Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2015

# 1

Não estarei a dar nenhuma novidade para muitos mas, mesmo assim, penso que é algo em que os arquitectos se deviam especializar, pelo que aqui fica um "heads up" para começarem a pensar em mexer nisto. :)
    Vantagens competitivas são difíceis de conseguir, se conseguirem ser uns dos primeiros em Portugal, podem conseguir alguma alavancagem.

I work as an intern at an office for a few architects as a draftsman. I make 2D drawings and 3D visualizations. I came with the idea to make one of their project into a VR experience and they liked the idea. They gave me a project to work with, which was a perfect fit for VR (a brand new college in Amsterdam with beautiful inside and outside spaces).

Getting their huge and complex sketch-up model of the project exported to Unity was quite the chore. After days of remodeling and cleaning I finally got the model exported in different parts into Unity. After that I had to adjust some textures tweak a bit with the scale and baked the lightmaps (which gave a beautiful result) and the first test build was done. I called over the architect whom was the main designer of this project to come and take a look.

Some people had already seen me working with the rift and didn't think much of it. got some weird looks and people were just like "just let him play with his glasses". The main architect already postponed to see me 2 times due to not having enough time and finally came with an attitude of "okay just let me see your toy".

I was really wondering what kind of reaction he would give, as people react very different on experiencing it. Some are like "okay cool" or "this is not for me I'm getting dizzy" and of course the people that are blown away and yell how fantastic it is. I of course was hoping on the last reaction, but got something way better.

The architect sat down, I explained the 360 controls and what the camera did. After he put it over his head he tried to look up using the controller, and asked me if that was possible. I told him to just look up with his head, after that it was silent for a good 2 minutes. He carefully walked around, completely silent. Normally this man would talk a lot, constantly and really hard. My colleagues looked up with a weird expression, "I've never seen him quiet".

Then a soft "unbelievable" came out of his mouth. "I didn't expect this", "not at all". in the period of 15 minutes he occasionally broke the silence with;

"How is this already possible", "I get it now, I'm so happy I didn't put more bridges in the main hall", "I can now finally see how important it is that this wall is yellow", "I got to change that, amazing that I can finally see it", "this opens so much to me". And some more reactions like that.

He finally put the Rift off his head, his eyes were in a total state of blown away. He put the Rift away and just sat there, saying nothing. Some colleagues were giggling and I asked how he liked it. It looked like my question was just some noise to him, and he replied, "sorry, it's just so much information that I have to process" after 5 minutes of staring he shook his head and stood up. "I would never expect this", "the building isn't finished, and I've already been there" "as an architect, this is cheating, my god".

After that my colleagues naturally wanted to try it out too, they reacted like most people do their first time. During lunch people talked with each other like normal, the architect who normally was leading the conversation just sat there staring in infinity. The conversation was long on a different subject and he would just blurt out things he could do with the Rift. At the end of the lunch he asked me, "I didn't look at a certain part, can I see it again" and again he was lost in another world for like 10 minutes.

During the rest of the day he would run around the office telling people to come see me, which they all did, and all with amazing and entertaining reactions.

I know this was a long read, and I thank you if you put trough it. I just wanted to share the most interesting reaction I ever got.

https://www.reddit.com/r/oculus/comments/2knx3e/architects_i_work_for_just_gave_the_best/
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2015 editado

# 2

Tradução manhosa para quem não está muito à vontade com o inglês...

Eu trabalho como estagiária em um escritório por alguns arquitetos como desenhista. Faço desenhos em 2D e visualizações em 3D. Eu vim com a idéia de fazer um dos seus projetos em uma experiência de VR e eles gostaram da ideia. Eles me deram um projeto para trabalhar, o que foi um ajuste perfeito para VR (um novo colégio em Amsterdam com bela espaços interiores e exteriores).

Obtendo seu modelo enorme e complexa-esboço do projeto de exportados para Unity foi bastante a tarefa. Depois de dias de remodelação e limpeza eu finalmente tenho o modelo exportado em diferentes partes em Unity. Depois que eu tive que ajustar algumas texturas fuçar um pouco com a escala e os assados lightmaps (que deu um belo resultado) e a primeira compilação de teste foi feito. Chamei o arquiteto quem foi o principal designer de este projecto para vir e dar uma olhada.

Algumas pessoas já tinham me visto trabalhando com o Rift e não penso muito nisso. tenho alguns olhares estranhos e as pessoas estavam apenas como "apenas deixá-lo brincar com os óculos". O principal arquiteto já adiado para me ver duas vezes devido a não ter tempo suficiente e, finalmente, veio com uma atitude de "tudo bem, deixe-me ver o seu brinquedo".

Eu estava realmente querendo saber que tipo de reação que ele daria, como as pessoas reagem de forma muito diferente em vivê-la. Alguns são como "cool ok" ou "isso não é para mim, eu estou ficando tonto" e, claro, as pessoas que estão deslumbrado e gritar como é fantástico. Eu, claro, estava esperando na última reação, mas tem algo muito melhor.

O arquiteto se sentou, expliquei os controles 360 e que a câmara fez. Depois que ele colocou sobre sua cabeça ele tentou olhar para cima usando o controlador, e me perguntou se isso era possível. Disse-lhe que basta olhar para cima, com a cabeça, depois que ele ficou em silêncio por um bom 2 minutos. Ele cuidadosamente caminhou ao redor, completamente silenciosa. Normalmente, este homem iria falar muito, constantemente e realmente difícil. Os meus colegas olhou para cima com uma expressão estranha, "Eu nunca o vi tranquila".

Em seguida, um soft "inacreditável" saiu de sua boca. "Eu não esperava isso", "não em todos". no período de 15 minutos, ele ocasionalmente quebrou o silêncio com;

"Como isso é possível já", "Eu entendo agora, eu estou tão feliz que eu não coloquei mais pontes no salão principal", "agora eu posso finalmente ver o quanto é importante que essa parede é amarela", "eu tenho que mudar isso, surpreendente que eu possa finalmente vê-lo "," isso abre muito para mim ". E mais algumas reações como essa.

Ele finalmente colocar o Rift-lhe a cabeça, seus olhos estavam em um estado total de soprado. Ele colocou o Rift de distância e apenas ficou lá, sem dizer nada. Alguns colegas estavam rindo e eu perguntei como ele gostava. Parecia que a minha pergunta era apenas algum barulho para ele, e ele respondeu: "desculpe, é tanta informação que eu tenho que processar" após 5 minutos de encarando ele balançou a cabeça e se levantou. "Eu nunca esperaria isso", "o edifício não está terminado, e eu já estive lá" "como um arquiteto, isso é batota, meu deus".

Depois que os meus colegas naturalmente queria experimentá-lo também, eles reagiram como a maioria das pessoas fazem a sua primeira vez. Durante o almoço as pessoas falavam uns com os outros como normal, o arquiteto que normalmente estava levando a conversa ficou ali sentado olhando no infinito. A conversa foi longa em um assunto diferente e ele simplesmente deixar escapar coisas que poderia fazer com o Rift. No final do almoço, ele me perguntou: "Eu não olhar para uma determinada parte, eu posso vê-lo novamente", e novamente ele estava perdido em outro mundo por uns 10 minutos.

Durante o resto do dia ele iria correr ao redor do escritório dizendo às pessoas para vir me ver, que tudo o que eles fizeram, e todos com reações surpreendentes e divertidos.

Eu sei que isso foi uma longa leitura, e agradeço-lhe, se você colocar a calha-lo. Eu só queria compartilhar a reação mais interessante que eu já recebi.
  1.  # 3

Por acaso colaboro com um gabinete que está a trabalhar num protótipo para este fim :)
    Tem um potêncial enorme!
  2.  # 4

Caro FD,

é de facto uma ferramenta poderosa, aqui no atelier já usamos essa ferramenta algum tempo. ainda não temos os óculos, os modelos são visualizados num plasma normal. os clientes podem circular por todo o modelo quase como se fosse um jogo. Este tipo de representação tem tido de facto algum sucesso, os clientes conseguem "brincar" com o seu projecto.

Julgo mesmo que o futuro passa mesmo por este tipo de "modernisses".

Obrigado pela partilha

nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2015

# 5

Colocado por: doisarquitectosainda não temos os óculos

Se não têm guito para os comprar, experimentem a alternativa ultrabarata: https://www.google.com/get/cardboard/
    • El_58
    • 13 fevereiro 2015

# 6

Colocado por: FD
    Se não têm guito para os comprar, experimentem a alternativa ultrabarata:https://www.google.com/get/cardboard/

LOL... Isto fez-me lembrar a minha velhinha ViewMaster com os bonecos da disney...

:)
  3.  # 7

hehehe...

brutal...
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2015

# 8

4.  # 9

5.  # 10

Muito fixe.
  6.  # 11

Já agora quantos trabalham com BIM?

http://pt.wikipedia.org/wiki/BIM
    • eu
    • 13 fevereiro 2015

# 12

Colocado por: FDSe não têm guito para os comprar, experimentem a alternativa ultrabarata:https://www.google.com/get/cardboard/

ah ah ah... Mega LOL
  7.  # 13

Colocado por: electraoJá agora quantos trabalham com BIM?

http://pt.wikipedia.org/wiki/BIM

hoje em dia já muitos. inclusive há deles que não "conhecem" o autocad e trabalham em archicad.
    eu como vim do autocad utilizo o revit que é da mesma família.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  8.  # 14

Colocado por: marco1

hoje em dia já muitos. inclusive há deles que não "conhecem" o autocad e trabalham em archicad.
    eu como vim do autocad utilizo o revit que é da mesma família.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Em 3D, 4D ou 5D?

0.0176 seg. NEW