tenho uma caldeira Roca Victoria 20/20 T que entra em erro (60-70-90) a toda a hora. Faço reset e normalmente funciona logo, mas ao fim de um tempo volta ao mesmo.
Há 2 anos lembro-me de ter acontecido o mesmo (não me recordo se o erro era igual) e um técnico reparou o problema, desmontou a frente da caldeira e limpou umas "resistências" com um pincel. E paguei quase 70€! Lembro-me de na altura pensar que da próxima fazia eu, pois foi bastante simples. Mas já não sei como ele fez e tenho algum receio de mexer onde não deva.
Antes de chamar um técnico e pagar um balúrdio, alguém sabe de alguma coisa que eu possa fazer para resolver o problema?
isso é a historia do parafuso!! voçe não paga 70€ por limpar umas "resistencias" com o pincel, voçe paga por saber qual resistencia a limpar com o pincel!!!
Enchi-me de coragem e lá inventei, desliguei a caldeira através do disjuntor, cortei o gás e retirei a toda a pressão (just in case).
Tirei a carcaça da caldeira, retirei o painel dos eléctrodos e limpei com um pincel os 3 eléctrodos que fazem o acendimento e a ionização. Já passou uma semana e nunca mais entrou em bloqueio.
Isso é outra coisa. Resistencias não se limpam, agora se o isqueiro tiver sujo pode não ligar a caldeira e esta achar que é falta de gas!! Se resultou: optimo tenha é cuidado que o isqueiro é fragil!!