Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    sou novo no forum e por isso desejo antes de mais agradecer a todos os que aqui participam, pois há algum tempo que me informo, e bem, por aqui para algumas dúvidas no meu bricolage.

    Quero fazer umas alterações na minha casa e surgiram-me algumas dúvidas que ando a tentar esclarecer antes de avançar para as mesmas.
    Assim coloco aqui as primeiras:
    Pretendo substituir o soalho do meu 1º andar, que está assente em "barrotes", fixos à placa, por pavimento flutuante, pelo que pretendo arrancar o soalho, encher o espaço até ao nível dos barrotes, ou um pouco mais (tenho que fazer as contas e descontar a altura do pavimento flutuante mais a do isolamento à altura da tábua do soalho atual) para que tudo fique à mesma altura de agora.

    Já descobri por aqui muita informação sobre pavimento flutuante, isolamentos, etc. e por aí creio-me esclarecido, mas não descobri informações sobre o enchimento do espaço "oco" sob o soalho. Pensei em usar cimento normal, pensei em usar leca, pensei em usar leca com cimento... mas é aqui que me falta o conhecimento prático. Como vou ser eu a fazer a obra vou fazer um quarto de cada vez e queria otimizar o meu tempo o mais possível.

    Gostaria então de conhecer opiniões sobre o tipo de material com que devo encher/nivelar o chão e quanto tempo de secagem devo deixar antes de aplicar o isolamento (possivelmente cortiça, e portuguesa) e o pavimento flutuante?

    Se os tempos de secagem forem demorados, por exemplo mais do que uma semana, poderei utilizar algum material de secagem rápida?

    Desde já muito obrigado
  2.  # 2

    Qual a espessura desse enchimento?
  3.  # 3

    Cerca de 8 cm...
  4.  # 4

    qual a razão de querer retirar o soalho?
    Concordam com este comentário: FD
  5.  # 5

    eu nao trocaria o soalho por flutuante, acho que é uma mania maria-vai-com-as-outras tipica em Portugal tal como os lacados brancos nos rodapés e as janelas de plástico (ha uns anos era o amianto e o fribrocimento)

    mas se pretende mesmo ir avante, pode considerar nao encher o espaço entre os barrotes. aplique placas de osb ou contraplacado de 22mm aprox e o soalho por cima. se ficar muito alto, pode considerar desengrossar os barrotes. os americanos e ingleses com casas de madeira usam este sistema. o espaço entre barrotes pode ser apenas preenchido com la mineral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruigeogra
    •  
      omega
    • 19 fevereiro 2015

     # 6

    ou granulado de cortiça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruigeogra
  6.  # 7

    Muito obrigado pelas sugestões

    De facto a mudança não tem a ver com a moda mas sim com os problemas que o soalho me apresenta.
    É de pinho e gosto muito dele, nem sequer me incomoda ser macio e ficar com algumas marcas devido a isso, mas quando foi colocado a madeira não estava bem seca, ao contrário do que o construtor me jurou. Hoje apresenta frinchas entre as tábuas que vão até aos 7 mm. Algumas das tábuas deformaram um pouco e tenho um chão ondulado em vez de plano. Apesar de com o tempo ter ido acrescentando pregos, o chão range que se farta em alguns sítios.
    A troca por pavimento flutuante é a que me parece ser a solução para resolver estes problemas todos, e apenas isso. Claro que também me atrai a possibilidade de daqui a quinze anos, se tiver algum estrago, arrancar tudo com a maior das facilidades e colocar outro...
    •  
      omega
    • 19 fevereiro 2015

     # 8

    e mandar alguém lixar e afagar novamente e depois envernizar.
    se calhar ficava bem... digo eu!!
    Concordam com este comentário: pedromdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruigeogra
  7.  # 9

    se está um bocado empenado não há muito a fazer infelizmente!!! as juntas de 7mm não acho nd de outro mundo para pavimento de madeira... já vi bem maiores e com uma boa empresa... isso fica perfeito!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruigeogra
  8.  # 10

    Colocado por: ruigeograA troca por pavimento flutuante é a que me parece ser a solução para resolver estes problemas todos, e apenas isso.


    Por acaso já viveu nalguma casa com pavimento flutuante que lhe permita ter esta opinião?
  9.  # 11

    Colocado por: pedromdfPor acaso já viveu nalguma casa com pavimento flutuante que lhe permita ter esta opinião?


    Conheço várias, que frequento, mas viver não vivi. Que tipo de problemas é que esse tipo de pavimento me pode colocar?

    Relativamente às fendas tão grandes, são desagradáveis não só por uma questão estética mas especialmente porque magoam quando se anda descalço sobre elas.
    A recuperação seria certamente proibitiva. Implicaria levantar o chão, apertá-lo, voltar a fixar, afagar, dar cor e envernizar. creio que há demasiadas etapas que poderiam correr menos bem.
  10.  # 12

    Colocado por: gazeboe
    (...) aplique placas de osb ou contraplacado de 22mm aprox e o soalho por cima. se ficar muito alto, (...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruigeogra


    Andei a ver as placas de osb. As de 15 mm seriam pouco? è que com essa medida creio que conseguiria não fazer grandes obras.

    Já agora alguém já usou cimento de secagem rápida da weber? Eles garantes que em dois dias pode ser aplicada madeira sobre este cimento...
 
0.0097 seg. NEW