Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal.

Sou novato nestas andanças, gostava de tirar umas duvidas aqui com pessoal com mais experiencia.

Tenho aquecimento central a gás, recentemente decidi fazer uns gastos em aumentar os elementos aos radiadores pois os que estavam instalados eram insuficientes e adquiri um sensor de temperatura para desligar automaticamente a caldeira quando chega á temperatura desejada.

Até aqui acho que vou num bom caminho para não ter surpresas no final do mês.

Eis as minhas duvidas;
    1 - Qual a temperatura ideal para a caldeira? Tenho a minha nos 60º.
    2 - Os radiadores devem estar com as torneiras abertas ao máximo ou meio é o suficiente?

Tenho a caldeira programada para ligar ás 18h e deligar ás 22h com temperatura a 19º, mas de manha até ás 18h a temperatura do apartamento situa-se nos 12º, acham que deve ligar umas 2h de manha para este estabilizar a temperatura? Penso que assim a caldeira não irá ter tanto esforço (consumo de gás)...
  2.  # 2

Ninguém tem dicas?
    • G57
    • 9 fevereiro 2015

# 3

Eu não tenho dicas! Mas à um técnico deste forum que percebe muito destes assuntos, o Sr Jorge Alves, pode dar-lhe uma ajuda!
  3.  # 4

Colocado por: zebedeuQual a temperatura ideal para a caldeira? Tenho a minha nos 60º.

não existe uma temperatura standard que sirva para todos os casos, depende de como foi feito o calculo para os radiadores.

Colocado por: zebedeuOs radiadores devem estar com as torneiras abertas ao máximo ou meio é o suficiente?

depende do circuito hidráulico, mas genericamente as mais próximas da origem devem estar mais fechadas que as mais afastadas.
    • G57
    • 9 fevereiro 2015

# 5

Ora aí está! Não percebia, mas já fiquei a perceber mais um bocadinho! Já fui fazer o que o Jorge Alves sugeriu ao Zebedeu! Já aprendi hoje uma coisa muito importante e ajuda a menor consumo! obrigada a quem colocou a pergunta e a quem deu a resposta!
  4.  # 6

Na sala (7mt cumprimento x 3.5mts de Largura) tenho um radiador com 16 elementos e no hall dos quartos tenho um com 11 elementos. A sala e o hall só são divididos por uma parede mas esta não chega ao tecto.
    Será que 60º graus é suficiente?

Só estou a usar para já estes dois radiadores pois o do quarto precisa de ser aumentado pois só tem 7 elementos e não aquece nada.

Será que poupo mais € em gás se deixar por exemplo mais horas ligada a caldeia mas configurada a uns 16º e depois quanto estiver em casa passar para os 20º?

0.0104 seg. NEW