Iniciar sessão ou registar-se
    • OMINIS
    • 17 fevereiro 2015 editado

# 1

Eu vivo numa moradia de r/c e 1º andar e no tecto do vão das escadas que liga os dois pisos forma-se bastante condensação, alguem pode ajudar-me a resolver este problema?

Obrigado
  1.  # 2

isolar termicamente essa ponte termica, pode até passar por colocar uma manta de lã mineral no chão do sotão se existir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OMINIS
    • Mac
    • 17 fevereiro 2015

# 3

Mau isolamento térmico
    Resolve isolando devidamente
    Também pode esconder com um tecto falso

Cumps
  2.  # 4

Muito obrigado pela sugestão.

Nesse caso teria de isolar o chão do sótão todo ou só o espaço do vão da escada? Eu nas outras divisões do 1º piso não tenho condensações.

As condensações no vão da escada ocorrem quando ligo o recuperador de calor e existe o choque térmico entre o ar quente que sobe para o 1º piso e o ar frio que vem do 1º piso para o r/c.

As placas de FloorMate não seriam uma melhor solução do que a manta de lã mineral?
  3.  # 5

As paredes da casa foram construida com uma fiada de tijolo de 15, wallmate de 4cm e uma fiada de tijolo 11cm.

Se calhar um tecto falso era a solução mais eficaz e economica,
  4.  # 6

Colocado por: OMINISSe calhar um tecto falso era a solução mais eficaz e economica,
    não,

o mais eficaz é isolar toda a lage superior, mesmo nas divisões onde não tem condensação pois tem por lá grandes perdas térmicas, e isolando vai aumentar o conforto interior e diminuir o consumo da energia consumida,

alã mineral é uma das opções mais económicas e somente pode ser equacionada se a laje superior não for visitável, caso seja visitável deve usar XPS ou outro do género.
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo16062021, dedao
  5.  # 7

Só tem condensação no teto das escadas? Nas outras divisões desse piso não acontece o mesmo? Tem algum lanternim (janela de teto para iluminar as escadas) nesse teto do vão da escada?
  6.  # 8

Colocado por: nunogouveiaSó tem condensação no teto das escadas? Nas outras divisões desse piso não acontece o mesmo? Tem algum lanternim (janela de teto para iluminar as escadas) nesse teto do vão da escada?

Sim a condensação é só no tecto das escadas, nas outra divisões não tem condensação.
    Não tenho nenhum lanternim.
  7.  # 9

Colocado por: jorgealvesnão,

o mais eficaz é isolar toda a lage superior, mesmo nas divisões onde não tem condensação pois tem por lá grandes perdas térmicas, e isolando vai aumentar o conforto interior e diminuir o consumo da energia consumida,

alã mineral é uma das opções mais económicas e somente pode ser equacionada se a laje superior não for visitável, caso seja visitável deve usar XPS ou outro do género.
    Concordam com este comentário:eu,Anonimo16062021,dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:OMINIS

Vou desenterrar este tópico para não estar a criar outro.
    Queria isolar a laje do sótão que não é habitável mas é usada às vezes, sendo assim, a única hipótese e o XPS certo? Qual a espessura que se deve usar, 6cm ou é pouco?

A laje não está rebocada,é preciso alisar com betão ou pode-se usar outra material como areia?
  8.  # 10

Colocado por: coisasdacasa
    Vou desenterrar este tópico para não estar a criar outro.
    Queria isolar a laje do sótão que não é habitável mas é usada às vezes, sendo assim, a única hipótese e o XPS certo? Qual a espessura que se deve usar, 6cm ou é pouco?

A laje não está rebocada,é preciso alisar com betão ou pode-se usar outra material como areia?

Tem sempre a opção de isolamento térmico projectado, como é o caso do poliuretano.
    Eu estou na mesma situação, mas não sei até que ponto o XPS sera a maior opção. Eu so ainda não me decidi completamente pelo poliuretano projectado devido ao preço, que bastante mais elevado que o XPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa

0.0111 seg. NEW