Iniciar sessão ou registar-se
    • LC_83
    • 12 fevereiro 2015

     # 1

    Boa tarde,

    Já andei a pesquisar mas na realidade não encontrei o que pretendia. Se por ventura for uma questão muito repetida, peço desde já desculpas, mas não foi propositado.

    A situação é a seguinte:
    Estou prestes a realizar negócio de compra de uma moradia que ainda está por terminar, mas as minhas dúvidas prendem-se com as questões burocráticas e timmings e não de construção em si.
    A moradia é do banco e o valor situa-se nos 90.000€, sendo o empréstimo a 100%. de 135.000€

    Existem diferenças se fizer a escritura agora, ou se o fizer quando a casa estiver pronta a habitar?
    Ou seja, se vale a pena negociar com o banco um tempo para terminar a obra, e só então avançar com o processo?

    Tratando-se de uma moradia por concluir (já se encontra fechada, falta terminar pisos e paredes interiores.. etc), posso considerar o mesmo processo como se de uma casa pronta se tratasse?
    - Despesas "Casa Pronta"
    - Impostos de Selos (compra e financiamento)
    - IMT de Habitação própria (até 92.407€ não é aplicável ??)...


    Obrigado desde já por qualquer opinião!
  1.  # 2

    Colocado por: Luis Neves- IMT de Habitação própria

    Neste caso isso não se aplica.
    Neste caso compra um terreno, que tem uma casa em construção, e você é que passa a ser o responsável pelas licenças necessárias para terminar a obra. Convém saber qual o estado da licença de construção e saber se o que está construído está de acordo com os projectos aprovados.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
    • LC_83
    • 12 fevereiro 2015

     # 3

    Estará tudo caducado desde 2008 +-.
    Penso que está tudo de acordo com os projectos, mas de qualquer modo não sei onde anda o dossier (mas ele aparece). De qualquer modo, no máximo devo fazer alteração ao projecto de exteriores, caso compense...

    Ora bem...
    Em termos burocráticos:
    - Compra de prédio rustico? assumo então que pagarei IMT 5% sobre o valor dos 90.000€
    - Que outros custos nesta fase?
    - Depois das obras concluídas, que despesas de destaca a nível burocrático?
  2.  # 4

    Colocado por: Luis Neves- Compra de prédio rustico?

    Não me parece. Com uma casa em construção?
    • LC_83
    • 12 fevereiro 2015

     # 5

    Colocado por: Picareta
    Não me parece. Com uma casa em construção?


    Então como posso considerar isto?

    Será possível terminar a moradia e só depois fazer a escritura?
  3.  # 6

    Colocado por: Luis Neves
    Existem diferenças se fizer a escritura agora, ou se o fizer quando a casa estiver pronta a habitar?
    Ou seja, se vale a pena negociar com o banco um tempo para terminar a obra, e só então avançar com o processo?


    o banco nao lhe faz isso..... pelo contrário. So o deixam avançar com a obra depois de fazer a escritura....

    informe-se bem junto da camara, contacte um gabinete de arquitectura para o ajudar, faça um levantamento do que falta fazer, faça uns contactos para ter uma ideia de quanto pode vir a gastar.....e veja se realmente compensa!

    o banco quer-se desfazer disso, mas voce pode comrpar um poço de problemas...... ou nao!
  4.  # 7

    Colocado por: Luis Neves

    Então como posso considerar isto?

    Será possível terminar a moradia e só depois fazer a escritura?


    terreno urbano para construção!
  5.  # 8

    Colocado por: Luis NevesEntão como posso considerar isto?

    Compra um terreno urbano e paga 6.5% de IMT. Só não sei é como é que se resolve o problema da compra de uma casa inacabada.

    Por exemplo:
    Se comprar uma casa para habitação própria e permanente paga IMT conforme uma tabela que é publicada anualmente.

    Se compra um terreno paga 6.5% de IMT

    Se compra um terreno por 20.000€ onde está uma casa por concluir avaliada em 50.000€, já não sei como é que se resolve isto em termos fiscais, mas o mais provável é pagar 6.5% sobre 70.000€

    Colocado por: Luis NevesSerá possível terminar a moradia e só depois fazer a escritura?

    E você vai gastar dinheiro num terreno que não é seu? parece-me um negócio arriscado.
  6.  # 9

    nem tao pouco consegue gstar dinheiro..... para tratar da burocracia toda junto da camara, a escritura ja tem que estar feita....caso contrario so o actual proprietario (banco) conseguira fazer alguma coisa junto dos mesmos! e isso nao vai acontecer!
    • LC_83
    • 12 fevereiro 2015

     # 10

    Obrigado pelas respostas...

    Pelo que vejo, terei que fazer comprar como se fosse um terreno... 6,5%... que abuso..

    Então e depois das obras concluídas... mais algum "rombo" burocrático na carteira?
 
0.0133 seg. NEW