Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    tenho por aqui bastante madeira que utilizei em cofragens.
    Pretendo com elas fazer umas portas, para as cortes dos animais.

    Hoje estava a raspar o cimento agarrado, retirar todos os pregos, separando as tábuas melhores das mais degradadas e um amigo meu disse-me que estava a perder tempo ao reutilizar aquela madeira.

    Os argumentos dele foram:
    - a madeira não levou o tratamento dos postes (acho que se referia ao autoclave)
    - a madeira veio da fábrica verde, pelo que nunca vai secar verdadeiramente
    - a madeira deve ser seca em estufa, até por causa do nemato.

    Como não tenho experiência na área fiquei sem saber o que contra-argumentar. É mesmo assim? Esta madeira utilizada em cofragem é do mais rasca que há?

    Espero que não, porque pretendo pagar para ver. Como não tenho mais que fazer à madeira, vou mesmo seguir com a feitura das portas.
    Ainda disse que pretendia aplicar imunizador para afugentar o bicho mas, segundo ele, é mais um desperdício de euros, já que, com ou sem tratamento, a madeira de cofragem não dura meia dúzia de anos.

    Agradeço desde já a colaboração.
  2.  # 2

    depende, a madeira da confrangem usada pelos pedreiros à 30 anos não é a mesma da madeira usada hoje em dia.

    lembro-me quando o meu pai construiu a casa a madeira era como o teu colega diz, hoje vejo placas de madeira usadas nas confragens que faziam uma belas portas, prateleiras e até mesas, claro que não são mesas para usar dentro de casa, mas com uns apoios fazem umas belas mesas para as festarolas de verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantoshoje vejo placas de madeira usadas nas confragens que faziam uma belas portas

    Certo! Penso que se estará a referir a uns painéis com 50cm de largura, formados por 3 camadas de madeira coladas. Se for, não é a esses painéis que me refiro.

    A madeira comprei-a numa serração aqui da zona, que só trabalha com pinho nacional (se bem me lembro, comprei pinheiro bravo mas sem certezas). São tábuas cortadas aos 2.5m de altura e entre 20 a 30cm de largura e 2.5cm de espessura.
    Na altura que as comprei ainda se podia ver a resina a "sangrar" da madeira.
 
0.0089 seg. NEW