Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Preciso da vossa ajuda para tomar uma decisão,
    Recebi dois orçamentos um para construção em Alvenaria com bloco térmico, capoto 8cm por fora e interior em pladur e outro para construção em LSF com OSB 3 com 11mm, capoto 8cm por fora e interior em pladur.
    Agora preciso de saber com qual fico servido melhor térmica e acústicamente e se for no sistema de LSF se compensa a diferença de 17.000€ a mais no valor dos orçamentos.
    Obrigada desde já pela ajuda,

    Com os melhores cumprimentos
    jpedro16
  2.  # 2

    jpedro,

    Se você não colocar, na construção em LSF, Lã Mineral entre as placas OSB e a placa de gesso interior, aí você como isolamento só terá os 8 cm de isolamento do "capoto", por isso em relação ao bloco térmico irá ser pior, pois o bloco térmico como se consegue perceber vai isolar mais do que uma simples placa de OSB.
    Se você colocar isolamento, entre o OSB e a placa de gesso interior, independente da espessura, aí já terá uma melhor resistência térmica na construção em LSF.
    Se você colocar isolamento quando diz "Alvenaria com bloco térmico, capoto 8cm por fora e interior em pladur", nesta parede de pladur interior terá isolamento?...


    Depende de vários factores, e depois também depende da tão famosa conversa da inércia térmica.
  3.  # 3

    Anonimo110722 o capoto que tenho orçamento é em EPS 80mm densidade 100. tanto para lsf com alvenaria.
    lfvmagalhaes nas paredes de dentro o orçamento é com revestimento duplo de lâ de rocha knauf insulation - ultracoustic em painel de 45 mm de espessura.

    tendo isto em conta o que aconselham?
  4.  # 4

    Anonimo110722 qual a diferença de valores entre lm e eps mais ou menos por m2?
    ETICS é só somar esses valores e o que tiver o valor mais baixo é o melhor?
  5.  # 5

    jpedro,

    aquilo que o ETICS colocou não tem de somar nada, são os valores finais dos U's das paredes.

    Quanto menor for o U de uma "parede" "melhor" (não é tão linear quanto isto).



    Isto é jpedro, aquilo que se consegue com uma casa LSF é diferente do que o que se consegue com uma casa em Bloco Térmico, até mesmo o comportamento da mesma, agora tudo isto irá depender das próprias vivências de cada e também daquilo que para si é conforto etc etc...
    Aqui estaríamos também a entrar na questão da tal "inércia", inércia forte com bloco térmico, inércia fraca com o LSF, depois também teria de ver qual a sua solução para aquecimento, pois uma "simples" discussão de casa em LSF ou não, não se pode resumir ao próprio sistema construtivo.
  6.  # 6

    ETICS essa conta do

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Terá um U final a rondar os 0,32 W/m2.ºC


    está correta?
    Tenho aqui que é menos de 0,28.
  7.  # 7

    desde já obrigado pelos esclarecimentos para um leigo como eu.
    em relação ao conforto na casa e vivencia da mesma, basicamente vamos só estar em casa a partir das 18 e meia e saimos todos os dias ás 8 da manha, logo vamos optar por um recuperador de calor a ar na sala e AC nos quartos para um rápido aquecimento das divisões, pois penso que se for com radiadores tanto sendo a lenha, gasoleo, pellets, etc. quando nos estamos a deitar é que começa a ficar quente.
    Anonimo110722 estava a falar do valor de U, se quanto mais baixo melhor, e se a diferença de 0,02 se nota a diferença, por exemplo qual o valor U de uma parede dupla com caixa de ar e wallmatte de 5cm, pergunto isto porque é o mais comum na minha zona.
  8.  # 8

    esqueci-me de dizer que o bloco termico tem as dimensões de 25*20*50.
    penso que a espessura seja 25 certo?
  9.  # 9

    Colocado por: jpedro16diferença de 0,02 se nota a diferença

    A diferença até pode ser muita, mas se tiver as portas abertas isso pouco interessa. Isto para dizer que o estudo térmico de uma casa não se resume apenas às paredes exteriores, tem muitas variáveis e devem ser estudadas em conjunto, e para isso são feitos estudos térmicos. Se já anda a pedir preços, presumo que já tem projectos, não tem um estudo térmico?
  10.  # 10

    Eu usei esses mesmos valores da artebel.

    Não sei, mas aquilo que tenho é mesmo 0,276.
    EPS100 de 80mm com o de 25cm + placa de gesso... coloquei 1, se forem duas desce mais um bocado, mas também não é grave.

    E a mim o U da solução sem isolamento no interior também me dá um valor diferente.
    sem as duas mantas no interior dá-me 0,317

    Agora sim, se colocar as duas mantas aí o LSF fica melhor.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  11.  # 11

    jpedro,

    você tem de ver a casa como um todo, isto é, não lhe interessa ter um valor U de paredes excelente, e depois numa zona onde tem um vão o valor U da janela ser fraco.

    Terá de pensar na casa como um todo e não direccionar as suas atenções apenas para um elemento. O "excelente" está no equilíbrio entre todos os factores, e eu digo-lhe isto, porque pode ir ver as discussões que eu já criei, e verá que já "discuti" muito sobre isso, inclusive acho que ninguém cá do fórum me quer fazer a casa :P loll!
    Além disso depois também terá de conjugar o próprio sistema de aquecimento com a casa em si.

    E aí entre mais uma discussão que é a tal da inércia que já falei há pouco.


    É como tudo, tudo tem de fazer sentido, se não perde a "lógica" toda.
  12.  # 12

    o estudo prévio foi previsto com bloco termico e capoto 8cm e caixilharia de vidro duplo caixa de ar minimo 16, mas foi deixado em aberto e pode ser alterado no final da construção caso faça alteraçoes significativas.
    quanto á lage a casa vai ter cave e na lage entre cave e piso é para levar wallmatte de 4cm. depois leva a lage normal com tectos falsos com la rocha dupla como as paredes perimetrais, e ainda leva outra lage aligeirada (nao sei se é este o nome) debaixo da telha e depois roofmate 4 cm mais ripamento e telhas por cima.
    isto em alvenaria para ser o mais parecido possivel com o sistema lsf. mesmo assim ainda fica 17.000€ mais barato.
    tendo isto tudo em conta acham que compensa os tais 17.000 a mais pelo lsf?
  13.  # 13

    desculpem entrar assim na conversa mas como vi que existem entendidos na matéria, por acaso sabem dizer-me qual a diferença entre o bloco proetics e o bolco de leca normal, pois á vista só muda a cor. e os coeficientes acusticos nao aparecem no site.

    eu sei k o que metem no bloco para ele ficar daquela cor é oxido de ferro(ferrugem :/ ), mas será k o preço a pagar(mais caro) justificará?
  14.  # 14

    Se estiver a falar dos blocos fabricados pela ARTEBEL.
    O vermelho tem leca, o cinzento não tem, é so betão e terá pior comportamento térmico.
  15.  # 15

    Atenção que existe o bloco rosa e o normal. e os dois tem leca. depois existem os normais de betão.
    http://www.artebel.pt/index.php/produtos/blocos_de_betao/bloco_betao
    no final da pagina existem a designação dos produtos existentes, e a que eu falo é a BLE e nao a BBE como fala
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0163 seg. NEW