Iniciar sessão ou registar-se
    • FGV
    • 16 fevereiro 2015

     # 1

    Boa tarde a todos.

    Vivo em Mafra numa moradia isolada com cerca de 8 anos. A casa tem paredes duplas com poliuretano de 3 centímetros, janelas de abrir com vidro duplo e portadas.

    Tenho habitualmente níveis de humidade de 90% (medidas com um higrómetro simples do Aki). Suponho que devido a isso, tenho várias pintas de humidade (fungos?) nalgumas assoalhadas, nas paredes e no tecto (quer no R/C quer no 1º piso).

    A minha questão é se a instalação de ar condicionado poderia ajudar a baixar esta elevada humidade. Agradeço qualquer conselho que me possam dar :)

    abraços
    FGV
  1.  # 2

    Normalmente estas questões de humidade estão associadas ao fraco isolamento e/ou infiltrações que associadas a zonas naturalmente muito frias e húmidas com pouca exposição solar provocam esses problemas.

    Partindo do principio que tem isolamento e vidros duplos, eventualmente uma caixa de ar entre as paredes, tem à partida reunidas as condições para não ter esse problema. Poderá porém ter a existência de pontes térmicas planas (zonas de interface estrutural que não tem isolamento, suficientemente grandes que promovam as infiltrações e consequentemente os fungos que fala.

    O ar condicionado irá com toda a certeza diminuir a humidade relativa dentro da casa, uma vez que ao promover o aquecimento, o aumento de temperatura irá trazer os níveis de humidade para os valores confortáveis. Porém não resolverá as pontes térmicas e poderá continuar a ter zonas de humidade concentradas nesses pontos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FGV, luis caetano
  2.  # 3

    O AC com a função de desumidificador vai com certeza ajudar a reduzir ou eliminar as pintas de humidade.

    Na minha casa, tenho usado o AC com essa função e deixei de ter esse problema, em algumas divisões como a sala e escritório não uso, uso apenas na cozinha e quartos que apanham mais humidade com os cozinhados e banhos, cerca de 30mins a 1hora com programador semanal são suficientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt, FGV
  3.  # 4

    Como ja muitas vezes se disse aqui.....VENTILAR, VENTILAR, VENTILAR.

    Esses valores de humidade do ar são muito elevados, o ideal será por volta dos 40% a 50%.

    A origem dessa humidade pode ser diversa: respiração, cozinhar, banhos, etc. O que necessita de fazer é retirar toda essa agua que esta no ar, para isso pode usar um desumidificador ou arejar a casa todos os dias.

    ATENÇÃO: se aquecer a casa os valores da humidade relativa (é o que esta a medir) vão diminuir, mas não retira agua do ar.
    Concordam com este comentário: eu, LuisPereira
    • eu
    • 16 fevereiro 2015

     # 5

    Colocado por: coelhinho78
    Esses valores de humidade do ar são muito elevados, o ideal será por volta dos 40% a 50%.

    No inverno não é fácil chegar a esses valores... 60% a 65% já não é mau...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, Bricoleiro
  4.  # 6

    Eu abro as janelas a partir das 8h até às 16h/17h e passo dos 85% para 55%.

    Depois de fechar, passado uma hora ou duas, já tenho 75%.

    Se colocar o desumificador, nunca consigo baixar dos 71%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis caetano
    • sraul
    • 16 fevereiro 2015

     # 7

    Vou aproveitar e "roubar" este post para colocar uma questão muito relacionada com isto, pois espero que ajude a esclarecer o autor também.

    Já li muito sobre humidade relativa e o efeito que a temperatura tem no ponto de saturação do ar e, na teoria, concluo o seguinte:

    Para um nível de Humidade Relativa de 80% a 15ºC, temos cerca de 12,8 gramas de água por cada metro cúbico de ar ambiente em termos absolutos. Para se ter uma ideia, num quarto com 15 m2, se condensássemos toda a humidade existente no ar, teríamos 500ml de água.

    Ora o que nos incomoda não é a humidade absoluta mas sim a saturação do ar, ou seja, a humidade relativa, e isto consegue-se aumentando a temperatura.
    Seguindo a teoria, se eu quisesse descer a humidade relativa de 80% para 65%, bastaria subir a temperatura de 15ºC para 18,5ºC.

    O que me deixa algo confuso é que eu já tentei fazer isto, e mesmo após subir a temperatura 4ºC (de 15º para 19º), apenas consegui descer uns 7%, quando deveria ter descido 15%.
    A que se pode dever isto? Será que mesmo estando a divisão com a porta fechada, acaba sempre por haver troca de ar com o resto da casa? Será que se se mantiver toda a casa a uma temperatura igual já se consegue manter a humidade controlada?

    Curiosamente, mesmo sem aumentar a temperatura, às vezes até descendo para 13ºC, abrindo as janelas durante o dia consegue-se baixar a humidade para pouco mais que 60%, desde que na rua não esteja também humidade acima desse valor.


    Agora a questão da função de desumidificação do Ar Condicionado: de facto este incorpora função de desumidificação, mas pelo que li, esta é feita usando o processo de condensação, o que significa que para condensar, o ar da divisão tem que passar por uma superfície fria. Isto leva-me a crer que para o AC activar o modo de desumidificação, este tem que obrigatoriamente arrefecer o ar. A não ser que o AC consiga fazer com que o mesmo ar volte a aquecer, isto é, que consiga arrefecer e aquecer em simultâneo o mesmo ar, então parece-me que a função de desumidificação de AC está condicionada a ambiente quentes (como ambientes tropicais) ou ambientes em que o ar foi previamente aquecido.

    No meu caso, por exemplo, tenho um AC Samsung, e no manual de instruções diz que a função de desumidificação só funciona acima dos 18ºC, o que na prática, torna esta função inútil pois eu preciso do próprio AC para aquecer o ambiente para esta temperatura nesta altura do ano (na zona de Lisboa, para referência).

    A minha questão é: será que a função de desumidificação está incluída na função de aquecimento? Caso contrário o AC nunca será uma solução eficiente para desumidificação face a um desumidificador.
    É claro que se pode argumentar que ao usar o AC para aquecimento estamos a reduzir a humidade relativa, mas isso é serve para qualquer solução de aquecimento, seja AC ou outro.
    Alguém tem experiência de uso do AC como desumidificador num ambiente abaixo dos 18ºC?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis caetano
  5.  # 8

    Colocado por: sraulserá que a função de desumidificação está incluída na função de aquecimento?

    não,
    pois tal como referiu a desumidificação não é nada mais do que reduzir a velocidade de ventilação ao mesmo tempo que faz "frio" e não existe nenhuma maquina doméstica com outro principio de funcionamento diferente no que toca desumidificar.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 9

    Boas,
    apenas quero deixar aqui o meu testemunho baseado em experiência própria em casa sem isolamento e com janelas de correr das que se usavam à 30 anos..., e consequentemente ajudar quem tem fungos e excesso de humidade em casa.
    O ar condicionado é excelente para desaparecer com qualquer tipo de humidade. Eu nunca utilizei como desumidificador porque não é necessário. Em aquecimento o ar fica bastante seco, entre os 20 e os 30% de humidade, excelente para mim devido a problemas de saúde respiratória. Apenas na cozinha e wc tenho cerca de 50% porque não tenho split's nestas divisões e porque não achei necessário instalar, apesar de ter ainda uma saída disponível na unidade exterior.
    O que faço para não ter nem uma pinta de "caruncho" nas paredes: as janelas só são abertas cerca de 10 minutos por dia e apenas nos quartos e WC. Na cozinha só abro de estiver sol. Em dias de muita humidade e frio como este ano as janelas talvez estejam abertas cerca de 5 minutos e em divisões alternadas.
    Temperatura nos quartos: 20ºC. Temperatura na sala 22 a 23ºC. Temperatura na cozinha: 20 a 21ºC.
    A restante ventilação dá-se através das janelas mesmo fechadas, pois quem tem janelas de correr, salvo raras excepções (caríssimas), sabe perfeitamente a quantidade de ar/vento que entra e consequentemente o dinheiro que por ali sai...!
    Quem tem janelas de batente com alguma qualidade aí já deve ventilar um pouco mais.
    Ligar e desligar o AC constantemente é uma ilusão e não resolve absolutamente nada, pois enquanto as paredes estiverem frias, estas vão funcionar como condensador e daí até aparecerem os milhões de fungos é um ápice.
    De Inverno e em períodos de muita humidade (como a minha zona) não tenho como boa experiência a tal frase do VENTILAR; VENTILAR; VENTILAR, mas sim apenas ventilar o necessário para que tenhamos ar para respirar de boa qualidade. Em minha casa já testei a quantidade de O2 e CO2 e os níveis eram excelentes. Fi-lo ou melhor pedi para fazer porque devido ao fato de abrir pouco as janelas estava receoso, mas lá está as janelas de correr fazem o resto da ventilação. Até pelas aberturas das fitas de estore entra bastante ar e então se estiver vendaval...
    Só mais uma questão, e talvez a principal: ou gasta-se energia/dinheiro e tem-se as casas impecáveis ou poupa-se no aquecimento (AC) e tem-se as paredes e tetos cheios de fungos e pinturas constantes.
    Na minha opinião o aquecimento por AC seca mais as paredes/tetos devido à movimentação de ar ser maior que noutro tipo de aquecimento.
    Outra situação: para quê ventilar, ventilar, ventilar..., se e em certas zonas do país nomeadamente de Inverno, o ar vem carregado de humidade excessiva, na ordem dos 80/90 e muitas vezes 100%, ar completamente saturado de humidade/água? No ex. desta discussão, Mafra não é excessivamente zona húmida?...
    Não sei se me esqueci de algum pormenor, mas foi o que se pôde arranjar como experência.
    Cumps.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, luis caetano
  7.  # 10

    Falta de aquecimento e principalmente VENTILAÇÂO!!!
  8.  # 11

    Ha alguém com ar concionado que tenha familiar com sinosite cronica ha alguma chance de os 2 se darem bem .... Pois leio sempre que não mas quase tudo se refere a ar de condutas ou carros...
    • sraul
    • 17 fevereiro 2015 editado

     # 12

    Colocado por: aquapegoEm aquecimento o ar fica bastante seco, entre os 20 e os 30% de humidade

    Como consegue isso? Menos de 30% no nosso Inverno se tivermos dias húmidos parece-me muito difícil sem desumidificador. Em que zona é?

    Temperatura nos quartos: 20ºC. Temperatura na sala 22 a 23ºC. Temperatura na cozinha: 20 a 21ºC.
    ... Ligar e desligar o AC constantemente é uma ilusão e não resolve absolutamente nada, pois enquanto as paredes estiverem frias, estas vão funcionar como condensador e daí até aparecerem os milhões de fungos é um ápice.

    Referiu um ponto importante. Muitas pessoas queixam-se que o AC produz um calor muito "volátil", mas a verdade é que o uso comum das pessoas é ligar apenas quando vão para essas divisões, logo as paredes nunca chegam a aquecer, e quando se pára o AC, estas absorvem rapidamente o calor do ar.

    Posso perguntar-lhe quanto gasta de electricidade em aquecimento por mês tendo o mesmo sempre ligado a 20ºC numa casa sem isolamento? E já agora qual a marca e modelo de AC, se tem Inverter ou não e o número de unidades interiores? E qual a orientação da sua casa?

    A minha questão principal aqui é se é viável ter o AC sempre ligado, tanto do ponto de vista financeiro (consumo) como do ponto de vista de durabilidade, isto é, não sei até que ponto estes equipamentos foram concebidos para estarem sempre ligados.

    Depois existe também o factor conforto, parece-me que utilizar o AC enquanto dormimos pode ser desconfortável.
  9.  # 13

    Colocado por: aquapegoOutra situação: para quê ventilar, ventilar, ventilar..., se e em certas zonas do país nomeadamente de Inverno, o ar vem carregado de humidade excessiva, na ordem dos 80/90 e muitas vezes 100%, ar completamente saturado de humidade/água?

    Ventilar a casa com ar com 100% de humidade relativa, não significa que esteja a deixar entrar muita humidade na casa, porque se o ar está frio tem uma humidade relativa alta, mas uma humidade absoluta muito baixa. Tem é que gastar energia a aquecer esse ar novo que entrou em casa.
    Concordam com este comentário: aquapego, jorgealves, valtores, sraul
  10.  # 14

    Colocado por: sancardosoPois leio sempre que não

    se forem usados correctamente e sem exageros de temperatura só faz bem e alivia imenso os sintomas,

    o problema é que tem-se a mania errada de ligar no máximo só para quebrar o frio desligando logo a seguir,

    as diferenças de temperatura é que agravam os sintomas.

    Colocado por: sraulparece-me que utilizar o AC enquanto dormimos pode ser desconfortável.

    depende, se o mantiver ligado na mesma temperatura de conforto pode tornar-se desconfortavél, mas se ao deitar reduzir a temperatura já é muito agradável.
    Concordam com este comentário: eu, aquapego
  11.  # 15

    Colocado por: sraul
    Como consegue isso? Menos de 30% no nosso Inverno se tivermos dias húmidos parece-me muito difícil sem desumidificador. Em que zona é?


    Referiu um ponto importante. Muitas pessoas queixam-se que o AC produz um calor muito "volátil", mas a verdade é que o uso comum das pessoas é ligar apenas quando vão para essas divisões, logo as paredes nunca chegam a aquecer, e quando se pára o AC, estas absorvem rapidamente o calor do ar.

    Posso perguntar-lhe quanto gasta de electricidade em aquecimento por mês tendo o mesmo sempre ligado a 20ºC numa casa sem isolamento? E já agora qual a marca e modelo de AC, se tem Inverter ou não e o número de unidades interiores? E qual a orientação da sua casa?

    A minha questão principal aqui é se é viável ter o AC sempre ligado, tanto do ponto de vista financeiro (consumo) como do ponto de vista de durabilidade, isto é, não sei até que ponto estes equipamentos foram concebidos para estarem sempre ligados.

    Depois existe também o factor conforto, parece-me que utilizar o AC enquanto dormimos pode ser desconfortável.


    Boas,
    não sou eu que consigo colocar a 20/30% mas sim o AC. Se não acredita posso "mostrar-lhe" in loco.
    Zona de Abrantes.
    Com tarifa bi-horária gasto cerca de 160€ mensais. Tenho um valor fixo mensal e no fim do ano faço o acerto (geralmente fico com crédito, mas muito pouco) mas atenção que este valor não é só aquecimento é o global da habitação. A grande "fatia" de consumo dá-se em "horas de vazio" De salientar que praticamente durante a Primavera e Outono o AC quase não funciona ou funciona esporádicamente em dias de mais frio ou mais calor. Convém informar que é um apartamento pequeno (75m2). Uma janela voltada a noroeste, 3 voltadas a nascente/sueste e 2 voltadas a sul.
    A marca do AC é Daikin e claro que é inverter, senão nem me atrevia a ligá-lo!.
    Em termos de durabilidade, penso que são máquinas para fazerem cerca de 10 anos em uso intensivo e com a manutenção apropriada como em qualquer outra máquina, mas sobre este assunto há pelo menos um especialista aqui no fórum que o pode elucidar muito melhor que eu.
    Espero ter respondido razoávelmente às sua questões.

    Cumps.
    • sraul
    • 18 fevereiro 2015

     # 16

    Colocado por: aquapego

    Boas,
    não sou eu que consigo colocar a 20/30% mas sim o AC. Se não acredita posso "mostrar-lhe" in loco.
    Zona de Abrantes.
    Com tarifa bi-horária gasto cerca de 160€ mensais. Tenho um valor fixo mensal e no fim do ano faço o acerto (geralmente fico com crédito, mas muito pouco) mas atenção que este valor não é só aquecimento é o global da habitação. A grande "fatia" de consumo dá-se em "horas de vazio" De salientar que praticamente durante a Primavera e Outono o AC quase não funciona ou funciona esporádicamente em dias de mais frio ou mais calor. Convém informar que é um apartamento pequeno (75m2). Uma janela voltada a noroeste, 3 voltadas a nascente/sueste e 2 voltadas a sul.
    A marca do AC é Daikin e claro que é inverter, senão nem me atrevia a ligá-lo!.
    Em termos de durabilidade, penso que são máquinas para fazerem cerca de 10 anos em uso intensivo e com a manutenção apropriada como em qualquer outra máquina, mas sobre este assunto há pelo menos um especialista aqui no fórum que o pode elucidar muito melhor que eu.
    Espero ter respondido razoávelmente às sua questões.

    Cumps.


    É claro que acredito! Só disse que achava difícil sem a função de desumidificação, pelo que talvez esse equipamento tenha mecanismos para desumidificar mesmo quando está em modo de aquecimento.
    Não ter nenhuma fachada voltada a norte também ajuda muito, pois todas as divisões, em algum período do dia acabam por ter sol se não estiver dia de chuva, o que, na minha opinião, faz toda a diferença.

    Ou seja, diz então que gasta 165eur mensalmente em média. Você saberá melhor que percentagem desse valor se deve a consumo sem ser AC, mas se estimarmos que tem o AC ligado metade do ano, imagino que gastará uma média 200eur médios mensais em AC nos meses em que está ligado. Será?
    Se assim for, para uma área de 75 m2 não considero que seja pouco, mas duvido que qualquer outro sistema de aquecimento seja mais eficiente (a não ser que seja assistido por energia solar).

    Agradeço as suas informações
    Cumps.
  12.  # 17

    eu só no verão com janelas abertas é que consigo 30%....
    agora no inverno, ontem esteve um dia bom e tive o quarto com 60%, deitei-me e de manha estava a 75%
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2015

     # 18

    Colocado por: aquapegoEm minha casa já testei a quantidade de O2 e CO2 e os níveis eram excelentes.

    Como é que fez isto? Sei que existem aparelhos medidores mas, são demasiado caros para comprar por carolice... e agora fiquei curioso sobre como conseguiu.
  13.  # 19

    Colocado por: aquapegosão máquinas para fazerem cerca de 10 anos em uso intensivo

    se durarem somente 10 anos estamos muito mal servidos, para isso mais valia comprar chinesices,

    a grande maioria das maquinas que instalei nos últimos 20 anos ainda hoje trabalham(não vou ser pretensioso e dizer todas, porque não sei nada de muitas delas), umas com alguns problemas e outras sem rigorosamente nada a assinalar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, aquapego
    • sraul
    • 18 fevereiro 2015

     # 20

    Colocado por: thekillerpteu só no verão com janelas abertas é que consigo 30%....
    agora no inverno, ontem esteve um dia bom e tive o quarto com 60%, deitei-me e de manha estava a 75%


    é normal, principalmente se dormir com a porta fechada, pois no inverno de certeza que também dorme com as janelas fechadas, e enquanto respiramos produzimos bastante vapor de água.
 
0.0216 seg. NEW