Iniciar sessão ou registar-se
    • ptuga
    • 17 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Boas pessoal
    Vou construir a minha moradia e estou ainda na fase de arquitetura...
    Dadas a condicionantes do terreno surgiu a possibilidade de desvão sanitário e gostava de saber a opinião do pessoal como este deve ser realizado corretamente. Isto para quando vier o projeto de arquitetura concreto, eu ter uma ideia correta deste método para poder ajuizar e discutir a solução que me ira ser apresentada, sem olhar para tal como um burro para um palácio.
    A casa vai ser elevada 90cm (linha azul) e a linha castanha é o declive atual do terreno
    Fazendo um enquadramento, O terreno é grande e apresenta declive não muito pronunciado em que confina no lado mais alto com a estrada. Junto à estrada (colada mesmo) existe uma casa de 1937 na qual habito e que ira ser modificada para arrumos garagem e afins. Como tal vou fazer a casa em baixo dado que confinar imediatamente com a estrada tendo um terreno enorme não tem jeito nenhum.

    Tenho lido várias opiniões distintas desde desvão ventilado, não ventilado ou algo como uma caixa como um forista já descreveu
    "De baixo para cima, "gavião", brita, betonilha de regularização, impermeabilização e piso
    Se poder por uns drenos juntos ao perímetro interior das fundações tanto melhor, aqui basta um tubo de drenagem simples pois o mesmo já vais estar envolto com as pedras"

    Como será melhor? relativamente ao binómio custo/beneficio

    Apresento este esboço simples para se poder ter uma ideia

    Agradeço desde já vossa ajuda,
    cumprimentos
      Sem nome.jpg
    • ptuga
    • 19 fevereiro 2015

     # 2

    Ninguém me consegue esclarecer convenientemente?

    Já agora mais uma dúvida
    Encontrei mais esta opinião de um membro aqui do fórum (ZédaSilva, espero que não se importe):
    "Desaterro integral até cota do fundo das sapatas.
    Impermeabilização destas e das vigas de fundação
    Dreno interior conduzindo eventuais águas até ao exterior
    Enchimento do desvão com brita"

    Eu tenho a opção de colocar a casa mais baixa e nesse caso levaria apenas ensoleiramento,

    Fazer o procedimento acima descrito ficará mais barato ou caro que um ensoleiramento? ou os valores andam ela por ela?

    Obrigado a todos.
    •  
      FD
    • 19 fevereiro 2015

     # 3

    Colocado por: ptugaNinguém me consegue esclarecer convenientemente?

    Acho que é melhor vir cá depois com a solução apresentada e então alguém lhe dará uma opinião.
    Da forma como está a perguntar é... fazer o trabalho de casa de outros.

    O que tem também que fazer é pedir uma explicação ao projectista.

    Mas, pode ser que algum membro que tenha construído coloque aqui o que fez na sua casa, de forma a que possa receber mais alguma informação.
    Concordam com este comentário: marco1
  1.  # 4

    ptuga

    efectivamente está ai com perguntas já muito técnicas e que DEVERIAM ser do foro do projecto/projectista/engenheiros

    e deixe-me dizer-lhe que estar a por a casa mais baixo ou mais alta por razões de desvão ou não desvão, não abona muito na qualidade do seu projecto.
    por outro lado repare que a laje do piso em face do declive irá sempre ficar não assente directamente no terreno, por isso o seu projectista deverá ver o que será melhor preencher esse desvão com enrocamento ou fazer desvão ventilado.
    • ptuga
    • 19 fevereiro 2015

     # 5

    Acho que é melhor vir cá depois com a solução apresentada e então alguém lhe dará uma opinião.
    Da forma como está a perguntar é... fazer o trabalho de casa de outros.>

    O que tem também que fazer é pedir uma explicação ao projectista.


    Eu compreendo a sua posição FD,
    Aquilo que pergunto é para mim e não para o projetista. Eu vou deixar que ele apresente a proposta que ache conveniente e adequada ao meu caso.
    Mas eu para discutir gosto de estar minimamente dentro do assunto. Fazer perguntas e dp não conseguir minimamente dirimir argumentos com ele pq nada entendo também me parece pouco, daí as minhas perguntas.
    A minha ideia também seria partilhar posteriormente a proposta dele com o fórum.. eu é que gostava de ter algumas ideias próprias definidas e consolidadas.
    • ptuga
    • 19 fevereiro 2015 editado

     # 6


    efectivamente está ai com perguntas já muito técnicas e que DEVERIAM ser do foro do projecto/projectista/engenheiros


    SIm.. eu quero é ter um ideia do que falo para poder discutir, dentro das minhas capacidades, com ele, quando me forem apresentadas propostas.

    e deixe-me dizer-lhe que estar a por a casa mais baixo ou mais alta por razões de desvão ou não desvão, não abona muito na qualidade do seu projecto.


    A questão do desvão poe-se meramente pelo desnível que ficará da casa em relação à estrada e pela limitação visual que criará de quem está dentro de casa (na cozinha) caso e desvão não exista.

    Cumprimentos
  2.  # 7

    Em todos os projetos existem condicionantes e espectativas, no seu caso se bem percebi, uma das espectativas é aproveitar “as vistas”
    Se assim é deve comunicar isso ao seu projetista, cabe-lhe a ele propor a solução mais adequada a essa espectativa dentro do orçamento estipulado.
    Todas as soluções são boas, desde que bem projetadas e melhor executadas. Se tiver que gastar mais 1000 nesta fase, é certamente possível poupa-los em fases posteriores de forma a que o orçamento se mantenha dentro dos limites impostos.
    • ptuga
    • 19 fevereiro 2015

     # 8

    OK.. obrigado.
    Vou aguardar e ver o que me propõem mediante as condicionantes.
  3.  # 9

    Eu percebo o ptuga: os projectistas propoem uma solução que ele aprova "de cruz" porque não conhece a arte e a solução até pode ser má, os executores fazem aquilo de qualquer maneira e mais uma vez passa em claro, e depois fica agarrado a uma casa cheia de humidades por capilaridade sem solução para o problema que não demolir tudo ou viver com a chatice.

    De facto, convém ter opiniões antes de o mal ser aprovado, não depois...
    • ptuga
    • 19 fevereiro 2015

     # 10

    Isso mesmo Cliolli, o meu objetivo aqui é ter algum conhecimento prévio do "sistema" e de como será a melhor maneira de o projetar para que posteriormente fique bem feito. Isto porque o que tenho lido opiniões que ao longo do tempo vão evoluindo, provavelmente pela experiencia que em obra vão tendo e vendo... do bem feito e do mal feito.

    Como referi conto expor a proposta que receber....
  4.  # 11

    cada vez se confia menos nos profissionais e cada vez se paga menos pelos seus serviços.

    no entanto "felizmente" existe a net e o Google.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Mk Pt, Picareta
    • ptuga
    • 20 fevereiro 2015

     # 12

    cada vez se confia menos nos profissionais e cada vez se paga menos pelos seus serviços.

    no entanto "felizmente" existe a net e o Google


    Não se trata de confiança nem desconfiança trata-se de querer aprender e ter algum conhecimento. Eu paguei ao profissional aquilo que ele me pediu e que eu achei justo. Acho que querer saber algo mais acerca de desvãos sanitários, previamente dado que vai ser uma solução a implementar, dificilmente desqualifica qualquer profissional.

    Quanto ao Google já pesquisei e pelo termo em português pouco aparece e a grande maioria do que aparece são entradas deste fórum e uma grande parte são pouco conclusivas. Algumas dão para ficar com algumas noções mas abri este tópico com a ingénua aspiração de poder aprender mais.
    Marco1 experimente fazer pesquisas técnicas completamente fora da sua área e veja como algumas podem ser bastante exasperantes e confusas para quem pouco entende.

    "Felizmente" existe este fórum...ás vezes.
    Concordam com este comentário: valtores
    • Lapis
    • 20 fevereiro 2015

     # 13

    Tuga

    A sua questão é bem colocada.
    Cada projetista e técnico tem a sua opinião, não lhe consigo indicar qual a melhor.

    No seu caso e aliando a economia ao conforto, eu proponho a seguinte solução:

    - Executar as fundações ao nível adequado, devidamente impermeabilizadas e drenadas.
    - Execução de viga periférica em betão armado, ao nível das fundações.
    - Execução de laje maciça ou aligeirada ao nível do pavimento do rés do chão.
    - Preenchimento da periferia com alvenaria, mesmo de blocos de cimento.
    - Execução de isolamento térmico sob a laje de pavimento executada.
    - Execução de aberturas de ventilação, transversais para ventilar passivamente este desvão, nas paredes de alvenaria.

    A este espaço chama-se desvão sanitário. Permite até passar toda a tubagem de esgoto do piso superior sem grandes dificuldades.

    No seu caso, e se for possível, deixava abertura para futuras manutenções.

    Com esta solução poupa enchimentos, enrocamentos, impermeabilizações, etc etc. Note-se que uma laje aligeirada custa quase tanto como um massame armado.

    Tem outras soluções, que na minha opinião são mais caras e menos eficazes. Tente procurar cupolex.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: SoutoCastro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SoutoCastro, JoseBlino, ptuga, Cris.pereira
  5.  # 14

    Colocado por: marco1cada vez se confia menos nos profissionais e cada vez se paga menos pelos seus serviços.

    no entanto "felizmente" existe a net e o Google.
    Concordam com este comentário:zedasilva,Mk Pt,Picareta


    Nunca um profissional o deixou ficar mal?

    Está cheio de sorte, porque já tive serviços profissionais em que um amador bem intencionado faria muito melhor...
  6.  # 15

    Aqui vai mais uma colherada ...

    Na generalidade concordo com a solução do Lápis, apenas mudava uma coisa.
    Não esquecendo a impermeabilização de sapatas e lintéis do desvão sanitário, isolava com poliuretano projetado o desvão da laje de piso.
    Além de isolar impermeabiliza dos condensados que aqui vão existir, esquecendo assim a ventilação que quase nunca funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
    • ptuga
    • 20 fevereiro 2015

     # 16

    Obrigado pelas ajudas. Fiquei esclarecido como em teoria e genericamente um desvão sanitário deve ser realizado.

    Apenas mais uma curiosidade zedasilva. Conforme o citei a acima:

    "Desaterro integral até cota do fundo das sapatas.
    Impermeabilização destas e das vigas de fundação
    Dreno interior conduzindo eventuais águas até ao exterior
    Enchimento do desvão com brita"

    Advoga esta solução por si só, como sistema alternativo, ou apenas porque o que vai vendo em obra é mal feito e mal feito por mal feito mais vale fazer como descreve acima.
  7.  # 17

    Mal feito por mal feito, prefiro soluções simples e de fácil execução.
    • ptuga
    • 20 fevereiro 2015

     # 18

    Obrigado, esclarecido.
  8.  # 19

    Colocado por: zedasilvaMal feito por mal feito, prefiro soluções simples e de fácil execução.


    E eu prefiro soluções de fácil correcção e/ou menos propensas a erros: daí preferir, por exemplo, telhados em vez de coberturas planas.

    Mas alicerces, ou ficam bem feitos à primeira ou nunca mais...
    • ptuga
    • 20 fevereiro 2015

     # 20

    E eu prefiro soluções de fácil correcção e/ou menos propensas a erros: daí preferir, por exemplo, telhados em vez de coberturas planas.


    Mas isso são outras "núpcias"... quando envolve estética e gostos nem sempre o racional e o mais acautelado prevalece...
 
0.0234 seg. NEW