Sou novato nestas andanças, gostava de tirar umas duvidas aqui com pessoal com mais experiencia.
Tenho aquecimento central a gás, recentemente decidi fazer uns gastos em aumentar os elementos aos radiadores pois os que estavam instalados eram insuficientes e adquiri um sensor de temperatura para desligar automaticamente a caldeira quando chega á temperatura desejada.
Até aqui acho que vou num bom caminho para não ter surpresas no final do mês.
Eis as minhas duvidas; 1 - Qual a temperatura ideal para a caldeira? Tenho a minha nos 60º. 2 - Os radiadores devem estar com as torneiras abertas ao máximo ou meio é o suficiente?
Tenho a caldeira programada para ligar ás 18h e deligar ás 22h com temperatura a 19º, mas de manha até ás 18h a temperatura do apartamento situa-se nos 12º, acham que deve ligar umas 2h de manha para este estabilizar a temperatura? Penso que assim a caldeira não irá ter tanto esforço (consumo de gás)...
Ora aí está! Não percebia, mas já fiquei a perceber mais um bocadinho! Já fui fazer o que o Jorge Alves sugeriu ao Zebedeu! Já aprendi hoje uma coisa muito importante e ajuda a menor consumo! obrigada a quem colocou a pergunta e a quem deu a resposta!
Na sala (7mt cumprimento x 3.5mts de Largura) tenho um radiador com 16 elementos e no hall dos quartos tenho um com 11 elementos. A sala e o hall só são divididos por uma parede mas esta não chega ao tecto. Será que 60º graus é suficiente?
Só estou a usar para já estes dois radiadores pois o do quarto precisa de ser aumentado pois só tem 7 elementos e não aquece nada.
Será que poupo mais € em gás se deixar por exemplo mais horas ligada a caldeia mas configurada a uns 16º e depois quanto estiver em casa passar para os 20º?