dos medidores acima.
  7.  # 8

Colocado por: jorgealvesos trifasicos custam um bocado mais,
    este custou 210€
    Concordam com este comentário:fasca
      2016-03-07 15.38.10.jpg

Pois , trifasico já é um pouco mais caro.
  8.  # 9

Na 6a liguei o aquecimento no quarto.

A temperatura dentro de casa já baixou dos 19graus.

Acontece que a bomba de calor estava nos 22.9 graus (foto). E penso que para os VC fazerem calor tem de estar nos 44 graus ou acima (assim como no Verão tem de estar abaixo dos 15 graus para fazer frio).

Liguei o VC no quarto às 23h e só lá para as 3h da manhã é que ele ligou-se e aqueceu o quarto.
      temp. bomba calor.jpg
    • fasca
    • 21 novembro 2016 editado

# 10

Entretanto ontem, em vez de estarem 22.9 graus na bomba de calor, estavam 44.6 graus.

Liguei o VC às 23h e, desta vez, quando eu pensava que iria trabalhar de imediato, só perto das 6h se ligou e passei um frio do caneco.

Terei de mudar algo na bomba de calor? Porque raio ela não está sempre com temperatura acima de 44 graus para poder fazer logo calor. E, quando está, porque não liga logo o VC?

Recordo-me que no Verão sucedeu algo semelhante, mesmo com a bomba de calor abaixo dos 14 graus, muitas vezes os VC demoravam muito tempo a ligar. Uma solução que arranjei foi deixar 3 VC sempre ligados 24h sobre 24h nos dias de maior calor a intensidade moderada.

Reparei na máquina que a temperatura limite de noite estava configurado nos 20 graus (2a foto). Melhor mudar para 22 graus não?
    Reparei que na 6a feira coloquei o VC nos 22 graus, mas efetivamente no quarto acusava 20.8graus quando acordei. Terá influência?
      temp.limite dia.jpg
      temp.limite noite.jpg
  9.  # 11

Mais uma noite mal dormida..

Liguei o VC na suite às 20h e ligou logo.

Entretanto a Maria tomou banho às 23h e reparei que o VC ficou em stand-by (o quarto também já estava nos 20 graus).

Acontece que o VC durante a noite não voltou a ligar mais. Acordei às 5h com frio e vi o que está na imagem.
      bomba-calor1.jpg
    • fasca
    • 23 novembro 2016 editado

# 12

Será que a Bomba de calor está constantemente a trabalhar para as AQS? (66.7 graus) e não deixa que a temperatura da máquina passe dos 22.3 para os 45 graus (será a temperatura a partir do qual manda calor para os VC).

Porque raio só depois às 6h da manhã é que o VC recomeçou a trabalhar?

Quer dizer, se eu tivesse 2 filhos como ia ser para aquecer mais zonas? : /

Será que a máquina não faz um gestão adequada da relação AQS / VC e tenho de deixar por exemplo sempre 2 ou 3 VC 24h sobre 24h sempre ligados?
  10.  # 13

Onde é que anda o gajo que instalou isso?
  11.  # 14

Colocado por: PicaretaOnde é que anda o gajo que instalou isso?

Foi lá ontem o Engenheiro da empresa onde comprei o material.

Supostamente aproximou a temperatura de retorno à temperatura da bomba de calor.

Disse que no arranque era normal algumas inconsistência!

Mas após 3 dias mantém-se o mesmo. Entre as 23h +/- e as 6h +/- o VC não trabalha,
  12.  # 15

Colocado por: PicaretaOnde é que anda o gajo que instalou isso?

É ingrato, gasta-se uma pipa de massa, estuda-se cuidadosamente as opções e depois é um quebra-cabeças para por as coisas a trabalhar...
    Concordam com este comentário: fasca, GMCQ
    • fasca

# 16

Ele diz (liguei agora) que como está muito frio lá fora, a máquina pode ficar em stand by mais tempo!!

Disse para ligar 3 VC durante 24h sobre 24h... E aumentar a temperatura de 22 graus (no aparelho portátil que depois envia o sinal para a bomba de calor) para 25 graus.. E no modo eco passar de 20 graus para 22.

Quer dizer, gastei 20.000€ num sistema que quando está muito frio no exterior pode não trabalhar e, como tal, exige que ligue 3 VC ao mesmo tempo mesmo não estando de dia em casa!!!

Vamos lá ver se ao menos assim ele não me falha de novo!!
  13.  # 17

Colocado por: fascaEle diz (liguei agora) que como está muito frio lá fora, a máquina pode ficar em stand by mais tempo!!
    acho muito estranha esta afirmação, pois a mesma so é verdadeira com temp ext acima dos 18°c o que nao acontece neste momento.

Isso esta mal configurado/instalado e a recomendação de por a trabalhar os vc nao faz sentido nenhum a menos que tenham usado em todos os vc valvulas de 2 vias o que é errado, pois pelo menos 3 ou 4 vc deveriam ter de 3 vias.
  14.  # 18

Colocado por: fascaSerá que a Bomba de calor está constantemente a trabalhar para as AQS? (66.7 graus)
    so agora reparei nisto, qual a temperatura que esta pedida para as AQS?
    Acima dos 50°C só por via solar ou com resistências eléctricas que nao veem por defeito de fabrica.
    • fasca

# 19

Ele falou no anti congelante. Daí a máquina poder estar em stand by. (mas como eu n entendo do que ele fala....)

ontem às 5h da manhã acordei com frio (estavam 17.9 graus no quarto e pedi 21 graus no VC) e fui à casa das máquinas ver... a bomba de calor durante 2 segundos fazia barulho, nos próximos 2 segundos não, e sempre assim lol

eu à espera que a temperatura do lado esquerdo da máquina subisse (estava nos 22 graus e tinha de se aproximar dos 44 graus pelo menos) e nada :;/

Depois penso que às 6h lá começou a trabalhar os VC porque acordei já com o quarto mais quente.

Vamos lá ver hoje.

Vou ligar 3 VC durante estes dias para ver se durante a noite n me falham...
  15.  # 20

Por acaso a maquina nao esta na opção automatico 1 ao inves de aquecer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao

0.9590 seg. NEW