Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma situaçao um pouco urgente.

Hoje fiz um furo numa parede que dá do meu terraço para um armazém ao lado (que segundo sei é uma oficina...). Passados 5min veio uma idosa tocar-me à campainha a dizer que nao podia furar a parede dela e que o muro já estava a ficar torto e que ia chamar amanha um "trolha" que percebia muito disto e que se ele dissesse que era preciso obras para endireitar o muro que ia ser eu a pagar....

Ora eu só fiz 1 furo e mudei me recentemente para esta casa. Nem sabia que a parede não era minha... Quando vim para cá já estava lá um portão pequenino que separa o terraço do quintal com uns furos na dita parede...

A minha questão é:

Que consequencias posso mesmo sofrer? Que argumentos legais posso dar?

Posso ter de tirar o portão que já la estava quando vim para ca? Envio imagem em anexo.

Agradeço ajuda por favor.
      IMG_20150221_154305 (Medium).jpg
    • dedao
    • 21 fevereiro 2015

# 2

não sei se os outros membros perceberam, mas fez o furo para que?

onde eSta o furo nessa foto?
  2.  # 3

Isso parece mais coisas de gente implicativa. Boa sorte com a sua nova vizinha!! Infelizmente tenho um que também pensa que é dono do prédio ;)

No entanto, nesse caso em concreto, apesar de me parecer que a vizinha é implicativa, ela tem razão e sem o consentimento não poderá furar o muro. Até esse portão deveria estar fixo num poste construído por si para o efeito, no seu terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunocapucho1981, filipe_preto
  3.  # 4

É mesmo isso de ser implicativa!!
    Vou ter de trocar o portão provavelmente... Mas nem fui eu que o pus foi o antigo proprietário... Ela quer implicar e disse que eu tinha de pagar obras que ela quer fazer no muro......
  4.  # 5

Ca para mim a vizinha já tinha o muro torto á muito. É tipo um vizinho meu (com quem vou ter problemas no tribunal) que diz que tenho um cano roto quando a infiltração para a parede dele e para a minha é feita através to escoamento do telhado dele ( que por acaso está em vias de ruir pelo menos pelas "formas" a que já aufere). Enfim , boa sorte .
    Concordam com este comentário: filipe_preto
  5.  # 6

mas fez um furo ou partiu o muro todo?
  6.  # 7

Isto è relativo as pessoas em primeiro lugar tem de se perguntar se o muro è delas ou não e so depois fazer furos ,eu por exemplo falo porque tenho uma casa encostada bem pintada e com isolamento,ora bem uma vez cheguei a casa e vi um rasgo ligeiro na parede que me arrancou a tinta,ora bem fiquei chateado mas deixei andar e agora passados 2 anos como è uma fachada virada para o norte e nunca apanha sol começou a passar umas humidades,,para a proxima faço como a sua vizinha e vou bater a porta porque a parede è minha e ja paguei caro!
  7.  # 8

eu fiz um furo que é onde coloquei aquele pequeno gancho onde se pode ver a foto e tem mais furos nao feitos por mim onde está a dobradiça do portao.....!!
    pois eu nao minha inexperiencia fiz o furo sem pensar que iria ter problemas... o muro está realmente torto mas nunca será por meia duzia de furos que vai ficar assim!! vamos la ver como vai desenrolar esta novela....... obrigado pelas respostas!
  8.  # 9

Filipe...
    cheira-me que podes começar por cortar "relaçoes" com essa vizinha eheheheh
    sobre o furo que fizeste... já que ela te veio moer os corxxx tira o que colocaste lá, tapas com aquela massa de encher branca e siga!
    Ela que vá para a pxxx que xxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipe_preto
  9.  # 10

Eh eh exactamente a opinião do meu vizinho do outro lado que me dou lindamente!!! Até porque o muro é de uma oficina que acho que nem legal está mas também não quero prejudicar ninguém mas olho por olho caso ela me chateie muito.....
  10.  # 11

entao e aquele telheiro que esta la ao fundo das escadas? tambem esta encostado ao mesmo muro, se tiver de tirar o portao tambem tera de tirar o telheiro certo?
    nao sera que esse muro foi construido " a meias" entre o antigo proprietario e a sua vizinha? situaçao comum neste tipo de casos?
    caso nao tenha sido entao a vizinha tem legitimidade para reclamar de ter feito os furos no muro dela, se foi isso que causou o tal empeno ao muro? acho pouco provavel, mas nao tiro a razao de estar indignada a vizinha, como ja aqui foi dito devia ter perguntado antes de fazer o furo...
    e mais acrescento se eu estivesse na pele da sua vizinha e fosse eu a construir o muro sozinho, jamais deixaria que encostassem o telheiro ou fizessem furos no meu muro, se quisessem que fizessem um muro ao lado do meu, com a devida junta entre os dois e entao depois podiam fazer do muro o que bem entendessem...
  11.  # 12

Claro que sim. Vou ter de averiguar com o antigo proprietário ou ainda com o anterior a esse.... Sem querer ferir susceptibilidades e não insultar no ninguém é daquelas velhas ranhosas sem nada para fazer que gostam destas picardias....inda vou ter de pagar a uns ciganos.....!!! Ehhe
  12.  # 13

Cum catano...
    O seu berbequim deve ser potentissímo!
    Então fazer um furo na parede já entorta o muro?

Ai caramba!
    • mmgreg
    • 22 fevereiro 2015 editado

# 14

Quando fiz obras, os vizinhos de baixo vieram queixar-se de que o tecto nos WCS estavam todos estragados por causa das obras, com bolor, rachaduras, etc.

Perguntei-lhes se por acaso tinham avançado com as obras que o condomínio orientara por causa dos danos que o esgoto geral tinha feito nos tectos e chãos dos WCs de diversos pisos, entre os quais o meu. Não, quais obras, quais danos de esgoto? Estavam a leste!

Até hoje não sei se fizeram as obras ou se ficaram com o dinheiro, só sei que nunca mais me incomodaram.

Mas se eu não me tivesse lembrado disso, ao olhar para os "danos", ou se eu tivesse comprado a casa há pouco tempo e não soubesse do que se tinha passado, ia ter problemas.
  13.  # 15

Concordam com este comentário: filipe_preto, ANdiesel
    •  
      jorgand
    • 22 fevereiro 2015 editado

# 16

Colocado por: Anonimo16062021
    Eu acho que a sua vizinha anda a cheirar coisas estranhas:-))
    Concordam com este comentário:miguel3d
      10959426_10206230954399763_1480950923893567955_n.jpg
    a cheirar so nao ,deve de andar a fazer tambem a sopa lololol
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  14.  # 17

Eu tive em tempos um caso do género em que a vizinha à falta de melhor solução resolveu colocar um apoio para o estendal da roupa directamente na minha fachada. É claro que lhe dava um jeitão. Fez um furo com bucha metálica, tudo muito bem feito.
    Chateou-se comigo quando lhe disse que tinha que tirar tudo!
    Claro que aqui os foristas até teriam achado graça e teriam deixado o estendal da vizinha no sítio ...
    Concordam com este comentário: ramos1999, filipe_preto, DR1982
  15.  # 18

Colocado por: pedromdfEu tive em tempos um caso do género em que a vizinha à falta de melhor solução resolveu colocar um apoio para o estendal da roupa directamente na minha fachada. É claro que lhe dava um jeitão. Fez um furo com bucha metálica, tudo muito bem feito.
    Chateou-se comigo quando lhe disse que tinha que tirar tudo!
    Claro que aqui os foristas até teriam achado graça e teriam deixado o estendal da vizinha no sítio ...
    Concordam com este comentário:ramos1999,DR1982

O detalhe aqui é que nào se percebeu de quem é o muro lol
  16.  # 19

Ora entao hoje a vizinha veio ca novamente dizendo que o trolha do telhado nao consegue ver tudo direito e quer vir pela minha casa ver se pode haver alguma infiltração.

Agora a questao que coloco é:

Devo deixar sem levantar problemas?

ou

Nao aceito e compro uma possivel "guerra" com a vizinha?
  17.  # 20

Uma vez mais, nisto dos vizinhos o bom senso é o que se deve seguir. Assim, o mais sensato será permitir o acesso. Para obras, penso até que somos obrigados a ceder o acesso à nossa propriedade (mas não cheguemos a tanto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipe_preto

0.0247 seg. NEW