Antes demais permitam-me cumprimentar os membros deste forum.
Estou a pensar construir uma moradia e ando a investigar dimensões e a organização do espaço em si, para saber se realmente compensa fazê-lo no terreno que tenho em vista. Como ainda estou em fase de averiguação, não tenho nenhum técnico com quem esclarecer certas dúvidas, portanto gostaria de saber se será possível alguém me fazer o favor de esclarecer o seguinte: A distância à extrema que a construção deverá ter, inclui os beirados/placas de cobertura, ou apenas se considera para distância efectivamente a parede da construção? Grato pela vossa atenção.
o melhor que tem a fazer é marcar uma reunião com o técnico da zona (na respectiva Câmara Municipal) e levar o terreno devidamente localizado e delimitado. Uma foto aérea deve bastar. Lá darão todas as informações que necessita sobre as condicionantes a observar numa futura construção.
Caro tiagot muito obrigado pela resposta. A intenção para já seria apenas organizar ideias. Estava a tentar evitar já esse procedimento tendo em vista o esclarecimento de pequenas dúvidas, mas secalhar vai ter mesmo de ser... Cumprimentos
Boa tarde marco1, Obrigado pela resposta. Já estive a dar uma vista de olhos pelo PDM e a distância é de 10m, a questão seria identificar qual o ponto efectivo para contabilizar essa distância. Ou seja se contam os beirados e placas de cobertura ou se só se contabiliza a partir da parede da construção. Não sei se me faço entender. Imagine que tenho uma casa que em frente à sala tem uma pala de cobertura de 2 metros de largura para colocar uma zona de lazer, esses 2 metros contam na distância à extrema, ou apenas conta a parede onde termina a sala? Grato pela atenção.
Talvez esteja a fazer confusão, mas creio que seriam 10m à extrema do terreno. Então neste caso os terraços contam, mas as coberturas dos "passeios" em volta da casa não, estarei correcto? Grato mais uma vez pela atenção.
Colocado por: xanfA intenção para já seria apenas organizar ideias. Estava a tentar evitar já esse procedimento tendo em vista o esclarecimento de pequenas dúvidas, mas secalhar vai ter mesmo de ser...
As condicionantes e as variáveis para o que pretende são muitas... ás vezes até um técnico com experiência poderá ter dúvidas de interpretação do que poderá ou não fazer num caso específico. Portanto quer ter "certezas" de algo que não é fácil, excepto se for a uma reunião presencial com o técnico da Câmara, e/ou com um gabinete de projectos ou se submeter um pedido de informação Prévia para o local em concreto.
Por norma é: 8 metros ao eixo da via (da parede da casa ao meio da estrada) 5 metros ao limite do terreno para abertura de janelas de salas e quartos 3 metros ao limite de terreno para abertura de janelas de wc e cozinha
mas verifique na sua Câmara Municipal
Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
Janela de cozinha em questões de afastamentos é equiparado a salas e quartos. De I. sanitárias, corredores/circulação e despensa/arrumos [ou equiparado] é que poderá ser menos, se as janelas não tiverem visibilidade para o terreno vizinho.
Mas todas estas questões dependem do que está no PDM / regulamento municipal, de eventuais interpretações e, ainda, do local onde se insere o terreno - se confrontar com uma estrada nacional, por exemplo, não se pode olhar apenas para a regulamentação municipal, e o afastamento é bem maior que 8 metros ao eixo de via e também limita bastante a construção de muros de vedação.