Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tyrande
    • 11 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Ora vamos lá.
    Parece que é desta que compro mesmo a casota de cão.
    Entretanto, enquanto não sai a escritura, já ando às voltas com 4 pequenos detalhes que tenho de corrigir no jardim da casa, e que gostaria de saber como.

    Sem mais demora, aqui vão as fotos e as situações, em ordem prioritária de execução.

    1. Tapar vedação exterior.
    Os proprietários anteriores tiveram a bela idéia de cortar uma parte da vedação da moradia junto à garagem, presumo que fosse para por lá um portão. Depois não faço a miníma idéia do que se passou, mas sei que hoje, não há grade, nem portão, nem nada! Mas tenho de fechar aquele buraco senão não posso soltar a cadela! enfim, sei que para por um portão tenho de pedir autorização à camara, pois pode ser considerado alteração da fachada. Já me dirigi ao departamento de obras a questionar como poderia tapar o buraco, se era levar com um portão, se era contactar uma serralharia para fazer e soldar a vedação tal como estava... Mandaram-me consultar as plantas e projecto. Lá fui eu. Acontece que eu não percebo um corno da planta nem de nada daquilo...nem o senhor que nos atendeu na câmara e nos disponibilizou o dossie sabia nos explicar também. Havia desenhos e desenhos da moradia em si, mas em nenhum sítio dizia como era ou deixava de ser a vedação. Enfim, lá decidi eu que o melhor é tentar tapar o dito cujo com uma grade fiel ao original, para ficar como se nunca tivesse sido cortado em primeiro lugar. Penso que para isto não preciso de autorização da câmara, pois não?
    Aqui vai a foto do dito cujo. A grade em falta mede cerca de 1,06 m de largura e tem 1m de altura.
      grade.jpg
    •  
      Tyrande
    • 11 fevereiro 2015 editado

     # 2

    2. Patim de entrada para a garagem
    Neste caso, o patim não está assente no chão, está a cerca de 2cm do mesmo. O que aconteceu? Tchannaaa!
    É claro que com o peso do carro o marmoré/pedra (não tenho certeza do material) partiu nos sítios onde passam am rodas.
    Substituir o patim todo está fora de questão neste momento. Quais são as minhas opções ali? Fazer uma mini-rampa com cimento? É que não quero andar a passar com os pneus do Bolinhas ali...

    Segue a foto:
      garagem.jpg
    •  
      Tyrande
    • 11 fevereiro 2015 editado

     # 3

    3. Partir chão de cimento no jardim.
    Mais uma brilhante idéia que os anteriores proprietários tiveram foi de acimentar uma parte do jardim na frente da moradia.
    Acontece que eu não quero aquilo assim, quero por relva como no resto do jardim. Pensei em contratar um pedreiro que à partida em uma tarde deve conseguir fazer aquilo (com um martelo pneumático). Se não conseguir arranjar ninguém que me queira fazer um serviço tão pequeno vai ter de ser à base da marretada..mas enfim... :)
    A questão é: como é que eu sei se não passa ali nenhum cano importante ou algo a que eu deva ter atenção na altura de partir o cimento?
    Na câmara o funionário não percebe nada daquilo. Que documento devo procurar?
    Segue a foto do espaço.
      jardim.jpg
    • dedao
    • 11 fevereiro 2015

     # 4

    Já percebi que vai morar numa terra em que também já morei :) boa sorte com a nova morada.

    Só por isso vou tentar dar-lhe algumas opnioes: quanto à primeira questão: aquela vedação não é no interior do seu terreno? se for penso que não há nenhum problema em alterar... ou aquela subida que se ve na foto não é o acesso para a sua garagem?

    2a: pode fazer um corte no alinhamento da pedra partida em toda a largura da garagem e fazer uma rampita em cimento e assim fica igual em todo o comprimento da garagem.

    3º: tente ver na rua onde está o contador de agua/ gas / EDP. se tiver no muro à frente de onde tem o piso em cimento é capaz de passar algo por ai... mas tbm partir algum tubo fora da moradia não é algo grave desde que esteja tudo desligado nos contadores. só tem de reparar :)

    tirou fotocopias/fotos dos documentos na câmara? se quiser ajuda mostre aqui o que aparece nas infraestruturas/redes para ver se alguem percebe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  1.  # 5

    1ª questão: Sim, a subida na foto é da minha garagem. Mas como é uma moradia em banda, presumo que para fazer alteração de fachada tivesse de ter projecto na câmara. Eu nem quero alterar nada, só quero tapar o buraco que ficou ali :)

    2ª questão: obrigado. Vou falar com o pedreiro que contratar para partir o cimento para vir preparado para cortar aquele pedaço de pedra.

    3ª questão: Não tirei cópias :/ Da próxima vez que for lá tiro.
    Devo tirar cópias de que parte exatamente? O dossier era enorme!
    • dedao
    • 11 fevereiro 2015

     # 6

    da sempre jeito ter cópias das coisas... n sei se tem de se pagar mt por fotocópia, tirar fotos às plantas é uma opção.
    tire às plantas de redes de águas, áreas, estrutura... o que achar mais conveniente.

    a moradia por dentro está aceitável ou vai fazer ainda muitas obras? pelas fotos parece que n é habitada há muitontrmpo!
  2.  # 7

    Colocado por: dedaoda sempre jeito ter cópias das coisas... n sei se tem de se pagar mt por fotocópia, tirar fotos às plantas é uma opção.
    tire às plantas de redes de águas, áreas, estrutura... o que achar mais conveniente.

    a moradia por dentro está aceitável ou vai fazer ainda muitas obras? pelas fotos parece que n é habitada há muitontrmpo!


    Por dentro está excelente. Só tenho umas coisinhas minímas para trocar/reparar. Algumas torneiras ganharam ferrugem, por isso vou trocar todas. Vai ser toda pintada por dentro. Gostaria de trocar o piso do andar de baixo, que neste momento é cerâmica, por piso flutuante, mas infelizmente essa troca vai ter de esperar.

    O lado de fora é que está mais "feinho". Vai levar com uma valente limpeza da Karcher (tenho de estrea-la em algum sítio), o gradeamento vai ser todo lixado/raspado e pintado de novo, assim como os muros. O jardim vou partir aquela parte em cimento e plantar relva à volta...De resto não há muito a fazer.
    Isto dito assim até parece pouco para fazer, mas sei que vou ter uma carga de trabalhos, pois sei muito bem que para trabalhos pequenos, muita pouca gente vai se interessar em agarrar o serviço.

    Eu já estou a rezar para encontrar uma serralharia que me faça 1m de vedação e vá lá soldar aquilo :/
    •  
      Tyrande
    • 13 fevereiro 2015 editado

     # 8

    Ora bem, uma dúvida relacionada com o jardim...
    Vou arrancar aquelas ervas daninhas todas e pretendo semear relva. Vi num outro site que deviamos adubar a terra e depois passar-lhe com o rolo para compactar tudo e só depois semear.
    A minha dúvida prende-se com o adubo.
    qual adubo é o indicado? Ontem na Agriloja vi sacas de terra de 40L (que supostamente já têm adubo)... sacas de adubo...
    E depois à procura no OLX vi um anúncio de estrume de cavalo a bom preço, que, pelo que sei é um excelente adubo...

    Será overkill utilizar estrume de cavalo para adubar a terra para plantar relva?
  3.  # 9

    Colocado por: TyrandeSeráoverkillutilizar estrume de cavalo para adubar a terra para plantar relva?


    Para o seu nariz será overkill certamente... :)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 10

    Colocado por: TyrandeOra bem, uma dúvida relacionada com o jardim...
    Vou arrancar aquelas ervas daninhas todas e pretendo semear relva. Vi num outro site que deviamos adubar a terra e depois passar-lhe com o rolo para compactar tudo e só depois semear.
    A minha dúvida prende-se com o adubo.
    qual adubo é o indicado? Ontem na Agriloja vi sacas de terra de 40L (que supostamente já têm adubo)... sacas de adubo...
    E depois à procura no OLX vi um anúncio de estrume de cavalo a bom preço, que, pelo que sei é um excelente adubo...

    Seráoverkillutilizar estrume de cavalo para adubar a terra para plantar relva?


    Ca nojo, estrume...

    Agora a sério, se a terra for bastante fértil e húmida, não necessita nenhum adubo. É o seu caso? Normalmente semeia-se primeiro e passa-se o rolo depois, assim força as sementes a ficarem ligeiramente enterradas, evitando assim que as aves vão ao jardim comer as sementes.
    •  
      Tyrande
    • 13 fevereiro 2015 editado

     # 11

    Colocado por: ClioII

    Para o seu nariz será overkill certamente... :)


    Hmm..ok :)
    Andava aqui a fazer pesquisas sobre o tópico e faz-me parecer que o estrume de cavalo é usado para hortas...
    Noutro fórum recomendaram misturar areia com matéria orgânica/composto (4 partes de areia para 1 de composto).
    Ok, mas o que é exatamento matéria orgânica/composto?

    A parte de passar o rolo DEPOIS de semear faz todo o sentido.. Inverti o sentido da coisa sem querer.
    Mas isso não irá esmagar as sementes?
  5.  # 12

    Colocado por: Tyrande

    Hmm..ok :)
    Andava aqui a fazer pesquisas sobre o tópico e faz-me parecer que o estrume de cavalo é usado para hortas...
    Noutro fórum recomendaram misturar areia com matéria orgânica/composto (4 partes de areia para 1 de composto).
    Ok, mas o que é exatamento matéria orgânica/composto?

    A parte de passar o rolo DEPOIS de semear faz todo o sentido.. Inverti o sentido da coisa sem querer.
    Mas isso não irá esmagar as sementes?


    Não. Você vai passar um rolo em cima das sementes, não um camião TIR.

    Ainda não respondeu à outra pergunta: a terra é seca ou humida? Se for húmida não precisa adubo nenhum.

    P.S.: só se planta relva a partir de Maio.
  6.  # 13

    A terra é húmida..
    Nem um adubozinho para as pobres então?

    Tá bem -_-

    Agora a outra dúvida era achar uma árvore de folha caduca (sou apaixonada por elas), que não ficasse gigante e que as raízes não destruíssem tudo à volta...

    Ando a ver estas:
    Acer Palmatum
    Liquidambar styraciflua

    Sugestões aceitam-se :)
    • dedao
    • 13 fevereiro 2015

     # 14

    Certeza que tem terra no jardim? por ai é so areia hehe

    Se ver que a terra é escura e fofa quase que nao precisa de adubo, pode é comprar adubo NPK (penso) para ajudar a relva a crescer.
    Se for terra dura, barrenta ou "feia" ai complica, misturar com aqueles sacos de compostos (parece terra preta com muita matéria orgânica)
  7.  # 15

    Colocado por: Tyrande
    Agora a outra dúvida era achar uma árvore de folha caduca (sou apaixonada por elas), que não ficasse gigante e que as raízes não destruíssem tudo à volta...

    Colocado por: TyrandeSugestões aceitam-se :)

    Sou altamente suspeita! Adoro cameleiras e as suas respectivas camélias; é uma planta de pequeno a médio porte - a folha não é caduca, mas embeleza o jardim com as suas lindas cores -. Dão-se praticamente em todo o país; algumas variedades gostam de terrenos ligeiramente ácidos ou calcários. Compram-se envasadas, de preferência com alguma flor para se identificar a cor. Vendem-se com flores simples ou flores dobradas. Estas últimas são lindíssimas - brancas ou vermelhas - , vários vermelhos..., mas caem rápido, despegam-se facilmente do pedúnculo, por excesso de peso. Aguentam-se muito tempo em vasos de médias dimensões, porque é uma planta de crescimento lento e as raízes não ocupam muito espaço. Pelas fotos tem aí um bom espaço para ajardinar/relvar - falo da última foto.
    Quanto á sua cadelita, se estiver habituada fazer as necessidades fisiológicas apenas quando a leva a passear - munida do seu saquinho para os dejectos e de um spray com água e desinfectante para borrifar o chichi - ah, é verdade: a sua cadelita não levanta a perna junto ás paredes dos vizinhos. Agora, se a deixar à solta pelo pátio, prepare-se para alguns estragos e uns dejectos pelo jardim.
  8.  # 16

    Amoreira branca... morus alba.
  9.  # 17

    Colocado por: TyrandeAgora a outra dúvida era achar uma árvore de folha caduca (sou apaixonada por elas), que não ficasse gigante e que as raízes não destruíssem tudo à volta...

    Tenho outra sugestão a fazer-lhe: plante um limoeiro. São árvores de pequeno a médio porte, úteis e, também, são decorativas. Não precisa de grandes cuidados a não ser dar-lhe uma «sova» nos dois primeiros anos, de plantada, para que comece a dar limões. Isto se não der frutos logo após o primeiro ano de plantio. Depois só tem a poda - por todas as razões, mais o facto de não querer que cresça em excesso - e a rega periódica.
  10.  # 18


    Quanto á sua cadelita, se estiver habituada fazer as necessidades fisiológicas apenas quando a leva a passear - munida do seu saquinho para os dejectos e de um spray com água e desinfectante para borrifar o chichi - ah, é verdade: a sua cadelita não levanta a perna junto ás paredes dos vizinhos. Agora, se a deixar à solta pelo pátio, prepare-se para alguns estragos e uns dejectos pelo jardim.


    Hehehe..na altura quando treinava cães todo santo dia, cerca de 3x por dia faziamos a operação **** Coração. Basicamente era andar com umas luvas calçadas e um saco a apanhar as "prendas". Lá em casa vai ser do estilo... :)
    A sorte é que a minha cadela já tem horários determinados para fazer os sólidos.. 7 da manhã, 9h, 16h e 21. Portanto já sei quando vou ter de fazer as Operações Corações :)
    Estive a ver a cameleira, aquilo é uma espécie de arbusto que dá flores... Não é bem o que estou à procura.

    Ontem fui à feira e já encomendei 100 cedros para fazer sebes... e já comprei a relva, terra com extrato vegetal, herbicida para as calçadas, enxada, ancinho, etc etc...




    Colocado por: maria rodrigues
    Tenho outra sugestão a fazer-lhe: plante um limoeiro. São árvores de pequeno a médio porte, úteis e, também, são decorativas. Não precisa de grandes cuidados a não ser dar-lhe uma «sova» nos dois primeiros anos, de plantada, para que comece a dar limões. Isto se não der frutos logo após o primeiro ano de plantio. Depois só tem a poda - por todas as razões, mais o facto de não querer que cresça em excesso - e a rega periódica.


    hehe.. O limeiro já foi encomendado junto com os cedros :) Foi isso e um loureiro (imposição da Mãe...)
    Pedi para o sr. do Viveiro ver se me conseguia arranjar um Plátano (folha caduca, bastante comum em Portugal) e também vi um carvalho de folhas vermelhas que achei lindissimo... Estou à espera de preços e confirmação de disponibilidade... O plátano parece que já nos convenceu, o carvalho, nem por isso...Por isso ainda andamos à caça de uma árvore de folha caduca...
  11.  # 19

    Vai fazer uma sebe de cedros ? Cá na zona anda toda a gente a arranca-los e olhe que não é tarefa fácil. São muito bonitos nos primeiros 10 anos, depois começam a alargar, o interior fica todo seco, e depois para os remover... Aquilo tem raízes que chegam ao centro da terra, destrói-se o jardim na sua remoção.
  12.  # 20

    Colocado por: FranklinVai fazer uma sebe de cedros ? Cá na zona anda toda a gente a arranca-los e olhe que não é tarefa fácil. São muito bonitos nos primeiros 10 anos, depois começam a alargar, o interior fica todo seco, e depois para os remover... Aquilo tem raízes que chegam ao centro da terra, destrói-se o jardim na sua remoção.


    Hmm..estava na idéia que os cedros começam a alargar depois que se começa a poda nos topos.. depois disso tem de se estar sempre a podar na largura, senão podem ficar uns monstros!
 
0.0297 seg. NEW