Viva! alguém me consegue indicar, sff, onde posso obter mais informações sobre o tipo de isolamento/técnica construtiva representada nas imagens seguintes? obrigado
isso a mim parece-me ser uma laje Ferca de blocos, mas normalmente essas lajes são feitas para se conseguir vãos grandes, difíceis de conseguir em lajes maciças. esse tipo de laje leva nervuras entre os blocos e aí está a minha duvida pk essa não tem, so tem armadura superior, possivelmente pq é uma laje de pavimento, sinceramente nunca projetei esse tipo de laje para pavimento.
são blocos de XPS, para a constituição de laje nervurada aligeirada de betão.. ou uma laje fungiforme. Os blocos apenas servem para diminuir o peso proprio e gastar menos m3 de betão. Não é propriamente para isolar termicamente (se reparar as as zonas maciças não es~tao isoladas) De qq maneira este ou outro tipo de sistema construtivo deverá ser discutido com o eng. de estruturas do seu projecto.
mais umas pesquisas e finalmente encontrei informação sobre este método conhecido por "Waffle raft slab" ou "Waffle Pod slab" ao que parece, a principal vantagem é o baixo custo, quer pela rapidez de execução quer pela menor quantidade de concreto betão que necessita para a construção da laje. já as desvantagens... deixo para (eventualmente) os entendidos na matéria se pronunciarem. fica aqui o link de um video que explica o processo.
Esses blocos servem como cofragem perdida para lajes nervuradas. Não precisam de muitos truques de carpintaria para criar cofragens, são leves, podem ser movidas e postas no local por qualquer pessoa, e depois são muito fáceis de remover.
A principal desvantagem é que precisam de ser bem amarradas antes de receberem betão. Se não forem bem fixadas então é muito fácil desviarem-se, ou até aparecerem a flutuar sobre o betão.
Acho estranho quererem usá-las para construir uma laje de pavimento. A motivação de se optar por lajes nervuradas é vencer vãos maiores com lajes mais leves e económicas. Este uso que é registado nas fotos parece-me um bocado exótico.
viva, para não estar a abrir outro tópico coloco a dúvida aqui uma vez que também esta relacionada com a forma de construção.
em linguagem não técnica a minha dúvida é: quais são as diferenças (vantagens e desvantagens) de construir piso -> pilares -> paredes -> laje (imagem a) VS piso - pilares - laje e só depois as paredes (imagem b)?
bem me parecia que o título não iria ajudar. A questão inicial do tópico já foi esclarecida. o que gostaria de esclarecer agora era a dúvida que coloquei no post #12 a #14
Colocado por: boxem linguagem não técnica a minha dúvida é: quais são as diferenças (vantagens e desvantagens) de construir piso -> pilares -> paredes -> laje (imagem a) VS piso - pilares - laje e só depois as paredes (imagem b)?
Na opção a) o construtor está a betonar directamente sobre a parede de alvenaria. Aí o construtor poupa um pouco de tempo e esforço e dinheiro com cofragens, por não precisar de andar com prumos ou com carpinteiros a tratar dos fundos das cofragens.
As vantagens são apenas essas.
As desvantagens são, por sua vez, muitas. Assim estão a descarregar o peso próprio do betão sobre uma parede que não é estrutural ou que alguém comprovou que suportará sequer qualquer carga. Durante o processo de betonagem é mau, e depois será ainda pior. Ao longo dos anos a estrutura de betão começa a assentar e a distribuir cargas pelos seus suportes (o velho fenómeno de fluência). Como a estrutura de betão foi assente directamente na parede, que já se encontra em carregamento, então esta não só deverá ser sujeita a carregamentos maiores como também irá distribuir alguma carga.
O resultado óbvio é que começarão a surgir rachas, e em alguns casos até poderá acabar por rachar os próprios que compõem a parede.
Tratando-se de uma obra em Portugal, também estará a usar tijolos que nunca foram preparados para fins estruturais. desta forma, nos piores cenários, como aqueles onde são realizados roços na parede para passar tubagens, não me admiraria se a parede acabasse simplesmente por cair.
Mas o que importa é que o empreiteiro assim poupou uns tostões nas cofragens.