Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas venho aqui pedir ajuda com este problema que são as humidades ascendentes, tenho uma moradia recente mas devido á incompetência do empreiteiro e engenheiro da obra ficou um serviço mais que manhoso,
    Sou da zona norte do país concretamente Vila Nova de Gaia e a casa com 2 anos de construção no piso térreo está a ficar com humidades provenientes de baixo da terra (rodapés descolados, tinta a empolar na zona dos rodapés, rede de fibra (véu de noiva) a ganhar bolhas, a casa no R/C não tem placa nem foi efectuado nenhum corte entre o tijolo e a cinta da casa, sendo que agora as humidades estão a subir inclusive pelas paredes do meio da casa, já me informaram que era um problema de difícil resolução, entretanto tenho lido aqui alguns tópicos em que se fala de Kerdi-Board, Heraklith , Pladur Term-N XPS.

    Qual seria a melhor solução para esconder este problema ? E será possível elimina-lo ?
  2.  # 2

    Eliminar é dificil, a proposta mais normal..é esconder..mas o problema vai sempre estar lá..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cesarpt
  3.  # 3

    E os fungos não passam entre as placas ? Sei que estes pequenos bichos gostam de locais húmidos e escuros para se multiplicarem
  4.  # 4

    Pela experiencia que tenho, nunca vi os fungos a conseguirem ultrapassar uma placa de gesso cartonado desde que a mesma não esteja fisicamente ligado ao material que está com a ascenção, por isso com perfil metálico, faz uma caixa de ar, 16mm podem servir na maior parte dos casos, mas se der para colocar o montante de 46mm, melhor.
  5.  # 5

    E garantias??? Se a casa tem 2 anos supostamente ainda tem garantia
  6.  # 6

    O empreiteiro não assume as culpas alegando cumprimento do projecto ... Sendo que no projecto até a impermeabilização do piso deveria ter sido feita e não foi efectuada .... Mas as juntas da tijoleira não estão escuras
  7.  # 7

    Colocado por: DIYouselfPela experiencia que tenho, nunca vi os fungos a conseguirem ultrapassar uma placa de gesso cartonado desde que a mesma não esteja fisicamente ligado ao material que está com a ascenção, por isso com perfil metálico, faz uma caixa de ar, 16mm podem servir na maior parte dos casos, mas se der para colocar o montante de 46mm, melhor.


    Pela experiência que tenho (ou melhor, que vi) isso acontece. E pelo que também consegui perceber, decorrente dessa experiência, é muito normal essa "solução correctiva" que ao fim da primeira época de aquecimento transforma as paredes de gesso cartonado num verdadeiro viveiro de fungos. A solução que melhor corrige, que já muito aqui foi discutida é a colocação de isolamento e de uma barreira pára-vapor.
  8.  # 8

    Eu já li e reli muita coisa mas queria algo eficaz, sei que o kerdi-board é eficaz e tem placas com apenas 5mm de espessura que colando o cimento cola com um pente de 3 iria no total para mais ou menos 8mm no total já com acabamento estanhado, já li sobre membranas também mas não me acredito muito nesta solução, existem muitas outras soluções ?
  9.  # 9

    Mas o projeto estava a impermeabilização e ele não colocou?

    Acho que devia responsabilizar quem é culpado tendo a casa apenas 2 anos.
  10.  # 10

    Isso é muito bonito mas infelizmente as coisas ás não funcionam muito bem assim, reclamar tenho eu reclamado, só me resta ir a tribunal, que imagina que o tribunal me dá razão o empreiteiro fecha a empresa e abre outra ...
  11.  # 11

    Se o projecto têm isolamento, este devia ter sido colocado.
    Pode processar o fiscal de obra e o empreiteiro... não se preocupe com o que o empreiteiro faz se for a tribunal.
    Preocupe-se a chamar á razão e condenar quem fez asneiras.
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2015

     # 12

    Colocado por: cesarpta casa no R/C não tem placa nem foi efectuado nenhum corte entre o tijolo e a cinta da casa

    Explique lá isto melhor...
  12.  # 13

    A cinta da casa não foi impermeabilizada, ou seja a cinta encostou á terra e o tijolo não tem corte , ou seja nem manta, nem flitcoat nem nada do género, só no ano passado quando escavei a zona do jardim reparei que a cinta estava completamente humedecida pois estava em contacto directo com a terra, o problema é que nem que impermeabilize por fora nunca vou conseguir impermeabilizar por dentro pois o chão foi assente sobre cascalho, depois levou roofmate, ou seja não tem placa ...
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2015

     # 14

    A casa está num ponto elevado ou numa depressão? As águas da chuva "passam" pela casa?
  13.  # 15

    dependendo da Localização da casa, poderá ajudar se fizer uma vala periférica, impermeabilizar e meter um tubo de drenagem envolvido em Geotextil e brita.
  14.  # 16

    A casa está situada numa depressão, sendo que a casa é de 4 frentes e em duas delas é relativamente fácil fazer isso nas outras duas implica alterar muita coisa, rebentar muitos m2 de microcubo, caixas de esgoto, instalação de gás natural, etc ... e já agora esse tubo de dreno convém ficar mais baixo que a parte de baixo da cinta ?
  15.  # 17

    podia explicar isso melhor? ;) pois eu também tenho esse problema na minha moradia...
  16.  # 18

    O meu vizinho teve um problema muiittoo idêntico, até o chão levantou e as portas deixaram de abrir... o empreiteiro não colocou qualquer tipo de isolamento no chão, foi meter brita na terra e colocar massa a nivelar e colocar o mosaico isto na casa toda, R/C

    Ainda dentro da garantia surgiram os primeiros problemas e o empreiteiro foi chamado à responsabilidade, conversa dele... tem de se ver, tem de se ver... e passou a garantia, foram para tribunal e nada feito.

    Lá teve de o meu vizinho se quis ver o problema resolvido desembolsar umas belas coroas com novas obras em casa, placa nova com caixas de ar por debaixo da placa e grelhas de circulação de ar nas paredes exteriores e problema resolvido... custo da obra, cerca de 10.000€ para amigos...
    Ou seja 20% do custo da construção do imovél. com uns 8 anos após a construção.
    Às vezes os orçamentos muito baixos trazem destas coisas.

    Nada melhor que ter uma placa e ar por baixo a circular, mas tá claro fica caro fica.

    Verifiquem se a vossa casa tem grelhas de ar para circulação abaixo da primeira placa r/c, se tiver placa e não tiver grelhas de circulação de ar podem sempre abrir uns buracos para fazer circulação de ar entre a placa e o solo, desde que a placa não esteja em contacto directo com o solo. a circulação de ar permite o arejamento de um espaço fechado e impede a condensação e reduz a humidade ascendente.

    Aquilo que também pode ocorrer mesmo havendo arejamento abaixo da placa é o facto de os pilares e sapatas de fundação absorverem e puxarem a agua do solo quando são solos bastante húmidos, ou seja há pouca drenagem de agua e ela fica acumulada no solo por bastante tempo, o cimento vai puxar essa agua e há esse fenómeno de humidade dentro de casa.
 
0.0193 seg. NEW