olá, gostaria de em breve comprar uma casa t1 de apenas 1 piso com wc, cozinha, sala de estar, garagem (no minimo) e como vou viver sozinho procuro casa a pelo menos 40.000 euros (é claro que nao sou rico) e gostaria que me dessem dicas e tambem gostaria de contar com arquitectos profissionais ou quem tenha conhecimentos minimos para me ajudarem na construçao da casa, e peço, assim, a quem me puder disponibilizar desenhos da planta e terreno. obrigado
Caro zezito, Entre nós, parece-me que 40mil euros é muito curto.
Um T1 "com wc 5m2, cozinha 15m2, sala de estar 30m2, garagem 30m2" E, suponho, UM QUARTO 15m2, terá, no mínimo 65m2+30m2 para o estacionamento. O custo mínimo deverá ser de uns 750eur/m2 para a habitação, e de 500eur/m2 para o estacionamento.
O total rondará os 65mil euros. E faltam ainda o terreno, os projectos, as taxas municipais, impostos, etc.
Acredito que aí para os seus lados (Braga-Guimarães-etc.) seja possível, com alguma auto-construção, ajuda de amigos, etc. reduzir um bocado os custos... mas ficará a dever muitos favore$.
Amigo Zezito esses valores são muito baixos, nem para comprar um apartamento T1.
Eu recentemente construi uma moradia T1 com 75,00m2 e fiz a estrutura, tijolo, reboco exterior, instlaações de águas, esgotos, electrcidade, ar condicionado, gas, tudo por 27000,00€ + IVA.
Por isso está vendo que 40000,00€ para tudo é impossivel.
Acredito que se compre T1 por 40mil euros... Sempre vivi em apartamentos. A minha primeira casinha (em Lisboa) também foi baratinha. Era um T1 com 9 anos, com varanda, mas... não tinha estacionamento, era na Picheleira, e cabia dentro da minha actual sala!
Atenção que não é bem assim. Para se construir com qualidade nunca menos de 750 m2 (mesmo em Braga). Falo com conhecimento próprio. Agora se contratar biscateiros, não pagar IVA (é ilegal), colocar materiais de 2ª ou 3ª...aí já acredito. Mas com qualidade razoável, repito nunca menos de 750m2.
Aproveito aqui para lançar uma reflexão, ou seja: nota-se que uma certa classe média alta procura, sim moradias tambem, em empreendimentos de qualidade promovidos por promotores imobiliários em loteamentos ou condominios e se formos a ver bem essas construções apresentam boas caracteristicas a todos os niveis e um saber fazer. Ora se formos a ver bem isso ao inves da tendência de cada português querer fazer a sua casinha não será um melhor contributo para a paisagem??? os custos totais ( incluindo o respectivo desgaste mental) não estarão até muito equiparados?? por exemplo quando decido ter um carro vou a um stand desta ou daquela marca e compro um modelo já feito não me ponho a inventar um. Enfim não levem a mal mas é apenas uma ideia para reflexão. no fundo o que gostava era de ver mais em Portugal, urbanizações bem pensadas e assim uma melhor racionalização no ordenamento do território ao invês de um Potugal dos pequeninos, casinha aqui casinha ali barraquinha ali telheirinho com chapa mais para ali, anexo e mais cobertura para alcoli etc, etc...