Colocado por: DMEm que zona do pais é?
Colocado por: riscosAparentemente as vigas de bordo não deveriam ter h=40 mas sim h=50, a laje de h=20 em principio funciona se o betão aplicado tiver sido um C25/30, no entanto e so calculando o prédio se pode ter essa informação, poderia/deveria ter capiteis junto aos pilares que funcionam diretos á laje para que não ocorra punçoamento,, parece-me sem contas que deveria ter sido feito e não foi. por outra lado a laje de 20 atingindo flexa visível como descreve em betão é preocupante. pode fazer um teste rápido, se tiver conseguir meça desde o chao ao teto junto á parede exterior e depois a meio vao da laje e veja quantos milímetros a laje deformou. Se for mais de 11mm então a deformada é preocupante. Não sabemos a qual a malha que as lajes levaram, nem vou opinar sobre as lajes de 15, porque não sei os vãos a que ela trabalha. Na foto 4 essas fissuras são devido á falta/pouca armadura ao esforço transverso ou seja poucos estribos a envolver os varões longitudinais. Verifica os valores da deformada da laje e diga alguma coisa.Estas pessoas agradeceram este comentário:paulovalente
Colocado por: riscosA malha parece-me a suficiente no projeto, pode não ser o que foi feito em obra, em relação á deformada neste momento não existe solução para "endireitar a mesma", a solução que existe é criar um reforço de forma a que não continue a aumentar a sua deformação.Todo este processo é para culpabilizar alguém? ou é só para prevenir que risco?
Colocado por: riscos...pode fazer um teste rápido, se tiver conseguir meça desde o chao ao teto junto á parede exterior e depois a meio vao da laje e veja quantos milímetros a laje deformou. Se for mais de 11mm então a deformada é preocupante... ...Verifica os valores da deformada da laje e diga alguma coisa.Estas pessoas agradeceram este comentário:paulovalente
Colocado por: DMTem idéia da flecha?Estas pessoas agradeceram este comentário:paulovalente