Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos.

Já ando para iniciar esta discussão, só agora é que preparei os desenhos.
    Tenho uma questão muito chata por resolver a que peço ajuda.

Moro num apartamento que vai apresentando umas fissuras na paredes (vai porque de vez em quando aparece uma nova, ou prolonga-se uma existente). Mas o meu maior problema não são estas fissuras (estas eu reparo com massa e lixa), pois apercebi-me que o problema viria de excessiva flecha que as lajes fizeram (que originaram a fissuração).
    O problema mais se agrava quando eu vejo em alguns pontos na garagem, ao olhar para o tecto (laje do piso 0), fissuras no betão armado. A flecha foi de tal ordem que até fissurou a própria laje.
    Falei com vizinhos, e alguns contaram que no início o prédio abriu muitas fissuras que o construtor reparou. Ele (construtor) referiu que o prédio tinha sido construído no inverno que a estrutura estava a assentar. E isso acalmou os meus vizinhos.
    Mas ainda assim, anos depois ainda vão aparecer umas novas. O caso mais bicudo penso ser o meu, pois moro por cima da entrada da garagem, onde existe os maiores vãos (por causa do acesso automóvel).
    Para por a cereja no bolo, consultei o projecto de estabilidade (na respectiva Câmara) e percebi que o construtor decidiu em obra poupar uns pilares. Coisa pouca...

Dados.
    -idade do imóvel aprox. 14 anos.
    -estrutura fungiforme com viga de bordadura (a quase toda a volta)
    -fissuras em diversos locais da laje, eu só marquei as que se situam debaixo da minha casa
    -fissuras naquela "especie de" viga (foto 02), que não existe em projecto (laje plana). Essa viga corresponde ao desnível para o terraço
    -uma cave mais 3 pisos acima da cota de soleira. Ou seja é um prédio comprido e baixo (entenda-se baixo dentro da escala de prédios).
    -soleiras partidas, pedras de entrada dos apartamentos partidas e fissuras q.b. nos apartamentos.
    -pelo que percebo do projecto, tenho uma laje de 20cm (como eu disse, em projecto) no piso 0, e as outras parece ser de 15cm.

Já pesquisei imensas coisas sobre o tema.
    Não sei se deveria reforçar com HEB os vão maiores onde existe fissuras. Não para repor a laje plana (pois esmagaria as paredes na minha casa, e até talvez no meu vizinho de cima), mas só para estabilizar.

Desenho 1 - Levantamento do existente
    Desenho 2 - Levantamento com digitalização do projecto original
    Fotos

Desde já agradeço a todos os que puderem ajudar.

Paulo Valente
      Desenho 01.jpg
  2.  # 2

Desenhos 02
      Desenho 02.jpg
  3.  # 3

Foto 01
      Foto 01.JPG
  4.  # 4

Foto 02
      Foto 02.JPG
  5.  # 5

Foto 03
      Foto 03.JPG
  6.  # 6

Foto 04
      Foto 04.JPG
  7.  # 7

Aparentemente as vigas de bordo não deveriam ter h=40 mas sim h=50, a laje de h=20 em principio funciona se o betão aplicado tiver sido um C25/30, no entanto e so calculando o prédio se pode ter essa informação, poderia/deveria ter capiteis junto aos pilares que funcionam diretos á laje para que não ocorra punçoamento,, parece-me sem contas que deveria ter sido feito e não foi. por outra lado a laje de 20 atingindo flexa visível como descreve em betão é preocupante. pode fazer um teste rápido, se tiver conseguir meça desde o chao ao teto junto á parede exterior e depois a meio vao da laje e veja quantos milímetros a laje deformou. Se for mais de 11mm então a deformada é preocupante. Não sabemos a qual a malha que as lajes levaram, nem vou opinar sobre as lajes de 15, porque não sei os vãos a que ela trabalha. Na foto 4 essas fissuras são devido á falta/pouca armadura ao esforço transverso ou seja poucos estribos a envolver os varões longitudinais. Verifica os valores da deformada da laje e diga alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
    • DM
    • 18 fevereiro 2015

# 8

Viva,

à primeira vista não vejo risco de ruina.
    Sabe se as alterações em obra foram acompanhadas pelo eng da estrutura?
    Partindo da foto 2, parece-me que colocaram uma viga para poderem tirar o pilar P23 (não sei se foi avaliada a alteração), se houvesse problemas de capacidade portante, á flexão, dessa viga apareciam fendas transversais na face inferior da viga que se prolongavam para as suas faces vertivais e a meio vão...não se vê isso. Tem idéia da flecha?
    Numa laje fungiforme os esforços concentram-se nas bandas entre pilares, no alinhamento, detecta fendas nesses alinhamentos? E pior seria na face superior junto aos pilares, tem idéia de pavimentos fendilhados, junto aos pilares?
    A foto 04, houve deformação da laje e a parede não acompanhou, não me parece grave.
    Acompanhe essas fendas, tem observado evolução?
    A colocação dos HEB, se forem apenas colocados sob a laje já deformada, apenas vão suportar algum acréscimo de carga que ocorra. E essas alterações podem condicionar o comportamento global da estrutura.

Se tem mesmo dúvidas peça uma peritagem.
    • DM
    • 18 fevereiro 2015

# 9

Tem a certeza da laje ter 20cm de espessura e as restantes 15cm?
    Não há razão para alterar de 20cm para 15cm pois tem as mesmas condições de suporte e cargas.
    E 20cm para 6.75m máximo é uma laje muito esbelta (L/35)...devia ter pelo menos 25cm (L/28).
    Pode ser por isso que esteja muito deformável mas não quer dizer que não tenha a resistência necessária...

Em que zona do pais é?
  8.  # 10

Colocado por: DMEm que zona do pais é?

Amadora

Eu vou consultar o projecto de estabilidade para saber os outros valores.
    À partida não parece ter fendilhação na parte superior da laje na zona à volta dos pilares. Pelo menos não há sinais disso.
    Medir a flecha terá de ser com uma régua (ou uma corda) nivelada do centro até aos pilares, pois o pavimento da garagem é irregular (tem algumas cedências).
    Não me parece que tenha tido engenheiro em obra a recalcular as alterações. Devem ter sido mais do estilo "epá, tantos pilares para quê!!!???"
    E depois fez aquela viga, que tem uma dimensão reduzida (como viga).

Já indico mais uns detalhes daqui a pouco.
  9.  # 11

Colocado por: riscosAparentemente as vigas de bordo não deveriam ter h=40 mas sim h=50, a laje de h=20 em principio funciona se o betão aplicado tiver sido um C25/30, no entanto e so calculando o prédio se pode ter essa informação, poderia/deveria ter capiteis junto aos pilares que funcionam diretos á laje para que não ocorra punçoamento,, parece-me sem contas que deveria ter sido feito e não foi. por outra lado a laje de 20 atingindo flexa visível como descreve em betão é preocupante. pode fazer um teste rápido, se tiver conseguir meça desde o chao ao teto junto á parede exterior e depois a meio vao da laje e veja quantos milímetros a laje deformou. Se for mais de 11mm então a deformada é preocupante. Não sabemos a qual a malha que as lajes levaram, nem vou opinar sobre as lajes de 15, porque não sei os vãos a que ela trabalha. Na foto 4 essas fissuras são devido á falta/pouca armadura ao esforço transverso ou seja poucos estribos a envolver os varões longitudinais. Verifica os valores da deformada da laje e diga alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulovalente

No projecto de estabilidade existe um desenho com "armaduras de punçoamento", com detalhes para pilar central, de bordo e de canto, bem como detalhes de bordo livre.

Vigas de bordadura - todas h=40.
    Afinal as lajes têm todas h=20 com betão b25, aço A400.
    11mm de deformada... pode ser que sim. À partida diria que tinha mais. Mas só medindo para ter a certeza.
    Para saber a malha das lajes vou colocar os desenhos.
    Na foto 04, se tivesse sido construída como está no projecto original, para além do buraco na laje ser maior, teria um viga, ou seja seria um pórtico.
  10.  # 12

Aqui vão os desenhos de estabilidade.
      Estabilidade - Pecas Desenhadas_Página_06.jpg
  11.  # 13

Os outros pisos
      Estabilidade - Pecas Desenhadas_Página_07.jpg
  12.  # 14

A malha parece-me a suficiente no projeto, pode não ser o que foi feito em obra, em relação á deformada neste momento não existe solução para "endireitar a mesma", a solução que existe é criar um reforço de forma a que não continue a aumentar a sua deformação.Todo este processo é para culpabilizar alguém? ou é só para prevenir que risco?
  13.  # 15

Só para dar uma ideia das fissuras da parede exterior, esta foi de quando desmontei um telheiro e a espuma de poliuretano arrancou um bocado de tinta.

Este troço de parede é entre o pilar P25 e o suposto (inexistente) P23.
    Se lá estive talvez isto não acontecesse.
      Exterior 01.jpg
  14.  # 16

Colocado por: riscosA malha parece-me a suficiente no projeto, pode não ser o que foi feito em obra, em relação á deformada neste momento não existe solução para "endireitar a mesma", a solução que existe é criar um reforço de forma a que não continue a aumentar a sua deformação.Todo este processo é para culpabilizar alguém? ou é só para prevenir que risco?

14 anos depois...
    Eu sei que se isto fosse à séria para tribunal, talvez ainda conseguisse alguma coisa.
    Mas também teria muita chatice, muito tempo perdido e inicialmente muito dinheiro gasto.
    Eu, pessoalmente, estou mais a ver como consigo prevenir riscos. E também saber se consigo estabilizar a ocorrencia de novas fissuras no meu estuque (e alvenarias).
    Eu fiz obras em casa quando a comprei em 2010 e já estou bem arrependido de não ter usado pladur para as novas paredes. Ao menos estas não fissuravam e a laje agradecia o peso retirado.
  15.  # 17

Esse processo passava por uma peritagem e relatório, para apresentar, dessa forma tem duas soluções, a contratação de um engº de estruturas para fazer uma visita ao local e apresentar solução viável e custos ao condomínio!
    • DM
    • 18 fevereiro 2015

# 18

Tem notado a evolução das fendas ultimamente? Devia tentar acompanhar...

Mas do que vi a estrutura é muito deformável as lajes têm pouca espessura, resistência tambem tem, se não caiu, as cargas pouco se alteram.
    O que acontece é que o betão, até certa idade sofre o efeito da fluência, por estar sob tensão sofre deformações ao longo do tempo. Com 14 anos (5000dias) cerca de 95% desse acréscimo de deformação já terá ocorrido por isso e com base no facto da esbelteza das lajes as deformações foram aumentando mas creio que não terão evolução...

Agora, o que pode ser preocupante é o comportamento do edificio ao sismo, a zona de Lisboa é das zonas de maior risco sismico, o uso de lajes fungiformes não é a melhor opção mas pode ser atenuado/corrigido com a adopção de paredes resistentes e vigas de bordadura. As vigas de bordadura, neste caso, deixam de ser usadas nos pisos superiores...
  16.  # 19

Colocado por: riscos...pode fazer um teste rápido, se tiver conseguir meça desde o chao ao teto junto á parede exterior e depois a meio vao da laje e veja quantos milímetros a laje deformou. Se for mais de 11mm então a deformada é preocupante... ...Verifica os valores da deformada da laje e diga alguma coisa.

Colocado por: DMTem idéia da flecha?

Medi as deformadas.
    Usei uma régua no pavimento (de 2 metros) e calibrei-a com um nível para ter uma base plana.
    Isto pode ter algum erro, como é evidente, basta o nível não estar exatamente no ponto para ter um diferencial de alguns milimetros nos extremos da régua.
    Mas, para pelo menos ter uma ideia mais concreta medi em três direcções (sempre na direcção dos pilares), e fiz medições a triplicar (com o medidor laser) para descartar alguma medição mal feita.
    O tecto da laje também não é liso, pode ainda haver algumas variações devido ao tecto.

Mas vamos aos factos.

Como tinha uma régua de 2,00m só medi o diferencial nessa distância, portanto será mais qualquer coisa ate ao pilar.
    Varia entre 8mm e 13mm.
    Desenhei para verem melhor onde medi.
      Deformada.jpg
  17.  # 20

Estando por esses valores a deformada esta dentro do regulamentar caro paulo. se tiver a armadura que esta prevista na laje, nao se preocupe que nao vai cair:)

0.0193 seg. NEW