Iniciar sessão ou registar-se
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 21

Uma laje aligeirada de vigotas com apoio a meio vão...hum?? Não me parece a melhor solução...
    De certeza que a laje só tem uma camade de 1cm de betão acima das abobadilhas?
  1.  # 22

Colocado por: DMUma laje aligeirada de vigotas com apoio a meio vão...hum?? Não me parece a melhor solução...
    De certeza que a laje só tem uma camade de 1cm de betão acima das abobadilhas?

Laje de vigotas, ou de madeira ou de betão, se tem necessidade de utilização para o qual não está prevista qual a solução então DM??o problema desta laje sera a deformada a meio vão, como resolver então? a laje deve ter 5cm de betonilha, e uma malha electrosoldada. tb pode ter 1 cm se tiver sido mal feita...
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 23

Isso vai implicar o reforço da laje sobre o novo apoio...
    Não sabemos o que lá está. Mas tambem não sei à partida qual a resistência de uma laje aligeirada de 15cm, se tiver resistência qual o problema de ter maiores deformações?
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 24

Para além de que o apoio a meio vão só vai servir para as novas cargas, as sobrecargas...
  2.  # 25

Penso que o ideal é eu investigar melhor a laje.

Foi feito nos anos 70, por agricultores que não eram propriamente abastados... tenho dúvidas da qualidade da cobertura, mas vamos ver... prá semana terei novidades...
  3.  # 26

para o calculo de uma laje de vigotas para o vao de 5,70m com C.Permanente de 1 Kn/m2 e sobrecarga habitual de piso de 2 kn/m2 teria de ter uma laje 2p3-38*12-15 com um Msd de 32,45 e Vsd de 22,70. O que indica que uma laje com uma vigota p1 não aguenta com as cargas que vai ser sujeita, o que vai provocar em primeiro lugar uma flecha superior a L/400 e no pior dos casos vem parar cá a baixo. se colocar um reforço transversal ao sentido das vigotas, diminui a área de influencia e a laje em xx de trabalhar em dois apoios trabalha em 3 ficando com um vao de 2m e 65.
  4.  # 27

vá pela solução que lhe indiqquei e deixe essa laje, aplique os pilares e vigas metálicas(mais rápido e barato). ;)
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 28

Tudo bem...
    Mas vão aparecer momentos negativos na laje, o que lá está é suficiente?
  5.  # 29

se colocar um reforço transversal ao sentido das vigotas, diminui a área de influencia e a laje em xx de trabalhar em dois apoios trabalha em 3 ficando com um vao de 2m e 65.

E os momentos negativos no apoio a meio vão? E a espessura da betonilha?
  6.  # 30

A viga vai ter de trabalhar sobre dois pilares metálicos interiores com sapata excêntrica. muito fácil de dimensionar. não se encastra a viga na parede, pois esta nem parece ter lintel. a viga solda direta em cima do pilar metálico. assim os momentos negativos que surgem no apoio são transmitidos ao pilar e não ao lintel ou ás paredes. convem picar a betonilha que la existe, colocar uma malha eletrosoldade CQ30 ou CQ38 e 5 cm de betonilha. tem quase o projeto feito fosgas, mais uns tópicos e digo-lhe quais os perfis a usar e as dimensões e armadura das sapatas.:)))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fosgass
  7.  # 31

assim os momentos negativos que surgem no apoio são transmitidos ao pilar e não ao lintel ou ás paredes

Momentos negativos NA LAJE!!

Só por curiosidade, tem ideia do tipo de terreno existente?
    Concordam com este comentário: jp2011
  8.  # 32

Colocado por: j cardosoMomentos negativosNA LAJE!!

Pode cortar as vigotas e fica com um apoio simples.
    Concordam com este comentário: DM
  9.  # 33

Colocado por: PicaretaTem os projectos carimbados pela câmara Municipal?
    Correspondem ao que está executado?
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 34

Essa não percebi dos momentos negativos irem para o pilar? Mas e na laje, segundo o vão das vigotas?
    E essa betonilha tem função estrutural?

De qualquer forma com tantos trabalhos a mais, incluindo elementos metálicos mais vale substituir a laje e fazer uma viga de betão onde se quer derrubar a parede...

Não conhece um engº na zona? Não acho que lhe aumente assim tanto o orçamento...
  10.  # 35

LOL, metem problema em tudo, a LAJE NAO tem momentos negativos a meio vao pois é um apoio simples não é um encastramento, não vai influenciar o esforço na laje. a betonilha não é elemento estrutural. QQuer eng faz lhe esse projeto e o acompanhamento por 300 ou 400 paus. se tiver 1750 euros chega para a solução que lhe indiquei.
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 36

isto já começa a ser off topic, não será isto que fosgass quer...

mas o meu "problema" é: ao criar um apoio a meio vão na laje, não vão surgir tracções na face superior da laje sobre esse apoio (momentos negativos)?
    Para o nivel de esforços se calhar nem é problema, até porque mais uma vez digo que só vai suportar as novas cargas após o apoio...
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 37

um apoio simples de continuidade não tem momentos negativos? viga continua...
  11.  # 38

tem momentos negativos DM mas se for ver,verá que não são problemáticos neste caso.
  12.  # 39

No fundo da questão o que o fosgas queria que era soluções ainda ngem deu tirando eu e o picareta...!!
    • DM
    • 9 fevereiro 2015

# 40

só avaliando...alguma estimativa?

0.0206 seg. NEW