Colocado por: FaialPara esta segunda opção, consigo obter valores de custo final menores.
Colocado por: FaialNa segunda opção, tenho-me deparado com alguns empreiteiros que ``não gostam muito de se guiar por projectos
Colocado por: Picareta
Como é que consegue ter custos finais se ainda não sabe o que vai fazer (não tem projectos)?
Isso não são empreiteiros. Um empreiteiro, faz um orçamento para uma obra, mediante um projecto que lhe é entregue. Está a dizer que conhece "empreiteiros" que fazem orçamentos, sem ver o projecto?
Colocado por: PicaretaEu escolhia alguém para fazer os projectos, e só depois de ter projectos é que procurava os empreiteiros.Concordam com este comentário:Pedro Barradas
Colocado por: Faial
Que inconvenientes pode haver na 2ª opção?
Colocado por: maria rodrigues
Não serei a pessoa mais habilitada para o aconselhar, mas o bom senso deve imperar na sua decisão. Pelo que se depreende não terá sido suficientemente esclarecido pelo(s) empreiteiro(s) com quem conversou. A fase do projecto é muito importante para o dono de obra, até porque nenhuma Câmara lhe aprova as obras - a não ser que lhe tenham dito que não precisa de aprovação da Câmara -, e expõe-se a embargos e multas desnecessários; além de que o projecto é meio caminho andado para as coisas darem certo.
Colocado por: Faial
Sim, não fui suficientemente esclarecido. Mas projecto há sempre (nas duas opções).
Só não consigo perceber (e foi isso que disse ao Picareta) como é que na 2ª hipótese eles trabalham.
Como lhe lembrei acho que deve estar bem informado, antes de meter mãos à obra. Também estamos em fase de elaboração de projecto, reunimos uma vez com o engenheiro, já contactámos dois empreiteiros, que foram ao local e deram o seu parecer sobre a reconstrução. Todas as partes são importantes e, reconheço que antes do projecto dar entrada na Câmara, deve ouvir-se, atentamente, o empreiteiro a quem se adjudicar a obra. Há pormenores que nos escapam - ao dono de obra e ao projectista/arquitecto - que são muito relevantes e que não passam despercebidos ao empreiteiro. Em todo o caso é bom começar-se pelo projecto, independentemente de ser o arquitecto/projectista da empresa construtora, ou um totalmente alheio. Regra geral os arquitectos/projectistas - se forem da zona onde se localizam as obras - conhecem os empreiteiros, porque há sempre um projecto, que lhes passou pelas mãos, para a obra que foi adjudicada ao empreiteiro Fulano ou Cicrano. Será que me fiz entender? Valha-nos a bondade da intenção.Estas pessoas agradeceram este comentário:Faial
Como lhe lembrei acho que deve estar bem informado, antes de meter mãos à obra. Também estamos em fase de elaboração de projecto, reunimos uma vez com o engenheiro, já contactámos dois empreiteiros, que foram ao local e deram o seu parecer sobre a reconstrução. Todas as partes são importantes e, reconheço que antes do projecto dar entrada na Câmara, deve ouvir-se, atentamente, o empreiteiro a quem se adjudicar a obra. Há pormenores que nos escapam - ao dono de obra e ao projectista/arquitecto - que são muito relevantes e que não passam despercebidos ao empreiteiro. Em todo o caso é bom começar-se pelo projecto, independentemente de ser o arquitecto/projectista da empresa construtora, ou um totalmente alheio. Regra geral os arquitectos/projectistas - se forem da zona onde se localizam as obras - conhecem os empreiteiros, porque há sempre um projecto, que lhes passou pelas mãos, para a obra que foi adjudicada ao empreiteiro Fulano ou Cicrano. Será que me fiz entender? Valha-nos a bondade da intenção.Estas pessoas agradeceram este comentário:Faial
Colocado por: riscosconstrutoras que fazem projetos, fazem o projeto como mais convem á obra, fica com projetos de mer**, é o inicio para ser enganadoConcordam com este comentário:SG_arquitecto
Colocado por: riscosPormenores que passam despercebidos a quem passa dias a elaborar os projetos de especialidades e de arquitetura e que assinam os termos de responsabilidade do que fazem, e passam despercebidos. humm e o empreiteiro deteta os erros. meu deus não sei com quem trabalham mas devem ter tido muito más experiencias!!