Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, este é o meu primeiro post neste Fórum.

    Adquiri uma moradia com logradouro, construida nos anos 40 do século passado, por agricultores. Quero fazer umas obras de remodelação e trazer todo o conjunto para o século XXI.

    A ideia é ir identificando elementos que poderei melhorar, remodelar, reconstruir ou substituir sem grandes projectos que requeiram aprovação camarária. Gostava de usar este post para ouvir as vossas opiniões e sugestões sobre a melhor forma de efectuar as remodelações que pretendo. Quem sabe daqui sairá algum futuro negócio.

    O primeiro elemento que pretendo remodelar é a construção de um suporte para uma laje já existente. A ideia que se pretende (ver foto) é eliminar a parede enviesada e construir um apoio para toda a lage. Pensei que a melhor opção seria:
    1. Construção de sapata e pilar em cimento reforçado
    2. Encastramento de viga de aço em H, do pilar existente (ao fundo, na foto) e,
    3. Fixação da outra ponta da viga no pilar referenciado no ponto 1

    Dados da lage:
    a) dimensões da lage: 5700x5750
    b) Lage construida em vigas de cimento e blocos de tijolo
    c) A lage não terá nada em cima, mas deverá suportar o peso de um piso normal, uma vez que gostaria de colocar uma área de lazer nessa área (com sofás e plantas e coisas do género)

    Junto umas fotos para melhor perceber o projecto.

    Agradeço toda a ajuda, nomeadamente nos cálculos da sapata e respectiva coluna e no tipo de viga a utilizar ou, qualquer outra alternativa de construção que seja viável.

    Um abraço,
    Paulo Martins
      Lage1.jpg
  2.  # 2

    Detalhe do tipo de lage...
      Lage2.jpg
  3.  # 3

    Detalhe da coluna de suporte existente
      Lage3.jpg
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2015

     # 4

    Colocado por: fosgassnomeadamente nos cálculos da sapata e respectiva coluna e no tipo de viga a utilizar ou, qualquer outra alternativa de construção que seja viável

    Isto é complicado... está a modos que a pedir a alguém que em vez de vender o que sabe, para ganhar a vida, o dê de borla.
    Por outro lado, é um tipo de conselho com muita responsabilidade associada.

    Não posso ajudar mas, quis só dizer isto para que percebesse melhor o que está a pedir.
  4.  # 5

    Caro FD,

    Obrigado. Compreendi e tem razão no que argumenta. Esqueçamos essa parte.

    Poderemos talvez discutir que opções tenho disponíveis para esta tarefa? Ou a opção que pensei é, por si, a mais adequada...
    Concordam com este comentário: Bender
    • AMCP
    • 9 fevereiro 2015

     # 6

    Mande fotos do interior
    • AMCP
    • 9 fevereiro 2015

     # 7

    Mande mais fotos do interior teto, paredes
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2015

     # 8

    Mais uma vez, não respondendo à sua questão (tenho esta mania), isso está legalizado?

    E porque é que na segunda imagem se vê, parece, uma laje partida?

    Porque é que eu faço esta pergunta: justificará gastar dinheiro nisso e, quais são os riscos que corre?

    Leia esta discussão para perceber melhor o que digo: https://forumdacasa.com/discussion/37861/duvida-legalizacao-anexos/
    É uma câmara diferente da sua mas, a curto/médio prazo, acredito que seja algo que se vai generalizar.
  5.  # 9

    Veja se isto está legal (não acredito que esteja). Depois contrate um arquitecto e discuta com ele o que aí quer fazer...não poupe em projectos bem feitos porque estes são a base para que tudo a seguir também esteja em condições...
    Já agora, onde se localiza o sitio da obra?

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  6.  # 10

    o interior não tem nada, é um espaço vazio... o que pretende avaliar? se fôr mais específico talvez eu tenha aqui a foto que tire as dúvidas...

    a parede a derrubar é a de tijolo cerâmico
      Garagem2.jpg
  7.  # 11

    Caros amigos, obrigado pelo feedback.

    Está tudo legal. Esta moradia foi alvo de uma recuperação (em 2000, se não estou em erro) e, na altura, tratou-se da papelada toda e da legalização de todos os anexos.
    Além disso, a escritura da propriedade foi feita há pouco mais de 1 ano e paguei todos os impostos devidos (ficou-me numa pipa de massa).

    Portanto, tudo legal tanto na Câmara, como nas Finanças e nos Registos.

    Quanto a projectos de arquitectura e outra parafernália de soluções do género, informo que não tenho o capital para me meter nesse tipo de aventuras. São apenas uns melhoramentos em coisas muito básicas, apenas isso.

    FD
    A lage partida era parte de uns pequenos currais (uns 4m2) que aí existiam e que estavam em risco de colapso pelo que, apenas acelerei o inevitável.
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2015

     # 12

    É curioso que isso esteja legal nessas condições... mas, aviso feito, este tema fica por aqui.

    Bem, se não pode gastar dinheiro, se vai optar por uma solução "faça você mesmo", acho que a melhor opção é, não vendo deformidades ou inconformidades na actual laje (abaulamentos, desníveis, etc.), replicar a configuração que quer substituir, acrescendo-lhe um "factor ****ço" relativamente elevado.
    Concordam com este comentário: fosgass
  8.  # 13

    Colocado por: fosgassEstá tudo legal.

    Tem os projectos carimbados pela câmara Municipal?
    Correspondem ao que está executado?
    Tem autorização de utilização?
  9.  # 14

    Autorização de utilização tem, senão não tinha feito a escritura de compra :-))
  10.  # 15

    FD,

    não entendi bem o que quis dizer com "curioso que isso esteja legal nessas condições", importa-se de elaborar?


    Conclusão:
    A placa está em perfeito estado de conservação - como se pode ver na foto. Não há deformidades aparentes nem abaulamentos nem desníveis.
    Está simplesmente apoiada no lado Norte e Sul (o lado que eu quero intervir), está engastada no lado Nascente e livre no lado poente.
    É uma laje de vigota e cerâmica, com uma espessura de cerca de 15cm e uma capa em cimento de 1cm.

    Neste momento apenas tem, como cargas, um espigueiro em cimento, que será demolido em breve, ficando completamente livre, sem cargas. E a ideia é que o espaço inferior sirva de garagem - tal e qual está especificado nos registos da Câmara e em todas as escrituras - e o superior sirva de área de lazer ao ar livre, tendo apenas como carga permanente um guarda-corpos (em principio em alumínio e acrílico) que será construido a volta dos lados Nascente, Sul e Poente.


    Não compreendo o foco que estão a dar à questão da legalidade da estrutura. A casa original foi construida nos anos 40, a estrutura em causa da garagem foi construida talvez nos anos 70, e a localização do imóvel é numa pequena vila do interior, em que a civilização só chegou bem depois do 25/04... na sua renovação/ampliação no final dos anos 90, foi feita a legalização de tudo, uma vez que não existiam, à data, quaisquer registos na Câmara Municipal, como acontece ainda hoje em dia com milhares de moradias espalhadas por esse Portugal fora.

    Tem autorização de utilização, encontra-se habitável, tem água e luz, mas não está conforme as necessidades dos nossos dias, daí as renovações que são, não só necessárias, como fundamentais para que o imóvel se mantenha intacto por mais uma vida.

    Infelizmente temos o azar de ser um país em que se prefere construir de novo do que renovar o antigo (provavelmente motivado pelos custos mais reduzidos de renovação) e de não existirem estruturas municipais com essa preocupação e até com o objectivo de facilitar todos os imbróglios inerentes à aprovação e despacho eficiente e atempado dos projectos.

    Agradeço a preocupação com a legalidade, mas por favor, passemos esta fase para a seguinte que é discutir qual a melhor forma de substituir o apoio actual a Sul (parede) com um outro apoio permanente que deixe o vão inferior livre (ficando apenas paredes do lado Norte e Nascente). Obrigado.
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2015

     # 16

    Colocado por: fosgassnão entendi bem o que quis dizer com "curioso que isso esteja legal nessas condições", importa-se de elaborar?

    É que isso não está em condições de ser "aprovado".
    Mesmo que a estrutura original estivesse legal, houve aí grandes alterações estruturais que, regra geral, precisam de licenciamento logo, que precisam de ser aprovadas pela câmara municipal.

    Colocado por: fosgassAgradeço a preocupação com a legalidade, mas por favor, passemos esta fase para a seguinte que é discutir qual a melhor forma de substituir o apoio actual a Sul (parede) com um outro apoio permanente que deixe o vão inferior livre (ficando apenas paredes do lado Norte e Nascente).

    Como disse antes, por mim é assunto encerrado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fosgass
  11.  # 17

    a parede que quer retirar a que se ve na ultima foto em alvenaria, é uma das paredes de suporte da laje, correto, ou para alem dessa parede a laje tem continuação?
  12.  # 18

    para 5m,70 a laje de 0,15 não aguenta as cargas de piso normais de habitação. vai deformar!o que faz com que tenha de obtar por colocar uma viga de reforço a meio vao da laje. o ideal é uma viga metálica, HEA ou IPE, mas isso já me envolve fazer umas continhas.:))))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fosgass
  13.  # 19

    riscos,

    Obrigado. Essa viga de reforço iria inviabilizar o vão livre do lado Poente, certo?

    Portanto, teria que colocar uma viga do lado poente, que iria estar encastrada no cimento no lado Norte e Sul. Dessa viga (aparafusada), a meio, sairía uma outra que iria encastrar na parede de blocos de cimento do lado Nascente. Será essa a opção?

    Portanto teríamos:

    1. Construção de sapata e pilar de suporte no canto Sul/Poente
    2. Encastramento de viga metálica H no canto Sul/Nascente e encaixe no referido pilar de suporte Sul/Poente (1.)
    3. Encastramento de viga metálica de apoio no canto Norte/Poente e encaixe no referido pilar Sul/Poente (1)
    4. Encastramento de viga metálica de reforço a meio da placa na parede de cimento a Nascente e aparafusamento na viga referida em 3.

    Faz sentido?
    • riscos
    • 9 fevereiro 2015 editado

     # 20

    A laje esta apoiada no lado norte e sul correto? o lado sul é a parede de alvenaria que aparece na imagem e que quer demolir correto?

    Se assim no lugar da parede de alvenaria tem de ter a viga metálica. como a laje não aguenta o que quer devido ao vão aplica outra viga da parede de blocos até á outra que não se ve na imagem. como essas paredes não tem lintéis, para segurar a viga faz 2 pilares metálicas com sapatas excêntricas para o interior.
 
0.0213 seg. NEW