Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    AS obras cá por casa vão andando devagar, devagarinho... Não há dinheiro para horas extraordinárias.

    Entretanto tenho de decidir como fazer a transição entre a cozinha e um pequeno pátio exterior, nomeadamente no que à aplicação do ladrilho diz respeito.

    A actual porta em madeira em mau estado que actualmente existe vai ser substituída por uma nova em alumínio e vidro. O ladrilho no pavimento da cozinha vai ser aplicado sobre o actual revestimento cerâmico existente. No pavimento do pátio, em betonilha com uma certa inclinação que vai da porta da cozinha até à grelha de recolha de águas pluviais, vai igualmente ser aplicado o mesmo ladrilho da cozinha, nomeadamente pedra com 30x30x1,8 cm.

    A minha dúvida é como fazer na zona em que vai ser aplicada a porta?

    - Os ladrilhadores aconselharam-me a fazer tudo com o mesmo ladrilho, não existindo degrau mas um pequeno declive para fazer uma transição suave entre o plano da zona da porta e o pavimento da cozinha (existe uma diferença de cota de 1 cm). Como o pavimento do pátio tem um declive, não haveria risco de entrada de águas na cozinha.

    - Em alternativa, colocava-se a tradicional pedra de soleira inteira, ficando esta como um degrau separador entre os dois espaços por ter 3 cm de espessura. Na verdade, como era esta a minha ideia original por ser a mais comum, já tenho inclusive a pedra que seria para esse fim.

    Eis algumas fotos para exemplificar melhor as duas opções e o espaço em questão.
      Untitled.jpg
      Untitled1.jpg
      Untitled12.jpg
      Untitled122.jpg
  2.  # 2

    Ninguém para comentar?

    Há alguma razão técnica para se, geralmente, aplicar a tradicional soleira com pedra inteira?
  3.  # 3

    qual a diferença de alturas?
  4.  # 4

    Eu não fazia a separação, deixava tudo da mesma cor e estilo fazendo parecer as divisões maiores.
    Concordam com este comentário: FD, sergyio
  5.  # 5

    essa soleira é muito anos 70/80!
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2015

     # 6

    Sem soleira.
  6.  # 7

    Colocado por: sergyioqual a diferença de alturas?


    É de cerca de 1 cm. Eis uma imagem em perfil:
      Untitled2.jpg
  7.  # 8

    a soleira é para estar alinhada com o pavimento interior e não com o exterior.
    Qualquer soleira tem a função de evitar o aparecimento de agua batida a vento e também a entrada do pó/ lixo por baixo da porta.

    Hoje em dia é possivel ter portas com uma soleira rasa ( sem soleira), desde que esteja relativamente abrigada e seja a mesma dotada de um perfil de soleira de baixo perfil.
    Veja aqui varios exemplos...
    http://www.finstral.com/web/pt/Portas-de-entrada/PVC-Alum%C3%ADnio/Soleira-U1257927499037U.html

    Outra hipotese, é a aplicação na porta de madeira de um vedante de porta automático, por exemplo:
    http://www.triplow.pt/catalog/index.php?cPath=157_27&osCsid=wjwoaxsxsyxlwda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradasa soleira é para estar alinhada com o pavimento interior e não com o exterior.
    Qualquer soleira tem a função de evitar o aparecimento de agua batida a vento e também a entrada do pó/ lixo por baixo da porta.


    NEste caso, em que o pavimento exterior apresenta um declive contrário ao da "soleira" da porta, também aqui será relevante?



    Colocado por: Pedro BarradasHoje em dia é possivel ter portas com uma soleira rasa ( sem soleira), desde que esteja relativamente abrigada e seja a mesma dotada de um perfil de soleira de baixo perfil.
    Veja aqui varios exemplos...
    http://www.finstral.com/web/pt/Portas-de-entrada/PVC-Alum%C3%ADnio/Soleira-U1257927499037U.html

    Outra hipotese, é a aplicação na porta de madeira de um vedante de porta automático, por exemplo:
    http://www.triplow.pt/catalog/index.php?cPath=157_27&osCsid=wjwoaxsxsyxlwda


    A porta em alumínio que vai substituir a actual em madeira é de corte térmico. Penso que tem um perfil aplicado no pavimento para a melhor vedação. ESte que está no site que postou parece-me que seria o ideal para o caso uma vez que existe uma diferença de cota entre a "soleira" da porta e o pavimento da cozinha:
 
0.0148 seg. NEW