Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Há bastante tempo que não frequento o forum, tenho no entanto uma dúvida que gostaria de colocar.

A máquina de lavar louça de minha casa é uma Bosch integrável. Há uns tempos começou a deixar alguma louça suja, ou parecia lavada e depois ao passar a mão notava-se aspereza de alguma sujidade. Também se notava alguns resíduos na porta e filtros, quando antes só ficavam alguns resíduos que não se desintegravam com a lavagem.

Retirei os filtros, lavei-os, verifiquei se havia alguma obstrução à "hélice" que serve de bomba retirando a pequena proteção aparafusada, verifiquei se os aspersores estavam obstruídos e fiz uma lavagem a vazio. No decorrer da lavagem abri a porta verificando se os aspersores rodavam e expeliam água e aparentemente estava tudo ok.

Penso que lavou moderadamente bem 2 ou 3 vezes, e a minha mulher cansada disto começou previamente a passar os pratos por água. No entanto notamos que a louça não estava a 100%. Deixamos de passar os pratos previamente por água para testar e definitivamente a máquina não está 100% operacional.

As minhas questões são as seguintes:

Existe mais alguma operação de manutenção que possa efetuar?

Sendo avaria, qual será a causa mais provável neste tipo de equipamentos?

Se a máquina avariasse de vez, penso que seria mais fácil o diagnóstico. Considerando que não existe uma avaria "visível" será que um técnico poderá verificar facilmente qual o problema? Não me apetece nada chamar um técnico e a máquina ficar igual. Para isso compro uma nova, embora as alternativas para máquinas integráveis sejam poucas e caras.

Obrigado
    •  
      FD
    • 20 fevereiro 2015

# 2

A loiça mal lavada, é em todas as gavetas, em todas as secções das gavetas?
    Já mudaram de detergente?

Colocado por: taunusverifiquei se os aspersores estavam obstruídos

Para mim, o problema está aqui.
    Tive um problema parecido e os aspersores estavam obstruídos, apesar de não parecerem.
    Retirei os aspersores (é possível remove-los) e enchi-os de água a ver se pingava em todos.

Ainda hoje, de vez em quando acontece mas, não com a gravidade anterior.

Aconselho também que experimente isto: http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2486620
  2.  # 3

Já experimenteu consumíveis diferentes (detergente, sal, etc...)?

Eu tenho uma máquina de loiça LG que não lava grande espingarda, mas com detergentes melhores (Sun) os resultados notam-se bem.
  3.  # 4

Andou por ai em tempos no fórum uma história parecida, o problema era o detergente..
  4.  # 5

Colocado por: FDA loiça mal lavada, é em todas as gavetas, em todas as secções das gavetas?
    Já mudaram de detergente?

Para mim, o problema está aqui.
    Tive um problema parecido e os aspersores estavam obstruídos, apesar de não parecerem.
    Retirei os aspersores (é possível remove-los) e enchi-os de água a ver se pingava em todos.

Ainda hoje, de vez em quando acontece mas, não com a gravidade anterior.

Aconselho também que experimente isto:http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2486620

O detergente, embora seja um genérico, é aquele que sempre usamos com resultados satisfatórios.

Vou verificar uma última vez os aspersores este fds. Eu já os tinha retirado e não me pareciam obstruídos. Vou enchê-los na banheira e testar.

Quanto ao produto sugerido, gostaria de tentar, mas teria de resolver primeiro o problema do compartimento do detergente. Está avariado, não fecha a portinhola. Mas já está assim há muito tempo, temos atirado a pastilha lá para dentro e pronto. Poderá ter influência?

Colocado por: ClioIIJá experimenteu consumíveis diferentes (detergente, sal, etc...)?

Eu tenho uma máquina de loiça LG que não lava grande espingarda, mas com detergentes melhores (Sun) os resultados notam-se bem.

O problema é que algumas peças de louça às vezes nem parecem lavadas. Por exemplo os pratos estão lavados, mas 2 ou 3 canecos em cima parece que nem receberam água. Outras vezes é o inverso.

Colocado por: ktm333Andou por ai em tempos no fórum uma história parecida, o problema era o detergente..

Espero bem que sim, embora seja muito estranho. Tenho louça que ao fim de um ciclo de lavagem parece que não viu água. Principalmente peças mais altas, tipo canecos. Dá a sensação que a pressão induzida pelo motor é fraca. Tenho de verificar novamente os aspersores.

As máquinas têm algum filtro que se aceda pelo exterior, tipo as máquinas da roupa?
  5.  # 6

Colocado por: taunusO problema é que algumas peças de louça às vezes nem parecem lavadas. Por exemplo os pratos estão lavados, mas 2 ou 3 canecos em cima parece que nem receberam água. Outras vezes é o inverso.

[...]

Espero bem que sim, embora seja muito estranho. Tenho louça que ao fim de um ciclo de lavagem parece que não viu água. Principalmente peças mais altas, tipo canecos. Dá a sensação que a pressão induzida pelo motor é fraca. Tenho de verificar novamente os aspersores.

Quase de certeza: temporizador dos aspersores estragado. Já me aconteceu tal e qual na minha máquina de lavar. Acontece que a máquina tem uma bomba para bombear a água (lógico) mas não bombeia para os dois braços aspersores em simultâneo: aquilo vai distribuindo a água, ora pelo aspersor de cima, ora pelo aspersor de baixo. Se este temporizador se estraga, encrava ou roda menos que o que devia, pode estar a mandar água para apenas um dos aspersores durante o ciclo de lavagem. Daí as peças de um tabuleiro parecerem boas e as do outro tabuleiro sujas.
  6.  # 7

Colocado por: ClioII

Quase de certeza: temporizador dos aspersores estragado. Já me aconteceu tal e qual na minha máquina de lavar. Acontece que a máquina tem uma bomba para bombear a água (lógico) mas não bombeia para os dois braços aspersores em simultâneo: aquilo vai distribuindo a água, ora pelo aspersor de cima, ora pelo aspersor de baixo. Se este temporizador se estraga, encrava ou roda menos que o que devia, pode estar a mandar água para apenas um dos aspersores durante o ciclo de lavagem. Daí as peças de um tabuleiro parecerem boas e as do outro tabuleiro sujas.

Este tipo de avaria já me parece mais consistente com os resultados da lavagem. Essa reparação ficou-lhe cara?
  7.  # 8

Colocado por: taunuse parece mais consistente com os resultad

Já não me recordo ao certo, foi há um par de anos.

Lembro-me que houve duas deslocações do técnico da marca a casa (moro aí a uns 70 km do reparador oficial LG no norte), uma para fazer o diagnóstico e outra para substituir a peça, embora a política do reparador fosse cobrar apenas uma deslocação ao cliente (e assim aconteceu). Ao todo foram uns 65€. De notar que o timer se estragou por infiltração de água, pelo que tb foi necessário mudar uns plásticos e uns vedates, mas pecitas miúdas.
    •  
      FD
    • 20 fevereiro 2015

# 9

Colocado por: taunusMas já está assim há muito tempo, temos atirado a pastilha lá para dentro e pronto. Poderá ter influência?

Também pode.
    É que a porta só se abre quando é necessário o detergente.
    Poderá estar a gastar a pastilha ou o pó antes de serem necessários.
  8.  # 10

Colocado por: taunustemos atirado a pastilha lá para dentro e pronto. Poderá ter influência?

A primeira entrada de água é para enxaguar, de modo que essa primeira passagem de água leva logo o detergente para o esgoto. Pouco lá deve ficar.
  9.  # 11

Há pastilhas que funcionam dessa maneira, feitas para "fintar" o procedimento habitual na máquina e libertarem alguma coisa ainda durante o enxaguamento. Mas são raras.
  10.  # 12

Boa noite

Regresso aqui depois de mais de 1 mês para dar feedback, o qual não é muito bom. Depois de seguir todas as vossas indicações, pareceu-me que tive uma ou outra lavagem razoável. Mas depois verifiquei que foi coincidência, talvez loiça menos suja. Como a máquina já tem uns anitos, e as intervenções ficam muito caras, fui desmontando mais umas coisinhas e limpando o que podia para chegar ao mesmo resultado, ou seja nenhum.

No entanto, e depois de tantas experiências, já sei qual é o problema da máquina. Ela não mete água suficiente. Quanto a isso sou categórico. Comecei a reparar que o ruído era diferente, e quando abria a porta de repente os esguichos quase não se viam. Bastou espetar para lá um caneco com 2 litros de água e ela até ressuscitou. No entanto ela mete pouca água na lavagem inicial, para retirar o "grosso" e depois volta a meter pouca água outra vez, para a lavagem definitiva.

Qual será o problema? Sensor? Placa electrónica? Pelo menos já sei que não é a bomba de água. Já vi o filtro da torneira e está limpo. Só não sei o que é aquela "caixinha" ao pé da torneira no tubo de admissão de água. Tem uns símbolos de electricidade...
  11.  # 13

Já verificou se a rede filtrante da bicha que enrosca na torneira de água fria está limpa? Perde pressão se não estiver.
  12.  # 14

Colocado por: napenergiaJá verificou se a rede filtrante da bicha que enrosca na torneira de água fria está limpa? Perde pressão se não estiver.

já verifiquei... está limpa... não é daí... gostava de saber o que é aquela caixa ao pé da torneira, a que está presa ao tubo da água
  13.  # 15

Deve ser uma electroválvula de corte da água.
  14.  # 16

Colocado por: taunusgostava de saber o que é aquela caixa ao pé da torneira, a que está presa ao tubo da água

Corte automático da água em caso de rompimento de tubo.
  15.  # 17

A Bosch tem um site que vende peças. Tens uns esquemas porreiros pois aparece a máquina toda desmontada com a identificação de todas as peças. Vale a pena secalhar tentar com o seu modelo e ver o esquema da máquina.
    Até tem os preços das peças.

http://www.bosch-home.pt/store/spareparts/search
    •  
      taunus
    • 8 abril 2015 editado

# 18

Colocado por: paulovalenteA Bosch tem um site que vende peças. Tens uns esquemas porreiros pois aparece a máquina toda desmontada com a identificação de todas as peças. Vale a pena secalhar tentar com o seu modelo e ver o esquema da máquina.
    Até tem os preços das peças.

http://www.bosch-home.pt/store/spareparts/search

obrigado, já tinha visto essa página, está muito boa. No entanto enquanto não souber qual é efetivamente a avaria não sei no que hei-de mexer. Alguém sabe como a máquina controla o nível de água? É por sensor de nível ou é por tempo de enchimento?

Colocado por: ClioII

Corte automático da água em caso de rompimento de tubo.

e como funciona? tem lá um símbolo de corrente, o cabo de corrente passa por dentro do tubo?
  16.  # 19

Colocado por: taunuse como funciona? tem lá um símbolo de corrente, o cabo de corrente passa por dentro do tubo?

Normalmente são dois tubos, um por dentro do outro. A água passa no tubo mais interior, isolada dos fios eléctricos, que passam no espaço entre os dois tubos.
  17.  # 20

Colocado por: taunusobrigado, já tinha visto essa página, está muito boa. No entanto enquanto não souber qual é efetivamente a avaria não sei no que hei-de mexer. Alguém sabe como a máquina controla o nível de água? É por sensor de nível ou é por tempo de enchimento?

Tipicamente é por nível (um flutuador ou semelhante) já que o tempo de enchimento pode variar muito conforme a pressão da água na torneira. Muitas máquinas controlam o tempo também, porque se a água não chegar a nível em tempo útil, é sinal de que alguma coisa está errada. Pode ter o sensor de nível preso ou com defeito.

0.0228 seg. NEW