Adquiri uma habitação (T3 que transformei em T2), e tenho estado a remodela-la nos últimos meses, numa perspectiva de poupança e também porque gosto bastante de bricolage e construção, tenho feito eu mesmo as alterações com ajuda de alguns amigos e conhecidos. Apenas tenho contratado profissionais para as coisas que não sei fazer e as de maior responsabilidade, como o Gás.
Estou neste momento na fase final da remodelação, preparando as superfícies para as pinturas, para depois finalizar com o pavimento flutuante. Das poucas coisas que aproveitei no apartamento foram as portas, porque são bastante resistentes e estavam em bom estado.
Estou neste momento a prepara-las para a pintura. Já as raspei e ando a lixa-las. (deixo em anexo foto da porta como se encontrava e da porta já raspada).
A minha dúvida/pedido de ajuda é a seguinte:
Gosto bastante do design das portas mais contemporâneas que têm veios na madeira.. umas na horizontal e outras na vertical. Gostaria bastante de fazer algo desse género (Deixo também fotos com alguns exemplos) nas minhas portas, mas não me ocorre nenhuma ferramenta ou nenhuma forma de o fazer, o mais próximo possível da perfeição. A unica coisa que me ocorre é a rebarbadora, mas isso dependeria sempre da minha pericia e ao minimo erro poderia estragar o trabalho todo ou mesmo a porta.
Deste modo peço-vos ajuda. Se têm conhecimento de alguma forma de fazer o que pretendo ou alguma ideia.
Um obrigado antecipado pelo interesse que o meu problema vos possa merecer
A forma mais fácil e barata de conseguir esses efeitos é comprar folha de madeira e colar na porta. Essas folhas de madeira têm alguns milímetros de espessura pelo que, terá que desbastar os batentes das portas (as aduelas) para receberem esses mm a mais. Terá também que ter algum cuidado na colagem (utilize cola de qualidade) e no acerto das orlas. Não sei se é trabalho fácil de conseguir em modo bricolagem. :)
Pode comprar as folhas de madeira em estâncias de madeiras e nas casas de materiais de construção.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay
se pretende apenas fazer uns rasgos para embutir essas faixas entao o melhor é usar uma tupia com uma fresa direita, idealmente com o diametro igual a largura da faixa que pretende embutir. depois é conduzir a tupia ao longo de uma régua para que tudo fique alinhado.
mas sinceramente acho que antes disso vai ter dificuldades para remover esse primário q se entranha nos veios da madeira. lembre-se q tipicamente essas portas apenas tem uma folha de madeira de cerca de apenas 0.6 mm de espessura de modo que nao pode abusar da lixa.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Coelhobay
Peço desculpa pela ausência. Acabei por tirar esta ideia da cabeça e restaurei, ficando lisas, pintadas de branco.
Acho que a melhor solução será esperar mais um pouco, sendo que estas agora ficam funcionais, e quando me for possível comprar umas portas novas a meu gosto. Nesse campo, sendo eu da Zona de Lisboa, em termos de oferta, quais os comerciantes que me aconselham, tendo em conta a qualidade/preço.