Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FD
    Como é que fez isto? Sei que existem aparelhos medidores mas, são demasiado caros para comprar por carolice... e agora fiquei curioso sobre como conseguiu.

Boas,
    FD, eu escrevi "pedi para medir", ! Aquilo não é caro, é caríssimo..., tenho um amigo que trabalha para uma empresa que faz certificação de qualidade do ar (e outros) para variadíssimas áreas e actividades industriais e não só.
    Cumps.
  2.  # 2

Colocado por: sraul

É claro que acredito! Só disse que achava difícil sem a função de desumidificação, pelo que talvez esse equipamento tenha mecanismos para desumidificar mesmo quando está em modo de aquecimento.
    Não ter nenhuma fachada voltada a norte também ajuda muito, pois todas as divisões, em algum período do dia acabam por ter sol se não estiver dia de chuva, o que, na minha opinião, faz toda a diferença.

Ou seja, diz então que gasta 165eur mensalmente em média. Você saberá melhor que percentagem desse valor se deve a consumo sem ser AC, mas se estimarmos que tem o AC ligado metade do ano, imagino que gastará uma média 200eur médios mensais em AC nos meses em que está ligado. Será?
    Se assim for, para uma área de 75 m2 não considero que seja pouco, mas duvido que qualquer outro sistema de aquecimento seja mais eficiente (a não ser que seja assistido por energia solar).

Agradeço as suas informações
    Cumps.

Boas,
    eu escrevi que era o consumo total da casa e não do AC!!!. O valor que mencionei inclui iluminação, máquinas..., tudo aquilo que é habitual ter-se numa habitação.
    Cumps.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealves
    se durarem somente 10 anos estamos muito mal servidos, para isso mais valia comprar chinesices,

a grande maioria das maquinas que instalei nos últimos 20 anos ainda hoje trabalham(não vou ser pretensioso e dizer todas, porque não sei nada de muitas delas), umas com alguns problemas e outras sem rigorosamente nada a assinalar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego

Boas,
    Já fico mais contente...! Espero que o meu sistema se aguente nas canetas por muitos anos.
    Obrigado.
    Cumps.
    • FGV
    • 4 março 2015

# 4

Quero antes de mais agradecer a todos pelas respostas que deram.
    Se me permitem, lanço mais dois dados:
    -o interior da casa costuma estar, no inverno, a 15 graus (ou menos) de temperatura. E curiosamente acho que é precisamente no quarto que é mais ventilado (cerca de 20 minutos com as janelas abertas de manhã) que tenho mais fungos nas paredes. O que me leva a pensar que talvez esteja a entrar um ar ainda mais húmido por estar tanto tempo com a janela aberta. E que a baixa temperatura contribua muito para a humidade relativa.
    -também me parece que por ter janelas de abrir e não ter estores, que não há qualquer ventilação do ar dentro de casa. As próprias portas dos quartos de dormir não têm qualquer folga e nós dormimos com as portas dos quartos fechados.

Muito obrigado pelo vosso contributo. Aprende-se muito neste fórum :)
  4.  # 5

Colocado por: FGVQuero antes de mais agradecer a todos pelas respostas que deram.
    Se me permitem, lanço mais dois dados:
    -o interior da casa costuma estar, no inverno, a 15 graus (ou menos) de temperatura. E curiosamente acho que é precisamente no quarto que é mais ventilado (cerca de 20 minutos com as janelas abertas de manhã) que tenho mais fungos nas paredes. O que me leva a pensar que talvez esteja a entrar um ar ainda mais húmido por estar tanto tempo com a janela aberta. E que a baixa temperatura contribua muito para a humidade relativa.
    -também me parece que por ter janelas de abrir e não ter estores, que não há qualquer ventilação do ar dentro de casa. As próprias portas dos quartos de dormir não têm qualquer folga e nós dormimos com as portas dos quartos fechados.

Muito obrigado pelo vosso contributo. Aprende-se muito neste fórum :)

20 minutos de ventilação diária é praticamente nada. Veja o seguinte exercício:

Volume do quarto: 40 m3 (valor hipotético, não sei qual a área do seu quarto);
    Taxa de renovação do ar recomendada pelo REH (regulamento de eficiência energética): 0,4 RPH (renovações por hora)

Para evitar humidades, um quarto de 40 m3 deve receber um total de:

0,4 x 24 x 40 = 384 m3 de ar fresco todos os dias
    (RPH x horas diárias x volume)

Você abre a janela 20 minutos por dia. Mesmo que esteja muito vento, a janela aberta dá sensivelmente 1 a 2 RPH. Vamos assumir que até consegue 2 RPH (que é um cenário optimista).
    20 minutos são 0,33 horas. Portanto você ao abrir a janela 20 minutos por dia, está a fornercer ao quarto:

2 x 0,33 x 40 = 27 m3 de ar fresco.

Resumindo: o quarto precisa de 384 m3 de ar fresco por dia e você só lhe fornece 27 m3.

Eu já tive problemas de humidades em minha casa que só se resolveram abrindo as janelas 7 a 10 horas por dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FGV
  5.  # 6

Colocado por: marcoaraujoTaxa de renovação do ar recomendada pelo REH (regulamento de eficiência energética): 0,4 RPH (renovações por hora)

Você aprendeu isto na escola ou inventou?
  6.  # 7

caro marcoaraujo, o conceito ponte termica diz lhe alguma coisa?

E que a maioria dos problemas de humidades são originados por pontes termicas e ventilacao por vezes so aumenta o problema.
  7.  # 8

Colocado por: Picareta
    Você aprendeu isto na escola ou inventou?

Como pode ver, a taxa de renovação do ar recomendada pelo REH é um mínimo de 0,4 e um máximo de 0,6:

ANEXO
    Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) – Requisitos de conceção para edifícios novos e intervenções

(...)

3. VALOR MÍNIMO DE TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR
    Nos edifícios de habitação, o valor de taxa de renovação horária de ar calculado de acordo com as disposições previstas para o efeito em Despacho do Diretor-Geral de Energia e Geologia, deve ser igual ou superior a 0,4 renovações por hora.

(...)

b) O valor de referência da transferência de calor por ventilação através da envolvente, Qve,iref, deve ser determinado considerando uma taxa de renovação de ar de referência (Rph,ref) igual à taxa de renovação para o edifício em estudo, até um máximo de 0,6 renovações por hora.

A taxa de renovação mínima do ar deve ser de 0,4. A taxa de renovação do ar no quarto do FGV é de 0,028 renovações por hora em média:

2 x [(20/60) / 24] = 0,028 ==> assumindo que nos 20 minutos que está a arejar a taxa de renovação é de 2 RPH.

Parece que o problema está provavelmente aqui. necessita 0,4 RPH de média diária. E o FGV só tem 0,028 RPH em média. É pouco. Muito pouco.
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvescaro marcoaraujo, o conceito ponte termica diz lhe alguma coisa?

E que a maioria dos problemas de humidades são originados por pontes termicas e ventilacao por vezes so aumenta o problema.

Jorge, independentemente disso, uma coisa é certa, com ponte térmica ou sem ela, arejar o quarto 20 minutos por dia (permitindo a renovação do ar equivalente a cerca de dois terços do volume total do quarto, apenas uma unica vez ao longo do dia) é insuficiente. Arejar o quarto apenas 20 minutos por dia vai resultar em problema de humidades, quer o quarto esteja super bem isolado sem quaisquer pontes térmicas, quer não tenha isolamento nenhum, quer tenha apenas isolamento parcial com pontes térmicas.

Ventilar o quarto várias horas ao dia pode não solucionar o problema (provavelmente vai solucionar o problema, mas não é garantido), mas pode ter a certeza que ventilar 20 minutos apenas é que não soluciona nada.
  9.  # 10

está a fazer uma enorme confusão, pois se a humidade exterior for igual ou superior á interior, ventilar não vai ter qualquer efeito, podendo até fazer efeito contrario ao pretendido, pois ao baixar a temperatura interior pode potenciar os efeitos negativos,

as patologias associadas á humidade são quase sempre consequência da falta de isolamento térmico que originam condensações superficiais e que nunca são removidas pela ventilação, seja ela de 20 minutos ou de muitas horas,

uma VMC simples ou mais complexa só é verdadeiramente eficaz se não existirem pontes térmicas, só por si não resolve coisa nenhuma,
    Concordam com este comentário: eu, aquapego
  10.  # 11

Colocado por: jorgealvesestá a fazer uma enorme confusão, pois se a humidade exterior for igual ou superior á interior, ventilar não vai ter qualquer efeito,

as patologias associadas á humidade são quase sempre consequência da falta de isolamento térmico que originam condensações superficiais e que nunca são removidas pela ventilação, seja ela de 20 minutos ou de muitas horas,

uma VMC simples ou mais complexa só é verdadeiramente eficaz se não existirem pontes térmicas, só por si não resolve coisa nenhuma,

Explique-me como é que em minha casa que tem as seguintes características:

Isolamento pelo interior (portanto com pontes térmicas em tudo quanto é sitio ==> nas cantarias das janelas, junto às esquinas das paredes interiores com as paredes exteriores, etc.);
    Caxilharia em PVC com vidro duplo (portanto sem frestas nas janelas onde entre ar);
    Interior da casa a 19º constantes;
    Exterior da casa entre os 0ºC e os 12ºC no inverno;
    Humidade exterior no inverno sempre entre os 80% e os 90%

Abro as janelas entre 7 a 10 horas seguidas por dia, todos os dias para arejar.
    No interior da minha casa, a humidade está sempre nos 60% a 65%.
    Nunca tenho bolores ou outros problemas de humidade.

Se durante 3 ou 4 dias seguidos em vez de abrir as janelas 7 a 10 horas por dia, apenas as abrir 1h por dia, fico com as paredes cheias de bolor e a humidade dentro de casa dispara para os 80%.
    Mas se limpar o bolor e voltar a abrir 7 a 10 horas por dia as janelas, os bolores nunca mais voltam e a humidade baixa logo para 60%.

Consegue explicar?
  11.  # 12

Colocado por: jorgealvesas patologias associadas á humidade são quase sempre consequência da falta de isolamento térmico

Colocado por: marcoaraujoIsolamento pelo interior (portanto com pontes térmicas em tudo quanto é sitio ==> nas cantarias das janelas, junto às esquinas das paredes interiores com as paredes exteriores, etc.);
    Caxilharia em PVC com vidro duplo (portanto sem frestas nas janelas onde entre ar);
    Interior da casa a 19º constantes;
    Exterior da casa entre os 0ºC e os 12ºC no inverno;
    Humidade exterior no inverno sempre entre os 80% e os 90%

não conhecendo a situação em concreto e com os elementos que disponibiliza sou a concluir que não tem tantas pontes térmicas como pensa, pois se existissem estariam com humidade superficial superior ao desejável e em caso extremo aparecer fungos ou bolores

humidade ambiente elevada e paredes mais frias que o ar interior resulta em condensação superficial, independentemente do numero de renovações ou caudal de ar renovado,

se a temperatura da parede estiver igual á temperatura do ar, não vai existir condensação na superfície.
    Concordam com este comentário: aquapego
  12.  # 13

obviamente que ventilando muito e sendo o ar exterior frio, vai aumentar o consumo energético relativo ao aquecimento suplementar para aquecer o ar que entrou,
    Concordam com este comentário: aquapego
  13.  # 14

Colocado por: jorgealves

não conhecendo a situação em concreto e com os elementos que disponibiliza sou a concluir que não tem tantas pontes térmicas como pensa, pois se existissem estariam com humidade superficial superior ao desejável e em caso extremo aparecer fungos ou bolores

humidade ambiente elevada e paredes mais frias que o ar interior resulta em condensação superficial, independentemente do numero de renovações ou caudal de ar renovado,

se a temperatura da parede estiver igual á temperatura do ar, não vai existir condensação na superfície.

Teoricamente é assim, na prática varia de caso para caso.
    Acredite que tenho pontes térmicas que nunca mais acabam. As minhas cantarias são em mármore. O mármore é uma ponte térmica brutal, deixa passar tudo. Depois nas esquinas entre a parede interior e a exterior, sendo o isolamento feito pelo interior, há sempre ponte térmica. No pavimento térreo também não tenho isolamento nenhum (se bem que está assente em cima de uma caixa de ar). O tecto tenho-o isolado felizmente. Portanto pontes térmicas não me faltam.

Quanto ao user FGV, o meu conselho é que ele faça uma combinação de aumento do período de arejamento (pelo menos 2 horas por dia, preferencialmente à hora de almoço que é quando a humidade exterior é menor) com um desumidificador ligado 3 a 4 horas durante o período posterior à abertura da janela (assim remove a humidade do ar fresco que entrou em casa). Por exemplo:

Das 13:00 até às 15:00 abre as janelas.
    Das 15:00 até às 19:00 liga o desumidificador.

Assim consegue renovar o ar e após ter renovado o ar, retira-lhe alguma humidade.
  14.  # 15

solução: ventilar QB, e desumidificar,

mas o ideal é sempre eliminar as pontes térmicas
    Concordam com este comentário: eu, aquapego
  15.  # 16

Colocado por: jorgealvesobviamente que ventilando muito e sendo o ar exterior frio, vai aumentar o consumo energético relativo ao aquecimento suplementar para aquecer o ar que entrou,

Sim, essa é uma das minhas batalhas. A minha ideia de instalar o sistema de VMC, mais do que o objectivo de renovar o ar (porque já faço renovação de ar com sucesso com as janelas) é evitar ter de abrir as janelas para renovar o ar (evitando assim as perdas de calor para o exterior e conseguir poupar no sistema de aquecimento, que assim deixa de ter de estar sempre a funcionar no máximo).
  16.  # 17

Teoricamente é assim, na prática varia de caso para caso.

obvio que sim, afinal eu estou a tirar conclusões com muito poucos elementos e sem conhecimento exacto da instalação ou da envolvente,
  17.  # 18

Colocado por: jorgealvessolução: ventilar QB, e desumidificar,

mas o ideal é sempre eliminar as pontes térmicas

Sem duvida. Se houver budget para tal, é a solução ideal. O problema é que não é um solução fácil em termos orçamentais.
    Mas se o FGV tiver dinheiro para isso, então sim, faça isso que é a melhor coisinha que pode fazer.
  18.  # 19

Colocado por: marcoaraujoA minha ideia de instalar o sistema de VMC, mais do que o objectivo de renovar o ar (porque já faço renovação de ar com sucesso com as janelas) é evitar ter de abrir as janelas para renovar o ar (evitando assim as perdas de calor para o exterior e conseguir poupar no sistema de aquecimento, que assim deixa de ter de estar sempre a funcionar no máximo).
    é exactamente essa a função de qualquer VMC com fluxos cruzados, mas os cálculos para um sistema deste tipo tem que entrar em jogo com outros pormenores práticos do sistema e exequibilidade, além de somente a renovação do ar.
  19.  # 20

Colocado por: marcoaraujoDas 13:00 até às 15:00 abre as janelas.
    Das 15:00 até às 19:00 liga o desumidificador.

Não é muito exequível essa solução para quem tem um típico horário laboral, ou que não venha a casa almoçar ( o desumidificador resolve-se facilmente com um temporizador). Concordo plenamente com o conceito de ventilar o máximo possível, dentro dos limites certos, mas é um bocado trabalho de chinês andar sempre preocupado se a humidade relativa exterior está com o valor certo para abrir e fechar as janelas, e se a temperatura já é demasiado fria para manter as janelas abertas.

Como o jorgealves referiu, acaba depois por gastar mais em aquecimento do espaço. Enfim...não é fácil este assunto das humidades, pois a mesma solução pode não funcionar em casos distintos uma vez que basta uma variável mudar, para que não funcione.

Aliás, penso que no mundo da climatização, as grandes divergências de opiniões entre utilizadores e instaladores surge por isso mesmo, por querermos uma solução típica quando na verdade cada caso é um caso (não é...mas quase).

0.0258 seg. NEW