Iniciar sessão ou registar-se
    • maya 1
    • 12 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Boa tarde, arrendei uma casa com jardim. Os locatários fizeram as respectivas alterações dos contadores. Entretanto houve uma fuga de agua no jardim que só foi percebida pelos locatários quando receberam a factura da agua. Exigem que eu pague a conta. Antes de arrendar a casa avisei-os para estar atentos aos consumos de água porque esta situação ja se tinha produzido anteriormente. Esta situação está prevista em alguma base legal? O que devo fazer? Obrigada.
  1.  # 2

    Na factura de água de certeza que tem discriminado o período de facturação, se for anterior ao seu contrato de arrendamento, julgo que deverão ser os locatários.
    Verifique o período de facturação.
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2015

     # 3

    Colocado por: maya 1Esta situação está prevista em alguma base legal?

    Que eu saiba, especificamente, não.

    Colocado por: maya 1O que devo fazer?

    De quanto é que estamos a falar?
    Há quanto tempo estão os arrendatários na casa?
    Quanto tempo mais ficarão?
    Tem um boa relação com eles?
  2.  # 4

    Obrigado pela pronta resposta. O contador da agua estava no meu nome e foram feitos os acertos quando o mudaram.Logo aquele consumo foi feito apos o contrato de arrendamento, e a factura esta no nome dos locatarios. a mim so me cabe resolver o problema da fuga. Não é assim?
  3.  # 5

    Se foi em período que habitavam na casa e o contador já está no nome dos locatários, penso que sim.
    Mas como lhe disse anteriormente, verifique o período de facturação. Se a factura coincide com o tempo em que a casa está arrendada, é responsabilidade dos locatários.
    A si só lhe cabe a reparação.
    • Matilde
    • 12 fevereiro 2015 editado

     # 6

    Eu mando reparar tudo o que é preciso. Tomo a responsabilidade, mesmo quando me apercebo que a responsabilidade não é sempre minha, mas atenção, nada de exigências, principalmente quando não têm razão.
    Depois do incidente ter acontecido uma primeira vez, chegou a mandar reparar o sistema?
    Contudo, se se passou durante a vigência do contrato, se antes estava em condições e se foram avisados que o problema já tinha acontecido no passado, não me parece que seja da sua responsabilidade.
    Quem arrenda uma casa, não vai propriamente para um hotel.
    Têm que tomar responsabilidade daquilo que lhes compete e ... há muita casa para arrendar.
  4.  # 7

    mantenho uma relação de proprietário responsável. Mando reparar o que me compete, e não tem sido pouco.A conta é considerável mas avisei-os que já tinha sucedido anteriormente. Obviamente que foi reparada a fuga anterior. neste momento ainda não se detectou onde está a nova fuga, mas mandei fechar a torneira que abastece o jardim. Vou proceder a reparação sem dúvida. A questão é quem paga a factura.
  5.  # 8

    Se o problema se devesse a mau uso ou dolo do locatário, é aceitável que seja este a pagar a factura.

    Como essa factura da água se deve a um problema que não foi por ele provocado, mas sim a uma avaria da casa arrendada, o sensato é ser da responsabilidade do senhorio.

    Pelo que descreve, o cano está podre e andam aos remendinhos... O meu conselho é não fazer remendinhos e tratar logo de substituir o que não tem conserto de uma vez por todas.
    Concordam com este comentário: FD
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2015

     # 9

    Concordo com o ClioII.

    De qualquer forma, se quiser manter esses arrendatários, pague.
    Se os quiser despachar, não pague.

    O pagamento sugeria que fosse desfasado.
    Dependendo do valor, eu propunha aos arrendatários que o valor ficaria em crédito e seria descontado na última renda do actual contrato.
 
0.0123 seg. NEW