Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Procuro soluções para restaurar uma casa de pedra com laje em madeira. E como já li algumas coisas acerca de madeira tratada, não fiquei muito convencido com esses tratamentos.

    Gostaria de saber se é possivel fazer uma laje com vigas H20, visto já estaram tratadas, e serem mais baratas em relação à madeira lamelada.

    Obrigado
  2.  # 2

    Bom dia,

    É possível até reforçar a laje existente, mediante bom estado dos barrotes de madeira,com vigas metálicas HEA, IPE UPN, C, RHS, existem varias soluções,

    Onde fica a obra?
    • DM
    • 18 fevereiro 2015

     # 3

    Vigas H20, são vigas com 20cm de altura em madeira, que madeira?

    Isso vai depender do vão, afastamento entre o existente...se é necessário substituir o que lá está, ou colocar as novas apenas...

    Riscos, essa solução é que adoptou no hotel de outro tópico, certo? Em termos estruturais está resolvido mas qual o interesse em manter o pavimento existente, que acho que é o que se pretende aqui, se fica comprometido o seu efeito visual?
  3.  # 4

    Isto depende do pretendido, se o pavimento estiver em bom estado estrutural e o acabamento for um teto falso por baixo e um revestimento de piso, a solução passa por reforçar com uma estrutura metálica, que não tem de ser tão forte como a que viu no outro tópico, estou farto de fazer projetos de remodelações de casas centenárias em lisboa que necessitam sim de reforços mas com vãos pequenos, coisas pontuais, como parece ser este caso. no entanto não estando a estrutura existente em condições, e ainda na próxima semana tenho um trabalho que vou acompanhar de uma laje de 5 por 10 em madeira, num edifício com 80 anos, que vai ser retirada, e vamos fazer uma laje nova com aplicação de vigas lameladas. a nível visual continuo a não gostar, aplico á mm isolamento e teto falso, mas se quer ficar com madeira á vista....depende do que a dualidade quer!
    Concordam com este comentário: DM
  4.  # 5

    Obrigados pelas respostas.

    O vão a vencer será de 5x5. Esta recuperação será para fazer tecto falso, mas não com pladur mas sim com lambrim de pinho.
    A laje antiga foi feita com uma viga de madeira de grandes dimensões a meio para ficar um vão 5x2,5 e depois com caibros a vencer os 2,5m.
    O que eu gostaria de saber era se podia vencer o vão de 5m com vigas doka novas (H20) espaçadas em 50 cm para fazer a laje para o 1ºandar
  5.  # 6

    É mais uma solução que também já utilizei em duas obras, usar vigas Finnjoins, deixo-lhe o site: http://www.jular.pt/conteudos.php?lang=pt&id_menu=226

    Mas atenção, o espaçamento não deve ser superior a 40cm, e sem umas contas não lhe consigo dizer que os H20 chegam. Normalmente para esse tipo de obras convém ter um projeto de estabilidade, estamos a falar de um projeto na ordem dos 400euros, o que serve também de prevenção para a sua segurança e para não ter problemas de legalização ou vistorias durante a obra.
 
0.0120 seg. NEW